Dicas de pintura em porcelana e vidro com tintas que vão ao forno caseiro


Bijuterias de porcelana

Tinta Decorfix 150 (base água, da marca Corfix)

Tinta solúvel em água, apresentada nos acabamentos brilhante, fosca e metálica, pode ser aplicada em todos suportes (tipos de peças) termoestáveis (que possam ser aquecidas) a 150 graus.
Ideal para porcelana, cerâmica (inclusive biscoito), vidro, metal, faiança, chapa esmaltada (ágata), cobre etc. As cores são apresentadas prontas para uso e miscíveis entre si. A escolha do suporte utilizado permite obter efeitos diferentes, já que as tintas apresentam transparência e intensidade de cores variáveis. As peças devem ser levadas ao forno doméstico para queima e fixação completa das tintas e após esse processo podem ser utilizadas normalmente e lavadas a mão ou até mesmo em máquina de lavar louça.

Médium Retardador
Serve para retardar o tempo de secagem das tintas Decorfix 150, facilitando sua aplicação e permitindo fazer mesclas de cores com mais facilidade. Adicione algumas gotas à tinta que está sendo utilizada.

Dicas de Aplicação e Queima

1. Antes da pintura:
– Limpe muito bem as peças que serão pintadas lavando-as com água e detergente, enxugando bem e limpando em seguida com álcool. Retire todos os resíduos de gordura, inclusive das mãos
– O uso de vinagre entre a lavagem com água e sabão e a aplicação do álcool para desengordurar é indicada para deixar a superfície levemente mais porosa e, dessa forma, mais fácil de receber a tinta.
– Misture muito bem as tintas dessa linha antes de utilizá-las. Utilize um palito e remova todo o pigmento que fica depositado no fundo do frasco. Esse “fenômeno” chama-se sedimentação e corresponde ao depósito do pigmento (que é mais pesado) no fundo do frasco. Ele é mais comum em tintas líquidas e com pigmento branco – quanto mais líquida a tinta e dependendo da quantidade de branco, mais se observa esse efeito. Isso não significa que a tinta não esteja boa para uso, ela apenas precisa ser bem misturada. Observação: não basta agitar o frasco, é necessário remover o pigmento do fundo com o palito.

2. Durante o trabalho:
– Prefira utilizar pincéis de pêlos macios, próprios para pintura de vidros e porcelanas.
– Como as superfícies mais utilizadas com essa linha são lisas e não aderentes, é comum que fiquem marcas das pinceladas. Evite movimentar demais os pincéis e procure fazer aplicações mais precisas, com poucas pinceladas.
– Utilize um cotonete levemente umedecido ou um borracha de pintura para retirar possíveis excessos e borrões da pintura enquanto as tintas ainda estão úmidas.
– Para fazer sobreposições, traços, e contornos, aguarde secagem completa da tinta que foi aplicada inicialmente antes de aplicar a seguinte. Quanto mais tempo secar, fica muito mais fácil trabalhar.
– Essa tinta não deve ser utilizada sobre a camada anterior não completa seca. Ou trabalha-se em seqüência, com as sobreposições de cores ou se aguarda a secagem completa para aplicar uma segunda demão.

3. Queima das peças:
– Aguarde secagem completa das tintas dessa linha ao ar por 24 horas antes de levar as peças para a queima.
– Coloque as peças pintadas e secas (por 24 horas) no forno doméstico e ligue-o na temperatura de 150 graus. Aguarde cerca de 10 minutos até que o forno atinja essa temperatura e feche a porta. Conte mais 35 minutos a partir desse momento e desligue o forno.
– Deixe que as peças esfriem dentro do forno fechado antes de retirá-las.

4. Limpeza e conservação das peças:
– As peças pintadas com a linha Decorfix 150 pode ser lavadas após a queima, tanto manualmente como em máquina de lavar louça.
– No caso de louças que serão utilizadas para fins domésticos, evite pintar nas áreas em que o alimento será colocado, como no centro dos pratos e na parte interna de canecas, vasos, xícaras, copos etc.

Assista no canal de vídeos do Clube de Artesanato a vídeo aula de pintura em bijuteriais que postamos por lá:


71 comentários sobre “Dicas de pintura em porcelana e vidro com tintas que vão ao forno caseiro

  1. Oi, Cris! Adorei o vídeo (novidade!)…
    Essa base incolor q vc aplica no início da pintura da medalhinha é da linha Decorfix?
    Bjins

    1. Legal, não, Dirce? Não é bem novidade, eu já fiz na TV, mas é sempre bom retomar… E sim, a base incolor vai antes das outras tintas e é da Decorifx 150, que vai ao forno. Bjs!

  2. Boa tarde Cristina, fiz um curso .. que assisti na Katia Fonseca , com as tintas corfix 150 para pecas em vidro, mas muitas coisas que gostaria de fazer nao obtive sucesso, gostaria de saber se voce da aulas e sem tem tecnicas para tingimento das pecas. Gostaria de aprender fazer frisos em pratos, bordas de copos com o usu de torno.Muito obrigado pela oportunidade e no seu aguardo.

    1. Não, Mario, essas tintas não são equivalentes ao vitral, não têm a transparência do vitral. E podem soltar com o tempo, sim, mas sõa bem resistentes.

  3. gostaria de mim informa mas, ser for possível porque eu quero fazer um desenho em louça, gostaria de saber qual e a melhor tinta de pinta e com oque eu desenho nela

    1. Carlos, das tintas para artesanato a frio, a que eu recomendo é a Decorfix 150 mesmo. As demais tintas são as que vão em forno especial, a partir de 720 graus, e são mais indicadas caso você queira pintar peças utilitárias para uso intenso.

  4. Olá, gostaria de saber se essa tinta pode ser usado no interior de canecas para tomar chá. Sei que muitas tintas não são recomendáveis para meios alimentícios porque podem soltar elementos nocivos da própria tinta nos alimentos. No meu caso, gostaria de personalizar canecas que vão ser usadas para tomar chá.

    Caso essa tinta não seja recomendável, você pode me indicar alguma outra?

    obrigado!

    1. Olá, Rui, essa tinta não pode ser usada na parte de dentro da xícara, não, pode se aplicada somente na parte externa. Somente as tintas esmalte, que queimam em fornos com temperaturas de 720 graus acima é que podem ser usadas na parte interna das xícaras, e ainda assim, algumas delas nõa sõa recomendadas.

  5. Olá, temos da Igreja alguns que esta pedindo a tinta própria para pintar porcelanas, aquela tinta que suporta fogo e ou alguma mistura da tinta tornando a prova de fogo,
    solicito que nos passe o nome da tinta, por favor.
    Ficamos grato desde já pela resposta.
    Assisti seu vídeo, legal mesmo, parabéns.
    Grato.
    Attc. Jaime e Nanda,
    (nesse caso é Nanda que solicita, ok?)
    . Abç.

    1. Olá, Nanda, tudo bem? A tinta que uso chama-se Decorfix 150, é da marca Corfix e vai ao forno caseiro, a gás ou elétrico, na temperatura de 150 graus.

    1. Silvia, teria que ser um forno com a temperatura máxima de 150 graus mesmo. Vc pode usar um forninho elétrico, e usar um termômetro próprio para fornos para medir a temperatura e mantê-la baixa, por exemplo, deixando a porta do forno aberta. Mas se você usar um temperatura mais alta, a pintura pode queimar e ficar toda marrom.

  6. Eu tenho uma bacia de porcelana inglesa borrão e tem um grande lasca restaurada com gesso e quartzo (rejunte). Gostaria de pintar com essa tinta. Eu posso levá-la ao forno?

    1. Pode usar, Marlindo, mas é preciso fazer um teste de acabamento, para ver se vai ficar bom. Eu nunca restaurei usando essa tinta, não saberia te dizer.

  7. Olá. Tenho chacotas nomeadamente travessas e pratos que gostaria de pintar para utilizar com comidas quentes por exemplo colocar bolos quentes, carne assada, etc. Pode por favor informar-me que tintas devo aplicar. Nao é necessário aplicar primeiro um vidrado que possa ir aos nossos domésticos antes de dar a tinta final? A tinta também deverá ir a cozer ao forno, correcto? Que tintas deverei aplicar e como o fazer? As peças podem depois ser lavadas na máquina?

    1. Oi, Luisa, para usar as peças com esse fim, como utilitárias, o ideal seria você usar apenas tintas que vão ao forno de altas temperaturas. As tintas para artesanato que fixam ao frio ou em forno doméstico não podem ser usadas para esse fim.

  8. Olá!
    Estava procurando por isso.
    Você poderia me informar o nome da tinta, para temperaturas mais altas.
    Obrigada! Muito bom seu Post. Principalmente por ser transcrito, sou deficiente auditiva.
    Abraços!

    1. Oi, Rita, essa tinta chama-se tinta a base de óleo mole para porcelana, e é encontrada apenas em lojas específicas de pintura de porcelana a quente. Ela é vendida em pó, e o óleo vêm à parte, deve ser misturada e preparada na hora do uso. Obrigada pelo contato!

  9. Bom dia Cristina! Eu gostaria de fazer alguns detalhes em dourado em pratos duralex transparentes, pelo lado de baixo.
    Depois de feito o processo todo aqui explicado, este prato poderia ir ao microondas?

    1. Ana, acredito que não vai haver nenhum problema, e você pode levar ao microondas. Mas usos muitos frequentes podem acabara desgastando a pintura.

    1. Olá, Gardênia, teoricamente não. Mas se a queima for caseira, a 150 graus, se você deixar a peça de molho em água e for raspando a pintura com uma esponja de metal pode ser que saia.

  10. Oi Cristina, sou totalmente iniciante e gostaria de saber se esse processo de queima pode ser utilizado no forno elétrico da minha casa? Queria saber também se caso a pintura em cerâmica ou porcelans forem feitas na parte interna causarão intoxicação ou poderei utilizar normalmente?
    Obrigada.

    1. Oi, Cláudia, sim, pode ser fono elétrico ou a gás, na temperatura de 150 graus. Só não vai servir se o forno tiver apenas temperaturas maiores que essa. E não devemos usar essas tintas na parte interna das peças. Nesse caso você deve procurar produtos para queima em alta temperatura. Não são tintas tóxicas, mas essas que eu usei nesse post não resistem ao uso interno.

  11. Cara Cristina minha filha pinta em porcelana com tinta que vai ao forno, então fiz uma estufa eletrica aproveitando o gabinete de forno de micro ondas, porem com resistencias para aquece-lo e fiz com que a estufa leve 30 minutos para chegar a 150 graus. Posso então regular o timer para mais 30 minutos? Ou seja regular o timer para uma hora, trinta minutos até 150 graus e mais trinta minutos em 150 graus. Fiz testes e aparentemente ficou bom. Obrigado

    1. Oi, Nilton… Na verdade o procedimento da queima é de 30 minutos na tempertaura 150 graus, considerando que o forno aqueça antes (em geral, por menos de 30 minutos). Se vocês testaram e deu certo, acho que tudo bem.

  12. Oi Cristina
    Esse post é antigo mas veio como resultado na minha busca no Google. Quero pintar pedras de agata que vão decorar o bar. Posso realizar a queima em casa? É mesmo necessário ou basta deixar secar?

    1. Se você usar as tintras Decorfix 150, Ana Carolina, precisa levar para queima sim. Eu nunca usei em pedras, precisa fazer um teste antes, mas acho que dá certo sim.
      Abraços!

  13. Cristina, faço bonsai e quero experimentar esse processo para vasos de barro queimado em forno. Qual tinta devo usar e se devo colocar o selante.
    O vaso vai estar sempre úmido com a planta, será que resiste?
    Grato pela atenção.

  14. Oi, Cristina, admiro muito o seu trabalho.
    Eu gostaria de saber se para fazer a decupagem com a Decorfix 150 no vidro só posso usar a incolor, ou posso usar a branca para tirar a transparência do guardanapo (colar com a tinta branca e depois cobrir com a incolor).
    Muito obrigada.

    1. Oi, Eliane, obrigada!
      A decupagem só pode ser feita com a base incolor da linha Decorfix 150 e guardanapos, e por isso é mais indicada para peças claras, brancas, ou sem cor. Não vai dar certo se você usar a tinta branca.

  15. Olá Cristina. Gostaria de saber se com a tinta Decorfix 150 consigo pintar peças de cerâmica dando efeito de mármore mergulhando na agua como é feito com tinta esmalte. Se não, como consigo fazer o mesmo efeito ? Obrigado

    1. OI, Marcos, tudo bem? Não, não é possível fazer o marmorizado com água usando tintas que são solúveis em água, o que é o caso da Decorfix 150. Para essa técnica funcionar você precisar usar tintas com outra base, como o esmalte ou verniz vitral. Existe um gel espessante para a água que pode ser usando com tintas acrílicas, mas não com a Decorfix 150, que precisa de queima para fixar.

  16. Oi querida gosto muito dos seus conhecimentos como vc aprendeu todoos eles?
    E tenho uma sugestão … vc não precisa de novos videomakers? posso te ajudar a melhorar seu material online ! Gosto muito do seu conteudo.. entre em contato comigo se quiser sugestões e uma outra qualidade de conteudo.

  17. Bom dia ,parabéns e obrigado pelo site e pelas dicas. Estou precisando fazer uma placa
    em azulejo com o nome de uma empresa que vai na fachada de um prédio , gostaria de saber se esta tinta não desbota com o sol e se existe alguma outra marca mais forte e mais permanente que essa, pois não tenho forno de alta temperatura..Obrigado e abç.

    1. Se for para pintar algo que fica no tempo, melhor usar tinta que vai ao forno de alta temperatura, é a mais indicada para azulejos, porcelanas, faianças…

    1. Oi, Leonor, se forem de vidro não tem problema. Só evite aqueles vidros soprados muito finos. E qualquer peça que tenha um pequeno trinco ou rachadura também devem ser evitadas, pois podem quebrar com o calor, sim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *