Publicações com Bauernmalerei

Como já falei a vocês aqui, nesse ano em que pretendo criar novos projetos me bauern para meu blog, quero também contar um pouco da minha história com essa técnica.

Para isso, andei, literalmente, remexendo em meus baús, procurando nos “meus guardados”, como se costumava dizer, tudo que arquivei sobre essa técnica em meu trabalho em 25 anos de ateliê. E entre tantas coisas, achei algumas das publicações abaixo:


Revistas só de técnicas de pintura em madeira

Publicadas por editoras variadas, essas foram apenas as primeiras revistas que fiz inteiramente com técnicas de pintura em madeira, sobretudo o bauern.
São do tempo em que eu ainda trabalhava para o ateliê da empresa Acrilex, embora eu tenha que esclarecer que já pintava esse tipo de técnica antes mesmo de ir para lá, no ano de 1996. Minhas primeiras pinceladas de bauern e pintura barroca foram ainda no finalzinho dos anos 80.
Juro, foi por volta de 1988, 1989 que eu realmente comecei a me dedicar à essa pintura!


Dando aulas pela Acrilex…

As revistas segmentadas ainda eram coisa rara, mesmo no final dos anos 90, por isso conseguir convencer as editoras a publicarem as primeiras revistas de pintura em madeira não foi muito fácil. Mas eu tenho muito orgulho em dizer que participei ativamente desse processo, levando a sugestão e produzindo as revistas, com o aval das empresas, naturalmente…

A própria empresa Acrilex publicou uns fascículos com pranchas de pintura e os riscos, um tipo de publicação bem interessante, uma espécie de apostila avançada, com qualidade de revista. Pena que esses fascículos não existem mais…


Capa do fascículo de pintura em madeira com a técnica Bauernmalerei, publicado pela Acrilex

Eu pintei várias pranchas de madeira com os motivos para fazer essa publicação, e agora estou retomando esse trabalho, vou pintar novas pranchas e re-editar algumas das antigas. E espero ter, em breve, novos produtos dessa técnica para apresentar a vocês…


Uma das pranchas pintadas…

É nisso que estou trabalhando agora! 🙂


4 comentários sobre “Publicações com Bauernmalerei

  1. Olá Cristina!

    Primeiramente quero parabenizá-la pelos seus excelentes trabalhos! São lindos! Já assisti quase todos os seus vídeos!
    Esta semana começarei um curso de bauern. Tenho praticado em casa, assistindo seus vídeos. Gostaria de saber se há previsão para o clube do bauern, ou se já começou, e como faço para participar.

    Parabéns pela dedicação!
    Abraços

    1. Olá, Bruna, que legal, bom saber que tenho fiéis seguidoras como você…
      Eu adoro a pintura bauern, e vou sempre dar uma atenção especial à ela.
      O Clube do Bauern não está formatado ainda, devo admitir que ando muito ocupada e me divido em mil para dar conta de tudo. Mas é um projeto que vai tomando corpo aos poucos…
      Esse ano eu já postei muitas coisas do tema aqui, e espero postar ainda muito mais. Também estou começando a produzir novos materiais didáticos com o tema, e assim que as coisas começarem a acontecerm, irei publicar as novidades aqui, continue acompanhando,
      E se você usa o facebook, curta minha página sobre baurn lá, as novidades também serão postadas. Veja o link abaixo!
      https://www.facebook.com/BauernmalereiComCristinaBottallo
      Beijos e até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *