1 post por dia,  Pintura em Tecido

CAMISETA COM QUILT – 50

Poucas pessoas sabem, mas quando comecei a trabalhar e montei meu primeiro ateliê aberto ao público, há 20 anos atrás, minha atividade principal era o bordado, sobretudo kits de Ponto Cruz que eu fazia com a marca FEITO EM CASA, que aliás ainda me pertence… Depois acabei me envolvendo com a pintura e como trabalhei em fábricas de tintas, é muito mais fácil as pessoas associarem meu trabalho à pintura, mas o bordado foi minha estréia de fato..

Bem, saudosismos à parte, ainda gosto de bordar, e espero voltar a fazer dessa atividade uma das minhas principais. Tenho, inclusive, planos para uma linha de encadernação com bordado, que estou desenvolvendo e qualquer hora dessas vocês irão conhecer.

Lembrando desse tema, minha sugestão para hoje é uma camiseta com aplicação de tecidos e bordado, uma técnoca de quilt. Vejam o modelo:


Camiseta com quilt de flores

Para fazer essa peça você irá precisar de uma camiseta branca ou de cor clara, termolina leitosa, pincel ou rolinho de espuma, cola pano, retalhos de tecidos estampados para patchwork, botões em formatos diferentes, como florzinhas, estrelas e corações, agulha e linha para bordado em tons de verde, amarelo, vermelho e azul, combinando com as cores dos tecidos.

Aplique Termolina Leitosa nos retalhos de tecido, pelo dado da frente e pelo avesso, com um pincel largo ou rolinho de espuma. A termolina serve para engomar o tecido, impedindo que ele desfie ao ser recortado. Aguarde secagem entre cada aplicação.

Recorte nos tecidos as flores e folhas, utilizando desenhos simples, que você pode retirar de revistas ou mesmo copiar a partir da foto abaixo. Recorte também os miolos das flores.

Cole os recortes na camiseta com a cola pano, aplicando-a no verso dos apliques. Observe que o motivo deve ficar alinhado e centralizado corretamente. Utilize uma placa de madeira ou cartão com cola permanente por baixo da camiseta, na parte em que será feita a colagem para proteger a parte de trás.

Após a secagem da cola (por uma hora, aproximadamente), borde o motivo com pontos simples de bordado feitos a mão: ponto zigue-zague, ponto atrás e ponto correntinha para fazer as hastes das flores. Utilize cores de linhas que sejam contrastantes às cores dos tecidos, para que se notem os pontos.

Depois é só decorar com os botões, que também devem ser bordados. Fácil, não?


Detalhe do bordado

Gostaram da sugestão de hoje? Eu espero que sim, afinal hoje é um dia especial, o dia da técnica de número 50 desse ano, agora só faltam 315 sugestões! Ufa, haja inspiração…

Beijos e até amanhã,
Cristina
www.cristinabottallo.com.br

3 Comments

  • Cristina Bottallo

    Nossa, Ana Maria, de fato acho que não há período mais estressante do que o vestibular dos filhos…
    Eu mesma já passei por isso duas vezes, e ainda tenho um terceiro filho que daqui a 3 anos estará nessa situação…
    Minha filha estuda no interior também, em Botucatu – SP. Manhã vamos levá-la para lá…
    Estou numa semana só de correria e deixei alguns trabalhso prontos, vou confessar, estou mudando para um novo ateliê semana que vem, mas em breve espero voltar com minha produção normal.
    Quanto à sua pergunta, se você passar apenas duas demãos de termolina e usar uma agulha com ponta não haverá problemas. Boa sorte para sua filha e um ótimo período de trabalho para vc!

  • Andrea Antonino

    Olá Cristina adorei seus trabalhos estou montando um blog, pois faço patchwork gostaria de aparecer no goglle mas preciso de seguidores me da uma força. Visite meu blog e fique minha seguidora. Obrigado bjs.www.patchworkandrea.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *