Arquivos diários: 1 de janeiro de 2012

“Um” caderno

Olá, pessoal, boa noite!

Passada a maratona de compromissos, reuniões e arrumações pós-eventos, sento aqui em meu computador para terminar de escrever e publicar meu primeiro post do ano. Falei que traria novidades, um novo projeto, e agora apresento esse projeto a vocês.

E que tal começar com um caderno?


Ahnnn? Um caderno? Como assim?

Como sempre, eu explico:
Um caderno. O caderno. Cadernos!

Esse é meu projeto para esse ano, e essa é a novidade que eu estava guardando para compartilhar com vocês. Durante esse ano de 2012 aqui em meu blog eu vou produzir um, dois, vários cadernos de artista e mostrar tudo a vocês. O caderno ou livro de artista é uma obra única, produzida por um artista com ou sem um projeto prévio. Pode ser uma coleção de anotações e referências, pode ser um caderno de esboços, mas pode ser também uma produção artística, um registro da criação do artista ou a própria obra. Um caderno de artista pode ou não ser exposto, pode ser publicado, pode ser alterado. É uma obra que pode ou não ter um fim, pode sempre ser alterada.

Durante todo esse ano de 2012 eu farei a produção e o registro da produção desses cadernos. Não quero me comprometer com uma periodicidade fixa, mas minha intenção é trabalhar diariamente e registrar cada pequena produção. Vamos ver como as coisas caminham, ok?

Para começar, meu caderno “Um”. Ele não começou hoje, eu já o tinha “inaugurado” há uns três anos trás, mas fiz alguns trabalhos e parei. Vou retomar do início. E o início é esse:


Primeira página

Uma página feita com colagens e pintura com lápis aquarelado. As colagens foram feitas com recortes de revista e pedaços de papel de origami.
Das revistas eu retirei um rosto, um frasco de perfume, um par de olhos e formas orgânicas recortadas.

Primeiro colei os pedaços de papel de origami quadriculado azul e estampado amarelo. Em seguida pintei com lápis de cor aquarelável o fundo usando tons de rosa, violeta e azul. E, por fim, colei as figuras retiradas das revistas.

A página não está pronta. Amanhã trabalharei um pouco mais nela. Então voltem aqui depois para ver como ficou. Por enquanto, mais um detalhe da página:


Página com colagem e pintura com lápis de cor aquarelável

Gostaram? Então voltem amanhã…