Dicas de Pintura em Telas com Acrílicos

TINTA ACRÍLICA PARA TELAS
Elaborada com resinas acrílicas e pigmentos de excelente solidez à luz e resistentes a agentes atmosféricos, a Tinta Acrílica Corfix tem consistência suave durante a aplicação, e torna-se bastante resistente depois de seca. Apresenta acabamento brilhante, secagem rápida e é atóxica. Contém em sua formulação fungicidas e bactericidas para maior preservação de suas qualidades. Apresentada em 54 cores brilhantes e 6 cores (metálicas) iridescentes. Aplicar, pura ou diluída, a pincel, espátula ou outra técnica sobre a superfície desejada. Seca em 20 a 30 minutos.

VERNIZ SPRAY ARTFIX
Nas versões Fosco, Brilhante e Semi-Brilho, é próprio para dar acabamento final em pinturas feitas em tela e trabalhos manuais em geral, sobre tintas acrílicas ou a óleo. Depois de seco, deixa sobre o trabalho uma película transparente. Pode ser utilizado para proteger papéis, plantas, documentos, layouts e fotos. Deve ser aplicado sempre na posição vertical, mantendo uma distância mínima de 30 cm da peça, movimentando o frasco de uma lado para o outro e de cima para baixo. Aplicar camadas finas, intercalando secagem. O verniz Semi-Brilho tem proteção aos raios UVA e UVB.

Dicas de pintura com acrílicos:

– A tinta acrílica para telas deverá ser utilizada pura, sem diluição, para que o efeito final da pintura seja de cor e brilho intensos.

– Para facilitar a aplicação da tinta acrílica, utilize o pincel umedecido com água e não espalhe demais uma quantidade pequena de tinta, trabalhe com quantidades suficientes para cobrir bem a tela.

– Cores muito transparentes ficam melhores quando misturadas com um pouco de branco.

– Prepare as misturas de cores em quantidade suficiente para pintar toda área desejada da tela, evitando, dessa maneira, que falte tinta para terminar o trabalho.

– Somente coloque as tintas na paleta na hora em que for utilizá-las, já que as tintas acrílicas secam muito rápido e não podem ser recuperadas depois de secas.

– Faça mais de um painel com essa técnica, compondo um jogo de telas. Varie os desenhos e cores, sempre com tons próximos aos de azul,rosa e violetas. Ou faça composições com outras combinações de cores.

Perguntas frequentes sobre o tema:

1. A Tinta Acrílica para Telas é a mesma tinta do artesanato?

Não, a Tinta Acrílica para telas apresenta uma formulação totalmente diferente das tintas acrílicas decorativas, da Linha Decorfix. As tintas para tela são mais pastosas, mais consistentes, tem acabamento semi-brilho, alta cobertura e pigmentação bastante concentrada. É um tipo de tinta semelhante à tinta a óleo para telas, com a diferença de ser atóxica, solúvel em água, apresentar secagem rápida e seu brilho característico, também distinto do acabamento das tintas a óleo.

2. Posso fazer as mesmas técnicas com tinta a óleo?

Bem, ao trabalhar com tintas a óleo, toda a dinâmica das técnicas irão mudar, uma vez que esse tipo de tinta se comporta de outra maneira. Em geral, as técnicas próprias para se utilizar tintas acrílicas ficam mesmo melhor com esse tipo de tinta, pela sua secagem mais rápida, pela possibilidade de cobrir bem um fundo escuro com cores mais claras e pelo acabamento de semi-brilho, típico da tinta acrílica.

3. Posso fazer essa técnica em outros suportes?

A técnica de pintura em telas com acrílicos pode ser feita em qualquer material que possa receber tintas acrílicas, como papelão, cartão, madeira, ou MDF. Prepare as superfície aplicando duas demãos da tinta preta, também com rolinho de espuma, como indicado para a tela.


68 comentários sobre “Dicas de Pintura em Telas com Acrílicos

  1. Desejo saber sobre a viabilidade de colar objetos de plástico sobre a pintura com cola branca. Devo colar primeiro sobre a tela (já pronta) ou depois que estiver pintada com acrílica. Os elenentos plástico ou de metal parecem não se comportar bem quando colados com cola branca sobre a pintura acrílica; pregam, mas não ficam seguras. Há algum macête para isso, ou devo abandonar a experiência?

    1. Olá, Paulo, para fixar objetos em telas o melhor é usar pasta para modelagem, que é um produto específico para esse fim. A cola branca pode estragar e soltar mesmo.

    1. Olá, Francisco… Não recomendo que você pinte sobre nenhum material preparado com pva… o PVA com o tempo solta, craquela, e você vai perder seu trabalho. Use gesso acrílico como base.

      1. Olá. Eu estou procurando uma resposta para um problema que tive – a pintura começou a soltar como se fosse uma “película de borracha” quando eu estava pintando – e cheguei a essa caixa de comentários. Resolvi tentar o acrílico, desenhei a carvão sobre uma tela e depois passei um fixativo para fixar o carvão. Depois, dei uma mão de base de Acrylic Flow Improver misturado com um mix de azul com branco, o que manteve o desenho a crvão semi transparente, deixei secar e comecei a pintar. Era um céu. Dei uma mão de azul, deixei secar e, quando estava a dar outra mão de um tom ais claro, o azul forte da mão anterior começou a soltar todo, aparecendo por baixo o branco da tela. Começou a descascar tudo, e a sair facilmente. Estou sem saber o que aconteceu, se foi por causa do fixativo, se foi por causa da base de Acrylic Flow Improver. O material dque estou a usar são tinas Winsor & Newton, com quase 30 anos. Será que a tinta ficou velha? Parece nova. O que pode ter acontecido, pode me ajudar?

        1. Gilson, só para entender, esse material que você usou é acrílico? A Tinta é acrílica? Produtos acrílicos estragam com o tempo, sim, embora eu não tenha como afirmar isso sem ver o material. Se uma tinta solta, certamente é porque foi impedida de fixar na base em que foi aplicada, e esse fixativo que você fala pode não ser compatível com a base ou com a tinta. E esse mix de azul com branco que você comentou é de tinta? Tinta acrílica?

  2. Cristina, bom dia.
    Eu geralmente pinto meus quadros com tinta a óleo. Estou iniciando algumas pinturas com a tinta acrílica. Gosto muito de intar Casarios, etc….(veja não sou profissional, sou apenas um amante da arte ok)…..enfim….achei a tinta acrílica com um brilho muito intenso, a pintura fica parececendo “desenho animado”……..eu particularmente gosto de menos brilho. Vc sabe se alguma maneira de tirar um pouco do brilho da tinta, misturando algo, etc……..Obrigado e agradeço muito sua resposta.

    José Roberto
    Ribeirão Preto – S.P.

    1. Oi, José… de fato os acrílicos são semi-brilhantes, mas se usados puro, têm bastante brilho. Há no mercado uma nova tinta acrílica da Corfix que é profissional, e de acabamento fosco. Ou você pode suar verniz acrílico fosco misturado na tinta, para diluir, ou até mesmo envernizar o trabalho com ele, depois de terminado.
      Bom trabalho!

  3. Olá! Estou pintando uma imagem em gesso com tinta acrílica de bisnaga, achei o brilho muito intenso. Gostaria de atenuar um pouco esse brilho; qual verniz devo usar fosco ou semi-brilho?

    1. Oi, Maira… as tintas acrílicas para telas (em bisnagas) têm brilho mesmo. Se você não quer brilho, use o verniz fosco.
      Abraços!

  4. Olá, Cristina …..fico imensamente feliz em poder falar aqui com você.
    Sou sua admiradora de verdade……do fundo do coração.
    Gostaria de saber quanto tempo depois de pronta uma tela pintada com tinta acrílica pode ser envernizada e qual o verniz mais indicado

    1. OI, Maria de Fátima, obrigada pelo contato e elogios… 😀
      Em geral eu não envernizo minhas telas com acrílicos, apenas aplico verniz se eu pintar em maletas e outras peças que vou suar e manusear muito.
      Mas sendo acrílicos, que secam rápido, você pode aguardar 24 horas que estará ótimo.
      Abraços.

  5. Boa noite Cristina, estou aprendendo a pintar e estou com dificuldade em fazer com que o vaso de porcelana do desenho fique com o aspecto de porcelana. Quais tintas usar ou misturar? Tens como me ajudar? Desde já agradeço.

    1. Vania, difícil passar tudo assim, por mensagem… mas para que um vaso fique com aspecto de porcelana não importa tanto a tinta, pode ser acrílica ou óleo. O que você deve fazer é dar transparência (pode ser com o gel acrílico, por exemplo) e brilho, além de se lembrar que peças assim refletem as imagens dos objetos próximos. É meio complicado, mas procure imagens para você ver… Bom trabalho!

  6. Boa noite Cristina!
    Eu tenho assistido algumas aulas do Bob Ross pelo YouTube, e hoje, ele usou um papel colante para demarcar a área a ser pintada, depois de pronto ele retira, fica maravilhoso. Você sabe se aqui no Brasil tem desse papel, se tem, qual é o nome? Se não tem, o que vocês artistas usam para limitar uma a área a ser pintada?
    Me desculpe por estar falando de um assunto diferente do seu artigo, que por sinal, é de grande valia.
    Obrigada,
    Francisca

        1. Ah, legal, Francisca, não conheço esse Black Gesso… Como falei, são técnicas que eu não faço, mas vou pesquisar, obrigada pelas informações. Beijos!

    1. Oi, Francisa… Não conheço esse tipo de papel, não. E também não sou “expert” nas técnicas do Bob Ross, não utilizamos os mesmo materiais ou processos… Realmente não sei como ajudar nesse caso, mas obrigada pelo contato e bom trabalho!

    1. Oi, Terezinha, tudo bem?
      Então, as técnicas dele são muito diferentes das que eu faço, acho que ele pinta com óleos, e eu com acrílicos, por isso não creio que eu á poder ajudar muito… Cada artista tem seus métodos, né? Nesse caso específico que você comenta, o fundo escuro da tela deve ser um tom de sépia bem escuro, que deve estar ainda levemente úmido, e ao passar o branco, fica amarelado. Deve ser isso, mas como não assisti ao vídeo, não tenho certeza. 😉

  7. Muito legal encontrar um espaço e uma profissional para tirar dúvidas, trocar experiências.
    Cristina, use Máscara Líquida para isolar algumas áreas e para facilitar a pintura do fundo de uma tela em degradée. Ao retirar a resina ficaram algumas marcas da tinta usada para o fundo. Posso dar uma mão de acrílica branca nessas áreas e aplicar as cores por cima?
    Aguardo sua sugestão.
    Um abraço, Beto Pirôpo.

    1. Oi, Beto. Obrigada! Fiquei feliz com seu comentário…
      Sim, você pode usar a tinta acrílica branca para cobrir essas manchas e depois pintar normalmente por cima.
      Bom trabalho!

  8. Bom dia Cristina, estou com uma dúvida, será que posso fazer u fundo de um quadro com tinta acrílica e depois usar tinta a óleo para fazer a pintura? Ou isso não é possível?
    Beijos Julia.

  9. Oi Cristina bom dia! Estou arriscando uns voos com acrílicas mas não gosto de cobrir a tela inteira, porém onde tem tinta fica brilhante e onde ficou a tela é fosco. Isto é um problema? Se for o que eu devo fazer? Obrigada, amei suas dicas

    1. Oi, Madalena… Não há problema nenhum em não cobrir a tela toda com tinta, e não há certo ou errado… mas se isso te incomodar muito, experimente pintar a tela toda com tinta acrílica branca antes de pintar. Eu faço isso, e sempre deixo parte desse branco aparecendo.
      Em breve vou fazer um post aqui com uma tela que pintei desse jeito, fique de olho.
      Beijos!

  10. Ctristina, boa tarde.
    Melhora a qualidade da tela para deslizar os pincéis se aplicarmos duas vezes gesso acrílico?
    Ou você não aconselha?

    1. Oi, Albert…
      Bem, isso vai depender muito. Se o tecido e a camada de gesso já estão bons e bem lisos, não creio que mude muito. E tudo depende da técnica que vc vai fazer. Como eu pinto com acrílicos, sempre passo um fundo de tinta acrílica sobre o gesso. E aí desliza bem melhor. Mas com óleos, se for o caso, eu nunca testei.

  11. oi Cristina. Sou iniciante.
    Tenho duvida, tem a venda telas já pintadas de preto?
    E outra, é possível eu pintar um dia e no outro continuar a pintura ? Há alguma danificação?

    Obrigada

    1. Mariana, eu já vi telas com tecido preto, sim, mas não são tão fáceis de achar. Você pode aplicar gesso acrílico com tinta acrílica preta na tela com uma rolo de espuma antes de pintá-las.

  12. Olá , vou fazer uma viajem e quero levar algumas telas , pensei em tirar do chassi e enrolar elas , já usei verniz acrílico fosco ao terminar os trabalhos , será que ao enrolar pode craquelar o verniz ?

    1. Se o verniz foi aplicado sem excessos, e sobre acrílicos, não creio que vá apresentar nenhum problema, desde que a tela tenha sido preparada com gesso acrílico, e não tenho misturas de PVA e cola.

  13. Ola Cristina, pintei uma tela ontem pela primeira vez com tinta acrílica e não fiz fundo nenhum. Aqui em casa tenho as tintas em tubo para tela, só que não tinha o branco dessas de bisnaga, e peguei para usar uma de latex PVA base água. Li nos comentários que não indicou usar verniz se usar tintas assim pra não craquelar. O que posso fazer a respeito? Pois como não fiz fundo, ficaram algumas partes meio falhadas, e queria passar o verniz liquido pra dar uma homogeneizada. Sou iniciante e tinha só tinha pintado com tinta a óleo ate então, senti mais dificuldade. Tenho um verniz geral solúvel em aguarrás mineral, aconselha usar mesmo assim? Agradeço!

    1. Oi, Talita… Bem, para ser bem franca, você usou procedimentos muito contraditórios, como misturar tinta PVA com acrílicos, na tela sem fundo. Eu não faria, nem recomendaria. E verniz geral eu não indico para tela de jeito nenhum. Use verniz acrílico ou spray apenas. Bom trabalho!

  14. Oi, Cristina !!! Estou testando a tinta,acrilica corfix, mas não estou gostando do brilho. É muito intenso, e tb não entendi pq depois de seca ela fica grudenta.
    Meu estilo é parecido com a Bebel Franco, e percebi nas fotos que o trabalho dela não brilha e ela usa tintas de vidros pequenos, tipo acrílica para artesanato em suas telas. Qual seria a marca ideal destas tintas para pintar telas ???

    1. OI, Shirley, estranho, porque eu só uso as da Corfix, elas não tem tanto brilho assim, e também não ficam grudentas. Você está usando a tinta acrílicas para tela ou a tinta decorativa brilhante? Porque são bem diferentes… Eu só uso Crofix, mas não vejo esse problema. Nem muito brilho, nem grudentas. Vc pode me mostra em foto que tipo de tinta está usando?

    1. OI, Estevam… Acredito que o maior problema é a quantidade de camadas de acrílicos. Mas esse gesso que você usou, ele é próprio para telas mesmo? E as camadas estavam bem secas? Quanto mais camadas de tintas, e quanto mais grossas as camadas, mais frágil fica a pintura mesmo. Eu sempre pinto com acrílico direto sobre a tela, se for uma tela de boa qualidade.

  15. Olá boas.
    Gostava de saber se está tinta se da para aplicar no esferovite ??
    É depois de bem seco se tem alguma capacidade de enpermiavel …? O resistente água??
    Ficou há espera de uma resp.
    Obrigado.

    1. Paulo, esse material é um material plástico, portanto as tintas costumam não fixar muito bem. Mas eu nunca usei, portanto teria que testar. As tintas acrílicas para tela são resistentes à água, mas não as pinturas não devem ficar expostas ao tempo porque acabam estragando. A tinta resiste à água se molhar e secar em seguida.

  16. Inicie a pouco tempo pinturas em telas e utilizo tinta acrilex. Aplico diretamente a tinta nas telas que compro em papelarias e não sei se para tintas acrílicas precisa aplicar algum material antes como o gesso acrílico. Poderia me tirar essa dúvida?
    Outra coisa tbm. Pintei um quadro do Elvis já há 6 meses. Utilizei tintas das cores preta e branca. Hoje essa pintura está esbranquiçada. Principalmente as partes em preto. Não sei o que a deixou assim. Se puder me ajudar seria muito grata.

    1. Nayne, para te dar alguma ajuda preciso de mais informações. Você usou tinta a óleo ou acrílica? Passou base ou fundo? Aplicou verniz? Que processo foi utilizado? Somente com essas respostas poderia te dar alguma explicação…

        1. OI, Nayne… não é necessário passar nada se a tela já tem uma bom preparo. Se não, é bom passar gesso acrílico. Recomendo que vc use as tintas acrílicas para telas da Corfix.

        2. Se a tinta preta ficou esbranquiçada, pode ter sido uma reação com algum produto que estava na tela, tipo, uma cola, algo assim. Isso também acontece quando
          se usa verniz que é incompatível, ou quando se aplica verniz com a tinta únida, ou em tempos úmidos.

  17. Você poderia também me indicar uma marca de tinta acrílica? Certa vez fiz um.quadro com tinta acrilex de tecido. Rsrsrs Depois de seco ficou com uma aparência de película plástica. Nunca mais fiz isso, pois grudar um pouco até hj se tocar na tela.

    1. Tinta para tecido em tela não fica bom mesmo, Nayne, fica grudenta, suja… Eu atualmente uso todas as tintas da marca Corfix. Gosto bastante delas.

  18. Olá, estou começando a usar tinta acrílica e notei grande diferença e dificuldade em relação a óleo. Eu tenho um gel médium mas não sei a quantidade correta que se tem que usar. Outra dúvida é em relação a cobertura, uso bastante tinta e parece que não rende (não se espalha adequadamente). Será que tenho que usar água ou existe algum produto que me auxilie nesse detalhe….obrigado

    José James

    1. Oi, José… as tintas acrílicas e óleos são bem diferentes, então o que eu recomendo é que vc desenvolva uma técnica própria para os acrílicos, e não que tente usá-los como se fossem óleos. Diluir com água não vai resolver: as tintas ficarão fluídas, aquareladas. E o gel pode ser usado em pequenas quantidades, caso contrário, as tintas ficam transparentes. Acrílicos se usam em geral mais puros, eu apenas umedeço o pincel. E eles espalham bem, sobretudo se o fundo da tela estiver com uma cobertura chapada de acrílicos também. Se vc usar direto na tela “crua”, as tintas podem não espalhar bem mesmo.

  19. CRISTINA BOTTALO
    BOA TARDE.

    FAÇO QUADROS, MARCHETADOS, PIROGRAFADOS E AGORA RISCO NO MDF COM PIROGRAFO E DEPOIS PINTO COM ACRILEX A BASE DE AGUA. POSSO DEPOIS DE SECO ESTE QUADRO, ENVERNIZAR COM POLISTEN IMPREGNANTE PREMIUN TRANSPARENTE??? COM O TEMPO PODE MUDAR ALGUMA COISA???
    O QUE VOCE ACONSELHA??

    GRATISSIMO PELA RESPOSTA
    SOUSA
    EMAIL: jboniboniboniboni@gmail.com

    1. Olá, Sousa, como vai? Obrigada pelo contato. Eu não conheço esse material que você usa para envernizar, por isso creio que não vou poder ajudar… Puxa, não sei mesmo o que te dizer. Uma pena, mas desejo sucesso com seu trabalho.

  20. Como proteger uma pintura em muro (mural)…

    Tipo de Verniz? Lasur? Incolor ou transparente? Aquoso? Alguma marca ou referência? Muito obrigado 🙂

    1. OI, João, para muros e parede você deve usar produtos específicos comprados em lojas de tintas. Eu, quando pintei meus murais usei um verniz acrílico para paredes externas, mas confesso que não lembro a marca. Peça dicas na loja.

  21. Olá! Todas as informações dessa postagem são muito úteis!
    Queremos pintar telas com os alunos da educação infantil e gostaríamos de usar tintas que já temos na escola.
    Quero saber se posso usar tinta acrílica fosca de parede para interiores, para dar fundo em tela 100% algodão?
    Podemos usar tinta para artesanato sobre esse fundo?
    Muito obrigada!!

    1. OI, Edileusa, tudo bem? Você pode usar o material que tem, por conveniência, mas como eu explico no post, as tintas para parede não são as mais indicadas para telas. E tinta para artesanato como fundo não é também uma boa ideia, ela costuma “plastificar” um pouco a tela.

  22. A tinta acrílica para tela (uso a Corfix) apresenta pouca cobertura e para áreas maiores fica muito falhada, ou seja a tinta é transparente demais…resulta ser necessário passar varias demais “demãos” como se fosse tinta de parede.
    Fico pendendo entre usar a tinta a óleo para tela e sofrer as consequências tais como tempo de secagem e ambiente mais insalubre ou utilizar a tinta acrílica e ficar consertando as falhas da tela. Se eu uso o branco para deixar a tinta menos transparente, fujo das cores que preciso…
    Pergunta: -Tem alguma marca de tinta acrílica para pintura em tela que seja menos transparente que a Corfix? Pode até ser estrangeira, mais cara, etc.

    1. Oi, Emílio. Eu uso essa mesma tinta e não tenho essa percepção, de que não tem cobertura. Aliás, nos vídeos que já gravei para meu canal usando as acrílicas para telas eu até falo que gosto bastante da cobertura dela. De todo modo, eu sempre aplico um fundo de tinta acrílica mesmo na tela, antes da pintura, com rolinho de espuma. Algumas cores são naturalmente transparentes (vermelhos, amarelos, violetas, alguns azuis), mas se você usar um mínimo de branco, não altear a cor. Eu uso esse recurso também. Eu uso sempre as tintas da Corfix, por isso não saberia te indicar outra marca. Abraços!

  23. Olá, boa noite, parabéns pela exelente publicação, e que bacana de sua parte tirar duvidas nesse espaço! Sou uma admiradora sua, amante da arte e gostaria de saber o que é mais adequado para finalizar uma pintura. um verniz acrilex fosco ou verniz brilhante, é uma boa? Ou ele fica sujo com o passar do tempo? Tem algum outro material mais adequado para conservação?
    Obrigada desde já.
    Atenciosamente, duda.

    1. Oi, Duda! Obrigada pelos comentários e elogios.
      Eu não uso nenhum verniz nas minhas telas, e uso muito pouco verniz em trabalhos, para ser sincera. Sim, os vernizes podem amarelar com o tempo, por isso prefiro sempre a tinta natural. Os acrílicos são muito resistentes… Eu só limpo as telas co um paninho seco, se necessário levemente úmido.

  24. Boa tarde, pintei uma tela e usei tinta acrílica da acrilex em tubo, a tela ficou grudando, uma semana depois e a tela continua grudando, comprei a tinta cosca da decofix e pintei por cima, fiz uma releitura vde Romero Britto, qual a solução?

  25. Porque minha tela ficou grudando como se fosse cola mordente, com a tinta da acrilex e o acabamento ficou horrível? Refiz todo o trabalho com a decofix fosca, ficou show

    1. Oi, Wanderley, para saber o que aconteceu preciso saber como você preparou a tela, imagino que o problema está aí, mas só sabendo todo o processo para te falar o que aconteceu.

  26. Boa tarde Cristina!
    Parabéns pelo seu trabalho! Agradeço pela boa vontade em esclarecer nossas dúvidas.
    Sou iniciante na pintura em tela, assisto os vídeos com dicas sobre o assunto. Pintei quadros com tinta acrílica da acrilex diretamente nas telas, dessas compradas em papelaria, e até agora não vi nenhuma alteração, já tem pelo menos seis meses, mas gostaria que tela apresentasse um acabamento mais refinado, poderias me esclarecesse como devo proceder com gesso acrílico. Devo passar uma demão e depois lixar? Qual a melhor forma de preparar a tela?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *