Acessórios para pintura

Eu já havia postado essa semana textos falando dos pincéis, ficou faltando apenas falar dos instrumentos para pintura mais utilizados nas técnicas decorativas, então aí vai!

ALGUNS DOS ACESSÓRIOS QUE MAIS UTILIZO NAS TECNICAS DE PINTURA DECORATIVA

Rolinho de Espuma:
Rolinho liso, próprio para aplicação de fundos, bases, e também de produtos especiais como Cola Permanente ou Termolina Leitosa. Também indicado para pintar grandes áreas de tecido com a tinta mais diluída, facilitando a aplicação.

Faça Bolinhas e Faça Olhos:
Instrumentos plásticos , da marca Pinctore Tigre, especiais para fazer bolinhas, traços, olhinhos (em formato ovalado e gotas), florzinhas, corações e demais grafismos na pintura decorativa. Muito útil porque permite fazer esses grafismos em tamanhos variados utilizando um só instrumento.

Espátula Plástica:
Espátula plástica para pintura, serve para retirar as tintas dos frascos, para misturar as cores e produtos, fazer aplicações de massas e texturas diretamente nas peças, enfim, para auxiliar em todo trabalho.

Fine Liner Bisnaga:
Kit para aplicação da tinta, composto por uma bisnaga plástica que armazena a tinta, 3 pontas metálicas em tamanhos diferentes (0,5, 07 e 0,9 mm) e um desentupidor para as pontas metálicas. Permite fazer traços e desenhos bem detalhados. Para colocar a tinta na bisnaga basta remover o bico e verter a tinta dentro da bisnaga. Você também pode usar as pontas metálicas do kit para encaixar em bisnagas das tintas que já vêm nesse tipo de embalagem, como a Corpuff e a Relevo 3D, obtendo traços mais finos e delicados. Ao terminar o trabalho, lave bem a ponteira e a bisnaga com bastante água corrente, deixe escorrer toda água até secar bem.

Fine Liner Pipeta:
Kit para aplicação da tinta, composto por uma pipeta plástica que armazena a tinta e uma ponta metálica com um desentupidor. Permite fazer traços e desenhos bem detalhados. Para colocar a tinta na pipeta, aperte-a para fazer pressão e solte-a dentro do recipiente com a tinta, para que a tinta entre na pipeta. Ao terminar o trabalho, lave bem a ponteira e a pipeta com bastante água corrente, deixe escorrer toda água até secar bem.

Pano úmido:
Paninho desses utilizados em cozinha, mais durável e que não solte pêlos, ideal para manter os pincéis limpos durante todo trabalho. Eu utilizo sempre e recomendo. Também é ótimo para retirar a tinta acrílica ainda úmida de peças de madeira e telas, durante o trabalho, para corrigir erros e borrões.

Esponjas de todos os tipos:
Eu utilizo muito as esponjas grosas e finas, além das marinhas, para criar fundos manchados muito facilmente. O segredo ao usar esponjas com as tintas é não colocar tinta em excesso, e retirar o excesso batendo, primeiro, em um pedaço de papel. Depois, ao trabalhar na peça, comece com batidinhas leves, sem carregar demais de uma vez só. Vá acrescentando a tinta aos poucos. Use um pedaço com cada cor ao fazer mesclas de cores e nunca trabalhe com as esponjas molhadas, sempre prefira as secas ou pouco úmidas.

Tanque para lavar pincéis:
Especial para limpeza de pincéis com água ou solventes, tem 3 compartimentos diferentes para se colocar os líquidos, que podem ser usados gradativamente (para a primeira limpeza, mais pesada, e as posteriores, com os pincéis já mais limpos). Também apresenta uma base inclinada com ranhuras, própria para a limpeza dos resíduos de tinta mais resistentes.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *