Pintura com acrílicos decorativos

Ao eleger um tipo de suporte para pintura decorativa, artística ou artesanal devemos escolher qual a melhor tinta ou produto mais indicado para a técnica que desejamos desenvolver.

Atualmente a grande maioria das tintas para trabalhos artesanais é do tipo ACRÍLICO, formuladas com resinas plásticas (polímeros acrílicos) de alta durabilidade, secagem ao ar, solúveis em água e atóxicas. Para cada tipo de suporte (peça ou material que será pintado) existe um tipo específico de tinta mais indicada.

Cada tinta é formulada com uma resina específica, a mais indicada para cada material, proporcionando melhor acabamento e durabilidade do trabalho. Portanto, embora as tintas para tecidos, madeira, cerâmica, porcelanas, vidros, metais e telas sejam todas do tipo acrílicas você deve utilizar apenas as tintas indicadas para cada superfície em seus trabalhos.

TIPOS DE SUPORTES E TINTAS

Para pintar materiais porosos como madeira, MDF, cerâmica crua, gesso, papel, papelão, cartão, metais, couro, pedra e plásticos, utilize as tintas acrílicas da Linha Decorfix. Essa linha apresenta 112 cores de acabamento fosco, 22 cores de acabamento brilhante e 10 cores de acabamento metálico, todas miscíveis entre si. A Decorfix é uma tinta de excelente cobertura e pigmentação, que oferece acabamento aveludado, altamente resistente e um odor muito suave, quase imperceptível. Apresentadas em frascos de 37, 60 e 250 ml, são econômicas e muito práticas. Essas tintas apresentam uma textura mais espessa que de uma tinta líquida, porém são mais leves que as tintas para telas, apresentadas em bisnagas e potes.

Para pintar materiais impermeáveis como porcelana, vidro, cerâmica crua ou esmaltada, azulejos, metais (que não enferrujem) e faiança, utilize as tintas acrílicas da Linha Decorfix 150. Essa linha apresenta 26 cores de acabamento brilhante, 11 cores de acabamento fosco, 5 cores de acabamento metálico e 4 cores “para canetar” (tintas mais líquidas e com maior concentração de pigmentos próprias para bico de pena e pincéis para filetes), todas miscíveis entre si. A Decorfix 150 é uma tinta de fixação a quente, portanto indicada apenas para materiais impermeáveis que podem ser levados ao forno. A queima deve ser feita em forno doméstico (a gás ou elétrico) na temperatura de 150 graus (daí o nome, Decorfix 150) por 35 minutos. Essa queima proporciona a fixação das tintas nesse tipo de material, que usualmente não pode receber tintas com secagem a frio, que não aderem definitivamente. Após a fixação das tintas com a queima, as peças podem ser utilizadas e lavadas normalmente.

TINTAS ALTERNATIVAS E PRODUTOS AUXILIARES

Além das tintas convencionais existem também algumas tintas de efeitos diferenciados e alguns materiais auxiliares que melhoram o desempenho das tintas comuns e são específicos para se obter efeitos e técnicas diferenciados. Cada linha específica possui seus auxiliares, e em alguns casos os auxiliares podem ser utilizados com tintas para diferentes suportes.

– TINTAS COM ACABAMENTOS EM RELEVO

Tinta Relevo 3D: Pode ser aplicada em qualquer tipo de suporte com secagem a frio, como: tecidos, madeira, MDF, gesso, cerâmica, tela, cartão, couro, metais etc. Em vidros e materiais impermeáveis pode ser aplicada apenas para efeitos decorativo, já que poderá soltar-se com facilidade. Em tecidos, utilizar apenas os de algodão, sem goma e pré-lavados, aguardando 72 horas para a lavagem após a pintura. Lavar com cuidado, sem torcer ou deixar de molho. Apresentada nos acabamentos: Brilhante (18 cores), Metálico (10 cores) e Glitter (8 cores), além da Relevo 3D Lumix, que brilha no escuro.Deve ser aplicada diretamente com o bico do frasco sobre os tecidos já pintados ou não. Deixar secar por 24 horas sem tocar e aguardar secagem completa por 72 horas.

Tinta Relevo Transparente: Indicada para efeitos decorativos em madeira, MDF, cartões, papel, tela, cerâmicas e metal. Não deve ser utilizada em tecidos. Apresentada na opção Incolor, para obter o efeito de (falso-mosaico) em 18 cores transparentes.

– TINTAS ESPECIAIS

Nessa categoria estão as tintas que criam efeitos diferenciados de pintura e que podem também ser combinadas com as demais tintas artísticas e decorativas.

Médium Envelhecedor: É um tipo diferente de tinta, uma espécie de “emulsão”, com uma textura consistente e de fácil aplicação, com alto rendimento. Especialmente indicado para criar efeitos de pátina e envelhecimentos em cores e acabamentos variados. Apresentado em frascos de 60ml, em 17 cores diferentes. Com alta concentração de pigmentos, os envelhecedores podem ser aplicados, inclusive, sobre peças com outros acabamentos, relevos, texturas e pinturas variadas.

– AUXILIARES PARA TINTA DECORFIX

Para utilizar com as tintas Decorfix (Fosca, Brilhante e Metálica)

EPAC*: Espessante para tintas acrílicas,serve para deixar a tinta mais grossas e facilitar a aplicação com estênceis, evitando, assim, que a tinta passe para o avesso durante a pintura. Misture 1 colher de chá de tinta com 3 gotas de EPAC e utilize a mistura em seguida. A tinta levará mais tempo para secar e pode até ser aplicada com espátulas, criando efeitos diferenciados de textura.
* Veja passo a passo com esse produto no link ao lado.

Gel Médium para Matizar Corfix: diluente natural das tintas acrílicas,facilita a aplicação, fazendo com que a tinta deslize mais facilmente pelo tecido, ideal para técnicas country e matizadas. Pode ser usado ao lado das tintas, no pincel, em “carga dupla” ou misturado às tintas, criando um efeito de transparência e retardando a secagem dos acrílicos.

– AUXILIARES PARA LINHA DECORFIX 150

Base Incolor Fosca
Quando misturada às cores da Decorfix 150 na proporção de 1 parte de base incolor fosca para 2 partes de qualquer cor brilhante, proporciona efeito fosco, sem alterar as cores.

Base Incolor Brilhante
Permite clarear as cores sem afinar as tintas, obtendo tons pastéis. Adicione uma parte de Base Incolor Brilhante para duas partes de qualquer cor. Também pode ser adicionada às cores foscas para obter acabamento acetinado.

Base Metálica Branca
Apresenta acabamento perolado quando misturada às cores foscas e metalizado quando misturada às cores brilhantes. Misture uma parte de tinta no acabamento escolhido para duas partes de Base Branco Metálica.

Médium Retardador
Serve para retardar o tempo de secagem das tintas Decorfix 150, facilitando sua aplicação e permitindo fazer mesclas de cores com mais facilidade. Adicione algumas gotas à tinta que está sendo utilizada.

Selador Incolor
Pode ser aplicado a pincel ou com esponja para isolar e impermeabilizar os suportes porosos antes da aplicação das tintas da linha Decorfix 150. Ideal para peças de cerâmica (biscoito). Ideal também para afinar as cores das tintas, misturando uma parte do selador para duas partes das tintas.


4 comentários sobre “Pintura com acrílicos decorativos

    1. Oi, Vitória, eu não envio respostas por email. E telas podem ser pintadas com acrílicos ou óleos… OS acrílicos para tela são de bisnaga, e diferentes das tintas acrílicas decorativas.

    1. Oi, Paulo, eu não recomendo… Aplique gesso acrílico na tela antes de pintar com tintas a óleo. Tinta para tecidos não vai dar um bom acabamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *