1 post por dia,  Pintura em Tecido

PANO DE PRATO COM PINTURA IMITANDO PATCHWORK – 52

Bom dia, bom domingo!

Vou confessar a vocês que sempre fui muito resistente à pintar panos de prato. Pode ser bobagem minha, mas nunca entendi muito bem porque dedicar tanto tempo a uma pintura que depois teria como finalidade ser um objeto menos importante, como é o caso dos panos de prato.

Mas depois acabei entendendo que além de ser uma tradição nossa (acho que ninguém pinta panos de prato tão bem como as brasileiras), essa é uma atividade artesanal das mais difundidas em nosso país. Então aí vai minha modesta contribuição*:


Pano de prato com pintura patchwork

* Quando digo modesta contribuição, não estou exagerando. Tem gente que faz verdadeiras obras de arte em panos de prato por aí, essa minha sugestão é só uma brincadeirinha perto dessas artistas…

Bem, de todo modo, vamos às dicas relacionadas a essa técnica. Antes de mais nada, sempre que for pintar em tecidos utilize uma placa de madeira preparada com cola permanente para esticar o tecido, mantendo-o firme durante todo trabalho. Isso é importante porque na pintura em tecidos não há correções. Depois escolha pincéis adequados ao tipo de tecido e pintura que você irá fazer. Ei já dei uma dica sobre pincéis para pintar tecidos no post do dia 16/02, Almofada com Gato. Utilize os mesmos pincéis que indico por lá.

A tinta que será utilizada deve ser de boa qualidade, com cores firmes e excelente cobertura, já que nessa técnica o fundo de cada parte do motivo é pintado de uma cor e depois decorado com grafismos e desenhos imitando estampas de tecido de patchwork. Prefira tintas que não sequem muito rápido e que não sejam muito plásticas para que o acabamento não fiquei grosseiro.

Para fazer os desenhos, utilize motivos mais básicos (flores, corações, formas geométricas) e divida-os em partes, como se os motivos fossem de fato compostos por diversos retalhinhso de tecido.

E, por fim, utilize um “faça bolinhas”, que é um instrumento para pintura com diversas pontas com bolinhas em tamanhos diferentes. Com esse instrumento é possível fazer bolinhas e a partir delas florzinhas, corações, folhas…


Detalhe da pintura

O segredo para esse patchwork ficar mais bacana é dar uma leve sombreada em volta de cada área pintada com uma determinada cor, como se essa área estivesse me relevo. Para sombrear, utilize um pincel pata-de-vaca (veja o post do dia 16/02) e bata uma cor de um tom mais escuro sobre a cor de fundo já aplicada. Trabalhe úmido sobre úmido, para mesclar bem as cores.

Para fazer diferentes tipos de estampas com as mesmas bolinhas, varie os tamanhos delas, asism como sua posição. Por exemplo, para fazer os corações, agrupe 3 bolinhas, duas em cima e uma em baixo, bem juntinhas. Para fazer as folhas, faça uma bolinha e puxe-a para baixo. Crie suas próprias estampas.

Gostaram? E o tema PINTURA EM TECIDOS interessa a vocês? Vejam as opções de DVD e revistas que ofereço em minha LOJA, em meu site, que é o www.cristinabottallo.com.br

Beijos e até amanhã,
Cristina


5 Comments

  • eni silva

    oi cris ,olha eu aqui mais uma vez ,como voce tem falado é pintar no pano de prato nao tem mesmo correção eu já tentei varias vezes seguir dicas de outro artesões mas desistir pelo menos você tentou e conseguiu e mostrou suas habilidade ,eu prefiro pintar caixinhas ou dar minhas pinceladas mas ficou muito bom está pintura é a sua marca quando vejo essas tecnicas ja sei que é você eu gostei e é facil nao gosto de pano de prato liso a cozinha tambem tem que ter um charme parabéns um bom domingo pra você beijão

  • NaraVasques

    oi amiga, to querendo fazer uns panos de prato, sempre usei os de sacos, porem como estou querendo fazer um trabalho mais bonito e trabalhosos e com isso queria usar um tecido de qualidade, de cores variadas e q enxugue bem.
    você saberia dizer o nome de alguns tecidos para fazer esse panos de pratos?
    te agradeço desde ja
    NaraVasques

    • Cristina Bottallo

      Nara, o ideal é vc usar um tecido de sacaria, que é mais fino, para fazer a parte do pano de prato que será usado para enxugar e fazer a pitnura em tecido mais fino, como popeline ou tricoline. Eu faço assim…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *