• 1 post por dia,  Trabalhos em Papel

    TELA COM ESTAMPA DE CARIMBOS – 365

    Olá, amigas e amigos! O post de hoje vai entrar bem tarde mesmo. Passei o dia ocupada com os preparativos para a ceia, por isso acabei me atrapalhando… E por falar em atrapalhada, acabo de perceber que pulei um dos número da minha seqüência de posts… O de ontem deveria ser o 264, e o de hoje é o 265. Bem, vou ter que procurar o erro, provavelmente coloquei duas vezes o mesmo número. Bom, vou deixar para procurar o erro com calam depois, agora vamos à técnica do dia: Tela com estampas de carimbos Esse trabalho foi feito em um painel com 20×20 cm, mas eu também já fiz essa mesma técnica em um painel 80x80cm, que acabou ficando no Paraguai, quando estive por lá dando aulas há uns dois anos atrás. Fica muito bom também… E fiz esse trabalho também em tecido, numa camiseta. Vocês podem ver o passo a passo no link ao lado. Para pintar a tela, utilize tintas acrílicas para telas, começando pela pintura do…

  • 1 post por dia,  Pintura em Tela

    PÁSSARO SORRINDO – 364

    Oi, pessoal, boa tarde… Nem acredito que o ano já está acabando… Que coisa! E tanta coisa ainda ficou por fazer, mas agora realmente só ano que vem… Mas hoje eu não vou fazer nenhum balanço, deixo isso para o dia 01/01. Ainda é dezembro, e faltam 3 posts para eu “fechar” o ano. Então aí vai o de hoje: Pássaro Sorrindo Essa tela é da minha série de “animais imaginários” de pintura em acrílicos sobre telas. Eu já mostrei para vocês em outros posts o Gato e o Peixe que completam esse “trio”. Eu fiz esses projetos para apresentá-los em convenções internacionais de pintura, e a técnica inclui a pintura com acrílicos e a aplicação de folhas de ouro sobre a tela. A folha de ouro é uma película bem fina e delicada, que deve ser fixada à tela com verniz mordente, próprio para esse material. Esse verniz, a base de água, fica “grudento” após uns 20 minutos da aplicação. Em seguida posicionamos a folha de ouro sobre a…

  • 1 post por dia,  Pintura em Tecido

    TOALHA DE MESA COM FRUTAS PINTADAS – 363

    Oi, pessoal, bom dia… Hoje eu trouxe mais uma sugestão de pintura em tecidos, afinal eu não poderia deixar de prestigiar essa técnica que eu gosto tanto, não é? Aí vai: Toalha de mesa com frutas A sugestão é pintar vários motivos de frutas em pedaços de popeline branca e depois costurá-los em uma toalha de mesa feita com tecido de algodão xadrez. O motivo principal é a fruteira com todas as frutas, que será repetido no centro da toalha, um arranjo para cada lado. Nas laterais da toalha, aplique pinturas de cada uma das frutas pintadas separadamente ou aos pares, no caso de frutas menores. A pintura deve ser feita com tinta pra tecidos ligeiramente diluída com água, apenas para espalhar melhor no tecido e render mais. Utilize pincéis de filamentos sintéticos, que são firmes porém suaves, perfeitos para tecidos mais lisos e finos. Eu gosto muito das referências 437, 433 e 432. Esses pincéis, da empresa Pinctore Tigre, têm o cabo longo azul claro e filamentos escuros. Ao…

  • 1 post por dia,  Trabalhos Manuais

    PÁTINA REAGENTE FERRUGEM – 362

    Oi, pessoal, bom dia… Não é porque o ano está acabando que não vou trazer um passo a passo novo para vocês… então aí vai, o post de hoje, que é bem interessante: As peças ao lado e abaixo são de cerâmica branca (vasinho com margaridas) e gesso (castiçal), mas você pode fazer esse trabalho em diversos materiais, incluindo papel e madeira. Os produtos dessa linha, Pátina Reagente, da marca Corfix, combinam uma série de materiais que, como o próprio nome diz, reagem quando usados juntos, criando efeitos bem interessantes. A ideia básica é dar à peça a aparência de metal envelhecido. Os líquidos reagentes funcionam quando em contato com alguma base metálica. E os acabamentos podem variar. Quando a base metálica é de ferro, o líquido reagente simula o efeito de ferrugem. Quando a base metálica é feita com pigmentos que imitam ouro ou qualquer liga que contenha ouro, os líquidos reagentes podem ser azul ou verde, e o acabamento fica com aspecto de cobre envelhecido, esverdeado ou azulado.…

  • 1 post por dia,  Pintura em Madeira,  Trabalhos Manuais

    RELICÁRIO COM PINTURA MEXICANA – 361

    Oi, pessoal, boa tarde. Hoje eu trouxe mais um dos meus Relicários de Frida Kahlo, uma das peças que fez parte da exposição que montei esse ano no metrô. E a peça que ilustra esse post também foi escolhida pela revista Casa Cláudia para ilustrar uma matéria sobre decoração com inspiração mexicana. Então segue a peça e o passo a passo: Relicário Frida Kahlo com pintura floral Esse é um dos meus modelos preferidos… A base, em MDF, é um oratório com recortes arredondados. E o material utilizado na pintura foi a tinta acrílica brilhante. veja como fazer: Para começar, aplique duas demãos de tinta acrílica decorativa brilhante na cor preto em toda peça, por dentro e por fora, intercalando secagem. Depois transfira o risco floral utilizando um carbono branco ou amarelo. Inicie a pintura pelas folhas, utilizando dois tons de verde, um mais claro e outro mais escuro. Contorne as folhas com os tons invertidos – folha clara, contorno escuro e vice versa. Aplique duas demãos se necessário, para…

  • 1 post por dia,  Pintura em Tela

    TRIOS EM TELAS – 360

    Oi, pessoal, boa noite… Agora sim, o post do dia: Mais sugestões de pintura em tela com acrílicos, e essas são bem rápidas para se fazer. Os desenhos são simplificados, assim como a pintura, que é quase toda composta por áreas planas de cor. Esses painéis medem 30×90 cm e foram feitos para ser colocados sobre uma porta tipo balcão de ferro bem grande, compondo a decoração. Quadros assim também podem ser usados sobre janelas grandes, e mesmo ficando presos mais altos, acabam decorando muito bem. E justamente por ficarem mais altos, optei por misturar motivos e cores, mas não me preocupei com os detalhes. A técnica que utilizei é a que uso sempre, e para fazer, siga o passo a passo: 1. Primeiro desenhe os motivos nos painéis com um lápis e reforce o traço. Divida cada painel em três partes, sendo que cada uma delas deverá fica quadrada. 2. Depois aplique tinta acrílica branca sobre tudo, com um rolinho de espuma e aguarde secagem. 3. Inicie a pintura…