Arquivo da categoria: Madeira

Quadrinhos e Molduras

Eu tenho uma certa “queda” por quadrinhos, pequenos quadros com técnicas diferentes, pendurados juntos, formando uma parede de mosaicos. Já fiz várias assim, em minha casa, em meus antigos ateliês, sempre que tenho oportunidade, gosto de montar uma parede desse jeito.

IMG_7322 (2)

Também por isso adoro pequenas artes que possam ser penduradas, e já me dei conta que a maioria das técnicas que apresentei nos últimos tempos era assim, com quadrinhos.

As duas últimas, Flores Prensadas e Miniaturas com Molduras Ovais são talvez as mais significativas para mim. Dediquei um bom tempo da minha carreira como artesã fazendo e vendendo esses trabalhos, e até cheguei a fazer as molduras em casa, com a ajuda do meu marido Sérgio, numa época em que era mais complicado encontrar os materiais.

IMG_7375 (2)

As molduras ovais eu sempre comprei no mesmo local, uma loja especializada em quadros, gravuras e posters, a Casa Castro, que fica na Rua São Caetano, aqui no Centro de São Paulo. E lá também encontramos os vidros abaulados.
Eles fazem, na verdade, todo tipo de moldura, então você certamente irá encontrar todos os modelos desse post por lá.

E para relembrar meus primeiros quadrinhos, as duas primeiras serigrafias que fiz em pequeno formato, 10×15 cm, de 1986, quando eu ainda assinava Cristina de Carvalho.
As molduras são originais da época e estão bem danificadas…
Hora de trocar, não é mesmo? Trinta anos depois! 😀

IMG_8005 (1)


Relicário com Pintura Floral

relic

Esse foi o mais recente Relicário de Frida Kahlo que fiz, com técnicas de pintura e colagem.
Escolhi um floral mexicano, naturalmente. E esse relicário tipo oratório também foi o primeiro que fiz. 😀

antigo 3

A pintura eu fiz com tintas acrílcias decoratvias da Corfix, a Decorfix Fosca.
Para finalizar e dar acabamento, utilizei cera em pasta incolor, também da Corfix.

relic 3

antigo 2

antigo

paleta

relic 2

E a colagem na parte interna do reliceario eu fiz com vários materiais: papel micro-ondulado, futtons, rendas, passamanarias, flores de tecido. A imagem da Frida eu imprimi de várias imagens públicas de seu trabalho, várias cópias do mesmo tamanho e colei, sobrepostas, com fita banana.
Finalizei tudo com tintas relevo, e verniz sprau na colagem, para proteger.

relic 4

Frida

Gostei bastante do resultado, e só lamento que esse relicário não tenha ficado pronto para a exposição, montada em 2011. Mas nunca é tarde para se terminar um trabalho, e ainda tenho mais um, também começado, para terminar. Aí serão pelo menos dois dessa série. 😀