• Bauernmalerei

    Uma casinha de passarinho

    Nessa última semana o tema do meu vídeo, um vídeo de conversa, foi sobre casas e sonhos… E por conta disso eu dei uma garimpada em vários projetos meus feitos com casas. Aos poucos, irei postar por aqui… Essa casinha de passarinho foi pintada em 2015. E foi uma das peças que fiz enquanto elaborava os projetos para a Nova Pintura Bauernmalerei, que seria tema da saudosa Revista Make do mês de julho, naquele ano… Quando a Rita Paiva me sugeriu a pauta, um enorme desafio e uma alegria sem tamanho para mim, claro, eu concentrei todo meu trabalho no desenvolvimento dos motivos e projetos, mas, confesso, as primeiras semanas daqueles dois meses de trabalho intenso foram sofridas. Não sei como é para vocês, mas quando eu começo um novo projeto, em geral, preciso de um tempo de “aquecimento”, em que as ideias parecem não fluir tão bem e o trabalho também não rende como o esperado. Eu tinha escolhido algumas cores para as peças, entre elas, o azul celeste…

  • Bauernmalerei

    Dicas do Ateliê no canal

    Vocês sabiam que em meu canal no youtube eu tenho uma playlist chamada “Dicas do Ateliê” com muitas informações úteis sobre técnicas? Não? Então passa lá para ver! Clique aqui e saiba mais. E hoje posto um dos vídeos dessa playlist, sobre pincéis redondos, super útil para quem pinta o Bauernmalerei.

  • Bauernmalerei,  Pintura em Madeira

    Troncos decorativos

    Fiquei aqui ensaiando e experimentando nomes para esse post… Como descrever esse novo trabalho? Bem, acho que fiz a escolha certa… Em minhas andanças pela roça, encontrei esses dois pedaços de troncos de madeira, descartados de alguma cerca. O que me chamou a atenção nesses dois é que ambos conservavam uma base plana, o que fazia com que eles permanecessem em pé. E logo vi ali uma oportunidade: mais uma opção de decoração com madeiras naturais nascia. Eles estavam bem sujos de terra, então eu dei uma lavada mesmo, com água corrente e esponja, e deixei que secassem completamente por 24 horas. Como estamos no inverno, o ar está seco, e eles secaram bem. Com a lixadeira elétrica, consegui lixar bem os dois, e para minha surpresa, a madeira tinha um bonito tom avermelhado, com algumas manchas mais escuras. Não sei que madeira é, mas é uma madeira de qualidade, embora já muito exposta ao tempo. Gostei do resultado, e essas faces da frente foram as que escolhi para pintar.…

  • Bauernmalerei

    Saquinhos de Tecido com Flores da Mantiqueira

    Acabaram de sair da produção por aqui… Embora eu tenha começado esse trabalho em março desse ano, só consegui finalizá-lo agora. É assim mesmo, eu começo uma coisa, depois outra, aí vem as demandas, as coisas com prazo para fazer, e alguns projetos vão ficando. Mas como é bom terminá-los, não é mesmo? Eu queria ter pintado esses seis saquinhos, que fiz com um resto de tecido de uma outra produção, para o meu livro da Pintura Bauernmalerei, mas não foi o caso. Eles acabaram ficando prá depois, e agora chegou o momento. Tenho grandes planos para eles. 😀 E as flores são uma mistura das Flores da Mantiqueira com algumas referências de florais mexicanos que também já fiz. Gostei do resultado!! Esse projeto começou em meu caderno, aquele mesmo que mostrei nos posts anteriores. Vocês se lembram dele? O bacana de fazer um caderno assim, bem despretensioso, é que posso fazer as pinturas ou desenhos rapidamente, sem me preocupar com detalhes ou acabamentos. E sim, há uma grande diferença…

  • Bauernmalerei

    Coleção Pássaros da Mantiqueira

    Você já parou para observar os pássaros, e para além de ouvir seus doces cantos, observar suas cores e desenhos tão lindos que parecem mesmo pintados a mão? Pois é… assim como as flores, os pássaros são encantadores, coloridos, surpreendentes. E são o segundo tema que mais gosto de pintar e desenhar. A coleção Pássaros da Mantiqueira surgiu em 2016, quando eu já tinha um ateliê improvisado por lá, nas montanhas, mas ainda não era o meu ateliê atual, era em uma pequena casinha que alugávamos na cidade de Gonçalves, também no Sul de Minas Gerais, e que ficava na área rural, dentro de um pequeno sítio. Na beira do riachinho que cortava o sítio, encontrei as primeiras pedras roladas que pintei, muito comuns por lá. São pedras que ficam redondinhas pelo efeito das águas – não é poético e inspirador? – e que convidam a gente a pintá-las. Dessa série, que registrei em um dos vídeos que mais gostei de fazer para meu canal, e que você pode conferir aqui, em…

  • Bauernmalerei

    Rosas em passo a passo

    Prometi aqui o passo a passo das rosas barrocas, então aí vai: Na pintura acima, que fiz em um papel, utilizei as mesmas tintas que usei na caixa, acrílicas decorativas foscas. As folhas receberam um verde médio de fundo, depois, sobre esse fundo quase seco, uma camada de verde bem mais claro, misturado com pérola, para dar profundidade. Os filetes foram feitos com verde mais escuro, e o contorno das folhas, em destaque, em verde claro também. As rosas, que variam entre tons amarelados e de vermelho vivo ou profundo, têm um passo a passo semelhante: começo sempre pelo miolo, em um tom de marrom bem escuro. Depois entre com a cor principal, no corpo das rosas. As pétalas laterais são com pinceladas de dupla carga, com a cor da flor no pincel e o branco na ponta, já criando o efeito de volume. E as pétalas centrais e em volta dos miolos são feitas com branco, para dar ainda mais volume. Como comentei no post anterior, o barroco se…