Pintura em Tecido

Pintura em Seda com Gutas, informações básicas


Publicado originalmente no Guia de Pincéis que fiz com a Pinctore Tigre, essas são algumas das informações básicas sobre pintura em seda com tintas específicas.

A pintura com Guta, ou Serti, éuma das técnicas mais tradicionais de pitnura em seda e tecidos finos, é feita em duas etapas: na primeira aplicamos a guta, que é uma espécie de goma, que delimita o desenho e bloqueia as tramas do tecido, impedindo que a tinta para seda, que é líquida, corra pelo tecido.

Se a guta for incolor, como na técnica original, ela deverá ser retirada após a pintura com as tintas, e o contorno ficará na cor natural do tecido. Se a guta for colorida, ela permanecerá no tecido após fixação, como um contorno feito com tinta.

Após a aplicação e secagem da guta é feita a pintura com as tintas para seda, que são bem líquidas e se espalham pelo tecido até encontrar o bloqueio da guta, permanecendo nos espaços delimitados.

As tintas para seda têm fixação a quente, passando a ferro ou à vapor, em uma panela especial. A guta incolor sai com água na lavagem e a guta colorida também é fixada a quente.


Publicação feita por mim para fascículo de pintura em seda da empresa Acrilex


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *