• Bauernmalerei,  Pintura em Madeira

    Troncos decorativos

    Fiquei aqui ensaiando e experimentando nomes para esse post… Como descrever esse novo trabalho? Bem, acho que fiz a escolha certa… Em minhas andanças pela roça, encontrei esses dois pedaços de troncos de madeira, descartados de alguma cerca. O que me chamou a atenção nesses dois é que ambos conservavam uma base plana, o que fazia com que eles permanecessem em pé. E logo vi ali uma oportunidade: mais uma opção de decoração com madeiras naturais nascia. Eles estavam bem sujos de terra, então eu dei uma lavada mesmo, com água corrente e esponja, e deixei que secassem completamente por 24 horas. Como estamos no inverno, o ar está seco, e eles secaram bem. Com a lixadeira elétrica, consegui lixar bem os dois, e para minha surpresa, a madeira tinha um bonito tom avermelhado, com algumas manchas mais escuras. Não sei que madeira é, mas é uma madeira de qualidade, embora já muito exposta ao tempo. Gostei do resultado, e essas faces da frente foram as que escolhi para pintar.…

  • Pintura em Madeira

    Temporada das rosas barrocas

    A temporada das rosas passou por aqui e eu tirei do armário mais uma peça bem antiga para fazer uma nova pintura do Barroco Floral. Essa caixa estava em meu ateliê há uns bons 15 anos, sem exagero. O fundo estava pintado com envelhecedor em tom de betume, e eu confesso que nem me lembrava mais qual era minha intenção com ela. Ela faz parte de um conjunto de 5 caixas grandes e bem antigas, todas pintadas com médium envelhecedor da marca Corfix, e posso imaginar que eu iria usá-las em alguma aplicação desse produto, na época em que eu trabalhava para a marca. Mas os fundos mais escuros já não me inspiraram nenhum trabalho, então decidi fazer uma pátina lixada em tom de marfim, para deixá-las mais leves. Ficaram assim: Apliquei a tinta acrílica decorativa fosca levemente rala, diluída com água, deixei secar bem e depois de bem seca, lixei com lixadeira elétrica, para ficar bem marcada. Tudo isso sobre o fundo envelhecido mesmo, porque a ideia era justamente…

  • Bauernmalerei,  Pintura em Madeira

    E a madeira vira arte…

    O tema desse mês de lançamento do meu novo blog é o “não é só um pedaço de madeira”, como escrevi nos posts anteriores. E tudo isso porque amo essas verdadeiras preciosidades, um pedaço qualquer de madeira, que para mim, é melhor que uma tela em branco, é um verdadeiro convite para pintar. O que acho mais bacana nesse caso é que a gente faz a pintura sobre o fundo natural da madeira, sempre tão bonito, e que pode variar bastante, dependendo do tipo de madeira, se ela já foi usada em alguma construção, ficou exposta ao tempo ou não. Essa, acima, era de uma cerca, e como ficou no tempo, já tinha um aspecto natural de “gasta”, e fica muito bonita depois de pintada. Mas elas também precisam de alguns preparos… O primeiro passo é lixar bem as madeiras, começando com uma lixa grossa para madeira, n. 150. Eu tenho usado lixadeira elétrica, que é muito bacana sobretudo para peças planas, mas você pode lixar manualmente também, é claro!…