Médium Envelhecedor e acabamento envelhecido


Caixa pintada com um floral inspirado nas pinceladas do bauer e envelhecida com Médium Envelhecedor em tom de azul antigo

Ontem postei uma peça pintada com o barroco brasileiro, cuja característica é o acabamento envelhecido, e fiquei de postar mais informações sobre esse acabamento, então aí vai…

Para quem gosta de bauernmalerei, boas dicas…

MÉDIUM ENVELHECEDOR

O Médium Envelhecedor é uma tinta diferente.
Ao invés de ser utilizado simplesmente para cobrir o suporte que está sendo trabalhado, ele é uma espécie de emulsão pigmentada, uma tinta especial e própria para efeitos de pátina suave, que oferece um acabamento envelhecido de maneira rápida e prática em materiais variados como madeira, cerâmica, gesso, couro, tela, paredes, metais, papelão e muitos outros.

É um produto a base de água, não tóxico, de secagem rápida e sem cheiro. Apresentado em 18 cores diferentes (os lançamentos recentes foram as cores branco e amarelo ocre) sua aplicação pode ser feita com pincel, esponja ou com um paninho, retirando o excesso e em seguida, para obter diferentes níveis de envelhecimento, que é o efeito de pintura que dá uma aparência antiga às peças.

Certamente você conhece a técnica de envelhecimento com Betume da Judéia…
Pois bem, o Médium Envelhecedor serve para a mesma aplicação, porém com as vantagens já citadas acima: atóxico, sem cheiro, a base de água, com secagem rápida e em várias opções de cores diferentes.

Além disso, o Médium Envelhecedor é também uma tinta para tingimento, já que, devido a sua consistência e acabamento (com transparência), ele não cobre a superfície completamente, deixando transparecer os relevos e texturas naturais do material em que está sendo aplicado.

É possível criar uma infinidade de técnicas diferentes com o Médium Envelhecedor, e em cada uma delas o efeito obtido será diferente e surpreendente: podemos fazer marmorizados, falso batik (tingimento) em madeira, pátinas variadas, efeitos decorativos diversos e muito mais.

Podemos aplicar o Médium Envelhecedor em superfícies já pintadas ou peças cruas. Recomenda-se a aplicação de um verniz ou seladora nas peças cruas, para que o efeito de envelhecimento fique mais natural e suave e não tão intenso. Os produtos Corfix que você pode utilizar para essa finalidade são: Verniz Spray Artfix, Goma Laca Incolor ou Verniz Acrílico.

Para suavizar o efeito da Médium Envelhecedor e fazer correções e retardar a secagem do produto utilize o Gel Médium para Matizar, também da Corfix. Ele funciona como um diluente natural do Médium Envelhecedor e pode ser utilizado misturado diretamente ou aplicado posteriormente, com um paninho, na superfície já trabalhada, para ajudar a fazer o efeito de pátina.


2 comentários sobre “Médium Envelhecedor e acabamento envelhecido

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *