• Bauernmalerei,  Pintura em Madeira

    Troncos decorativos

    Fiquei aqui ensaiando e experimentando nomes para esse post… Como descrever esse novo trabalho? Bem, acho que fiz a escolha certa… Em minhas andanças pela roça, encontrei esses dois pedaços de troncos de madeira, descartados de alguma cerca. O que me chamou a atenção nesses dois é que ambos conservavam uma base plana, o que fazia com que eles permanecessem em pé. E logo vi ali uma oportunidade: mais uma opção de decoração com madeiras naturais nascia. Eles estavam bem sujos de terra, então eu dei uma lavada mesmo, com água corrente e esponja, e deixei que secassem completamente por 24 horas. Como estamos no inverno, o ar está seco, e eles secaram bem. Com a lixadeira elétrica, consegui lixar bem os dois, e para minha surpresa, a madeira tinha um bonito tom avermelhado, com algumas manchas mais escuras. Não sei que madeira é, mas é uma madeira de qualidade, embora já muito exposta ao tempo. Gostei do resultado, e essas faces da frente foram as que escolhi para pintar.…

  • Pintura em Madeira

    Temporada das rosas barrocas

    A temporada das rosas passou por aqui e eu tirei do armário mais uma peça bem antiga para fazer uma nova pintura do Barroco Floral. Essa caixa estava em meu ateliê há uns bons 15 anos, sem exagero. O fundo estava pintado com envelhecedor em tom de betume, e eu confesso que nem me lembrava mais qual era minha intenção com ela. Ela faz parte de um conjunto de 5 caixas grandes e bem antigas, todas pintadas com médium envelhecedor da marca Corfix, e posso imaginar que eu iria usá-las em alguma aplicação desse produto, na época em que eu trabalhava para a marca. Mas os fundos mais escuros já não me inspiraram nenhum trabalho, então decidi fazer uma pátina lixada em tom de marfim, para deixá-las mais leves. Ficaram assim: Apliquei a tinta acrílica decorativa fosca levemente rala, diluída com água, deixei secar bem e depois de bem seca, lixei com lixadeira elétrica, para ficar bem marcada. Tudo isso sobre o fundo envelhecido mesmo, porque a ideia era justamente…

  • Bauernmalerei,  Pintura em Madeira

    E a madeira vira arte…

    O tema desse mês de lançamento do meu novo blog é o “não é só um pedaço de madeira”, como escrevi nos posts anteriores. E tudo isso porque amo essas verdadeiras preciosidades, um pedaço qualquer de madeira, que para mim, é melhor que uma tela em branco, é um verdadeiro convite para pintar. O que acho mais bacana nesse caso é que a gente faz a pintura sobre o fundo natural da madeira, sempre tão bonito, e que pode variar bastante, dependendo do tipo de madeira, se ela já foi usada em alguma construção, ficou exposta ao tempo ou não. Essa, acima, era de uma cerca, e como ficou no tempo, já tinha um aspecto natural de “gasta”, e fica muito bonita depois de pintada. Mas elas também precisam de alguns preparos… O primeiro passo é lixar bem as madeiras, começando com uma lixa grossa para madeira, n. 150. Eu tenho usado lixadeira elétrica, que é muito bacana sobretudo para peças planas, mas você pode lixar manualmente também, é claro!…

  • Bauernmalerei,  Pintura em Madeira

    E as madeiras redondas…

    Fiquei muito feliz porque em meu novo perfil no instagram, o @bauern_da_cris muitas pessoas curtiram e me perguntaram sobre essas madeirinhas redondas, ou “rodelas” de madeira. Como eu as fiz, como preparei, o que passei antes de pintar, como vou usá-las… São tantas as perguntas que achei bacana fazer um post aqui. Mas já adianto, vai ter um vídeo com a pintura em passo-a-passo de uma delas em meu canal no youtube também, fiquem de olho! Enquanto o vídeo não fica pronto, vou respondendo as perguntas por aqui e passando algumas dicas. Bem, em primeiro lugar, eu consegui essas madeirinhas porque eu vivo literalmente “catando” todo tipo de madeira que encontro no caminho, e não é de hoje! Como eu também faço xilogravuras (gravura em madeira) e trabalho com livros de artista usando madeiras, sempre que encontro um bonito tronco caído, na roça ou na cidade, de alguma poda, eu pego (e sempre peço se ele for de algum vizinho, naturalmente). Esse tronco foi de uma poda aqui em São…