• Técnicas variadas,  Trabalhos em Papel,  Trabalhos Manuais

    Como preparar colas especiais caseiras

    Em meu curso de Flores Prensadas e Artes com Flores Naturais, indico alguns tipos de cola que utilizo nos projetos sobre papel. Além de algumas colas que podemos comprar prontas, existem dois tipos de colas bastante indicados, a cola para encadernação, a base de farinha, e a cola de CMC (carboximetilcelulose). Seguem abaixo as receitas dessas colas. Cola de CMC O carboximetilcelulose é um espessante, utilizado para o preparo de colas, como aglutinante para alguns tipos de tintas e até em receitas culinárias. Não é tóxico, não tem cor nem cheiro. Ele é encontrado em pó, um pó branco meio “flocado”, e bastante leve, e para se transformar em cola, precisamos misturá-lo com água. Ele rende bastante, e já preparado como cola (após a mistura com água), deve ser utilizado em até 30 dias, ou, se você guardar o preparo na geladeira, por até 3 meses. Por isso é melhor que você vá preparando pequenas quantidades de cola de cada vez. 50 gramas de CMC rendem 3 litros de cola,…

  • Técnicas variadas,  Trabalhos em Papel,  Trabalhos Manuais

    Passarinhos, sempre

    Ah, os passarinhos… todo meu encanto por eles, que vocês já sabem é imenso, eu trago para as diferentes técnicas que faço, e não apenas na pintura do Bauernmalerei na Mantiqueira. Adoro fazer serigrafias com eles, e essa, acima, é uma costura feita a partir de uma serigrafia que fiz a partir de um desenho, que virou tela, bordado e ainda mais… Ficou confuso? Eu conto a história para vocês. 😀 Tudo começou em meu mais antigo caderno de desenhos, quando pintei esse passarinho acima, com guache. Acho que eu ia pintar uma tela, mas nem me lembro ao certo quando foi. Só posso dizer que faz bastante tempo, e ele ficou ali, esquecido. Em 2016 eu estava fazendo uma nova série de serigrafias de bichos, e me lembrei desse desenho. Então, ele virou uma serigrafia, com algumas diferenças, mudei um pouco as cores, os detalhes, mas o passarinho era o mesmo. Eu costumo partir de esboços mais simples ao fazer minhas serigrafias, por isso, no trabalho finalizado, os traços…

  • Conversando,  Trabalhos Manuais,  Vídeos

    E falando sobre fazer artesanato no dia do artesão…

    Êita! E não é que hoje é dia do artesão? 🙂 O artesanato esteve presente em toda minha vida. Mas não é coisa fácil não… É coisa para gostar e ser feliz, mas fácil, não mesmo. E nesse dia, como uma homenagem a todas e todos que tem um história com o artesanato, eu relembro a minha história, que contei em dois vídeos no Cores da Cris mês passado e que vocês podem ver abaixo: Feliz dia do artesão!