1 post por dia,  Trabalhos Manuais

DECOUPAGE EM TECIDO – 114

Oi, pessoal, boa tarde!

Antes de qualquer coisa já vou agradecer a todas as pessoas que entraram em meu blog ontem, muito obrigada pela visitação aqui, fiquei muito contente! E bati meu recorde novamente. Obrigada!!!

Também queria dizer que fiquei muito satisfeita com o resultado da chamada para o sorteio, em breve irei publicar aqui o nome de todas as minhas amigas (só tive amigas esses dias) que mandaram seus comentários e estão participando do sorteio do DVD, que será ainda essa semana. Avisarei vocês sobre a data correta, ok?

Bem, vamos ao trabalho… O post de hoje é uma técnica bem simples, mas muito procurada, a decoupage em tecido:


Toalha de mão com decoupage de guardanapo

Essa técnica é interessante porque todo mundo pode fazer sem nenhuma dificuldade, basta usar os materiais corretos.

A decoupage é um técnoca de colagem em que a figura se “mistura” à peça onde está colada de maneira que
quase não se note que se trata de uma colagem. E justamente para que esse efeito seja mais evidente, papéis bem finos e delicados como os guardanapos decorados são ideais para fazer decoupage.

Podemos fazer decouapge m todas as superfícies, sem restrições, porém em tecidos é necessário que se utilize uma cola especial, que não saia com as lavagens e nem deixe o tecido engomado, brilhante, ou com aspecto grosseiro. A cola especial para essa técnica chama-se Cola Para Decoupage em Tecidos.


Detalhe da toalha

Vejam como o guardanapo se “integra” ao tecido, inclusive mantendo a textura de sua trama. Por isso é importante que se utilize um cola correta para a fixação dessa colagem, que não interfira no tecido nem solte com as lavagens…

O modo de fazer é simples:
– Prepare o tecido que irá receber a decoupage lavando-o e esticando em uma placa com cola permanente.
– Retire as películas brancas do guardanapo e recorte as partes da figura que você deseja aplicar.
– Passe cola para decoupage na peça de tecido, na área que irá receber a figura.
– Coloque o guardanapo sobre a cola e passe mais uma camada de cola sobre o guardanapo, delicadamente.
– Aguarde secagem por 12 horas antes de decorar com tintas relevo ou outro tipo de tinta.
– Pinte ou decore o trabalho com desejar e aguarde mais 24 horas de secagem.
– Retire a peça da plcada de madeira e aguarde 72 horas para usá-la ou lavá-la.

Algumas dicas importantes para que sua decoupage em tecido fique perfeita:

– Utilize apenas tecidos de algodão ou que tenham pelo menos 60% de algodão em sua composição (tecidos sintéticos não apresentam boa fixação da cola e a decoupage pode soltar).
– Lave a peça de tecido muito bem antes da aplicação para retirar todo excesso de goma.
– Trabalhe com pincel chato de pelos macios.
– Retire as películas (folhas brancas) que ficam na parte de trás do guardanapo e aplique apenas a folha colorida.
– Para retirar essas películas mais facilmente, passe o guardanapo a ferro não muito quente.
– Trabalhe sobre tecidos claros porque os guardanapos são muito finos e ficam transparentes com a cola. Se você aplicá-los em tecidos escuros as cores poderão ser alteradas.
– Aguarde 72 horas antes de usar ou lavar a peça de tecido que recebeu a decoupage.


Camiseta com decoupage

Depois de feita a decoupage, complemente o trabalho com tintas relevo 3D (próprias para tecidos) ou tintas para tecido comum. Fazendo os acabamentos com pinturas seu trabalho ficará com aspecto mais natural. Na camiseta acima eu fiz o barrado ao redor da “janela” em que está o gato com tintas para tecido e tintas relevo. Na toalhinha acima eu apliquei apenas as tinats relevo 3D.

Gostaram da sugestão? Pois então imaginem quantas possibilidades de trabalhso você poderá fazer com essa técnica… Em meu site tneho um passo a passo de um pano de prato com decoupage, vale a pena conferir. E na LOJA, também no meu site, você encontrará produtos para pintura em tecidos com DVD, revistas, pincéis e kits… Visitem!

/>
DVD e Revistas de Pinturas em Tecidos


15 Comments

  • eni silva

    olá cris
    ficaram maravilhosas a decoupagem eu tinha medo de experimentar essa técnica comprei até a cola certa mas fiquei na dúvida………mas ficaram uma graça .obrigada cris agora vou começar a fazer…….bjks

  • toninhs

    Oi Cris
    Tenho uma netinha de 1 ano 3 meses que é a coisa mais linda e acho que vai gostar de artesanato também, mas aqui em casa todo mundo fala não chega perto das coisas da sua vó porque vai pegar a doença.. tudo que eu faço ela quer pegar e toda roupa nova ela ja quer vestir e ainda desfila.
    Adorei a ideia da camiseta e vou fazer para Maria Clara .
    Bjssssssssssss

    • Cristina Bottallo

      Que legal, Toninha, estimue muito sua neta, eu agradeço aos meus pais por terem me incentivado, e também porque estudei em uma escola que tinha artesanato como matéria de artes, isso foi fundamental para meu desenvolvimento, e trabalhos manuais podem ser uma opção de trabalho excelente. Parabéns para vc e para ela. Um beijo grande!

    • Cristina Bottallo

      Patrícia, é difícil dizer… eu, pessoalmente, nunca usei essa marca, uso todos os produtos da Corfix. Vc vai ter que testar… Boa sorte!

    • Cristina Bottallo

      A placa com cola permanente é um recurso usado na pintura em tecido, é uma placa de madeira, acrílico ou papelão rígido preparada com cola permanente, um produto para artesanato cuja finalidade é deixar a superfície aderente para que os tecidos fiquem fixos durante a pintura.

  • Daniela

    Cristina,bom dia!
    Sou coordenadora de um colégio e vou confeccionar uma camiseta usando a mãozinha das crianças recortadas em tecido para formar figuras como borboleta, patinho etc.
    Gostaria de saber como proceder na colagem desse tecido na camiseta e se a cola a ser usada é a cola permanente para tecido.
    Desde já, muito obrigada pela ajuda!
    Daniela

    • Cristina Bottallo

      Olá Daniela, boa ideia! A cola indicada é a Cola Pano, a cola permanente é para outra coisa, é para fazer adesivos tipo post-it, que não secam. Cole com Cola Pano e ficará ótimo. Bom trabalho!

    • Cristina Bottallo

      Olá, Rosa, para colar guardanapos você não deve usar cola pano, mas sim a cola para decoupage em tecido que indico na técnica. A cola pano só fixa tecido com tecido ou tecidos em outros materiais. Bom trabalho!

  • brenda

    Olá Cristina,em alguns gardanapos vem 2 camadas finas de papel,colei o gardanapo e acidentalmente nao tirei essas duas camadas.
    quero saber se há algum proplema,e se quando for lavar o gardanapo pode se soltar?
    obrigado desde ja.

    • Cristina Bottallo

      Olá, Brenda… Sim, poderá haver algum problema, já que acamada mais interna (uma das folhas que está por baixo) é a que recebeu a maior quantidade da base, e as demais camadas poderão se soltar com as lavagens, sim. Recomendo que vc aguarde e observe, e se necessário, remova toda aplicação e refaça.

  • brenda

    Olá Cristina,em alguns gardanapos vem 2 camadas de papel,quando fui colar o guardanapo ,nao tirei essas duas camadas.
    quero saber se o quardanapo pode soltar na hora de lavar por conta disso?
    obrigado desde já.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *