TEXTURA ENVELHECIDA COM BETUME – 58

Oi, pessoal!

Posso dizer apenas que sobrevivi à mudança… Mas que caos! Eu fico impressionada em ver quanta coisa eu já juntei nesses anos de ateliê. Ok, já são mais de 20 anos, mas que loucura! Também é verdade que gosto muito de todas as coisas que tenho…
Agora até eu arrumar tudo, vão umas semanas, sendo muito otimista.

Bom, vamos à técnica do dia…


Textura envelhecida com betume

As peças que utilizei nessa técnica são vasos de cerâmica, mas você poderá fazê-la em outros materiais como tela ou madeira também.

O primeiro passo é fazer a textura na peça. Para fazê-la, utilizei a Pasta para Modelagem. Esse material é bastante resistente e flexível, por isso pode ser usado em telas também. e como ele adere muito bem em qualquer superfície, nem é preciso preparar a peça, basta aplicar a textura diretamente na cerâmica. Para criar esse efeito rústico eu apliquei a pasta com uma esponja bem grossa, em camadas generosas. Depois é só deixar secar bem, por uns dois dias.

Para pintar eu utilizei o Médium Envelhecedor na cor betume, que é um substituto do betume convencional, que é a base de aguarrás e tem a secagem mais lenta. O Médium Envelhecedor é um excelente substituto do betume, porque o acabamento é o mesmo, só que com a vantagem de ser solúvel em água, sem cheiro e com secagem bem mais rápida.

Para pintar, aplique o médium com um pincel de pêlos macios e retire o excesso com um paninho, deixando mais escuro em baixo (limpando menos em baixo) e mais claro em cima (limpando mais). Uma boa dica é utilizar o Gel Médium para Matizar misturado ao envelhecedor, ele serve para diluir o envelhecedor e facilitar a limpeza. No final, se você quiser limoar mais as peças, basta passar um paninho com um pouco de gel. Mas observe que a quantidade de gel a ser misturada é bem pequena, no máximo 10% de Gel Médium para Matizar para 90% de Médium Envelhecedor.


Vaso com detalhes

A peça acima, que também é de cerâmica, tem um desenho diferente com textura e aplicação de um “cordão” na própria peça (que faz os desenhos das flores )e nesse caso não foi necessário aplicar a pasta para fazer a textura, mas aí sim é necesário usarmos um fundo para impermeabilizar a peça (a pasta funciona com um fundo no primeiro vaso). Aplique uma demão de base acrílica para artesanato em toda peça e deixe secar bem.

Em seguida, com um pincel de pêlos macios, aplique o médium envelhecedor no vaso, limpando mais em algumas partes e menso nas outras. Em geral limpamos menos nas partes que têm textura e próximo do cordão desenhado na cerâmica.

Depois de pronto é só deixar secar bem por 24 horas e aplicar cera me pasta incolor em toda peça, para proteger e dar acabamento (os dois vasos receberam a aplicação de cera).

Essa técnica, com esses mesmos produtos, pode ser feita em telas, para quem gosta de texturas e acabamentos neutros, fica bem legal.

E quanto aos produtos, todos que eu utilizei são da marca Corfix. Gosto de indicar porque esses produtos não são encontrados em todas as linhas de tintas nacionais que temos no mercado.

Bem, bom sábado para vocês e até amanhã…

Cristina Bottallo
www.cristinabottallo.com.br


6 comentários sobre “TEXTURA ENVELHECIDA COM BETUME – 58

  1. olá cris seu trabalho ficaram maravilhosos eu amo fazer envelhecimento em peças também pricipalmente para corrigir pequenas imperfeições da peça, eu imagino você fazendo numa tela se na ceramica já ficou tão lindo parabéns ficaram ótimos

    beijos
    eni

  2. adorei esse vasos ,acho muito lindo a pintura envelhecida.gostaria que vc me enviase a lista de materiais para a pintura envelhecida.aguardo resposta.

  3. oi cristina gostei muito do seu trabalho os vasos ficarão lindos, gostaria de fazer uma textura envelhecida na minha sala mais nao sei o nome do material que tenho que usa tinha como vc envia eles pra mim beijo obrigada vou fica esperado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *