PINTURA GRAFITADA EM MADEIRA – 60

Bom dia a todos!

Hoje será meu primeiro dia em meu novo ateliê. Claro que ainda está longe de ser um dia de trabalho normal, vou para lá para começar a arrumação, mas não deixa de ser uma data importante: meu primeiro dia em meu novo ateliê, dia 01 de março de 2010…
Vou guardar a data para comemorar o aniversário depois (eu adoro comemorar datas!)…

Bem, chega de conversa e vamos à técnica do dia, a Pintura Grafitada em Madeira:


Peças de madeira com a Pintura Grafitada

Essa técnica é bem bacana e pode ser feita em qualquer peça de madeira natural ou MDF. Como ela tem um efeito rústico, a peça não precisa de nenhum preparo especial antes da pintura.

O mais bacana é que ela é feita com uma tinta que não usamos normalmente em pintura em madeira, a tinta acrílica para telas, dessas que vêm em bisnagas, como a tinta a óleo. Para quem não conhece, essa é uma tinta acrílica, portanto solúvel em água e de secagem rápida, mas que apresenta uma consistência mais pastosa, como a tinta a óleo utilizada em telas. Além disso ela tem um acabamento diferente, com brilho natural da própria tinta, e uma capacidade de cobertura muito boa, tanto que a técnica grafitada é feita sobre o fundo pintado de preto.

Essa técnica tem esse nome por causa do efeito da tinta relevo aplicada no final, na cor branca, com traços, detalhes e grafismos. Veja como fazer:

– Não há necessidade d epreparar apeça previamente. Aplique uma demão da tinta acrílica para telas na cor preta em toda peça, utilizando um rolinho de espuma para criar uma certa textura. Nos cantos da peça e nos lugares em que os rolinho não possa ser utilizado, aplique a tinta com um pincel de cerdas grossas. Aguarde secagem completa por cerca de 2 horas.
– Utilizando um lápis branco (de giz ou pastel, de preferência), faça desenhos simples em toda peça, como corações, flores, formas geométricas, peixes, borboletas etc.
– Utilizando pincéis chatos de cerdas, pinte os desenhos com as cores de tinta acrílica para telas que desejar, aplicando as tintas puras, sem diluir, e deixando uma margem entre uma cor e outra (sem encostar uma cor na outra).
– Pinte primeiro os motivos e depois os fundos que ficam ao redor dos motivos, sempre deixando a margem. Aguarde secagem completa novamente.
– Utilizando tinta relevo branca, faça os contornos e grafismos com pontos, espirais e traços feitos de forma bem gestual, sem marcar demais nem carregar a tinta com excessos. Para conseguir traços mais finos, utilize uma ponteira de metal encaixada no bico da bisnaga. Aguarde secagem completa por 24 horas sem tocar.


Detalhe da cômoda


Caixinhas pintadas com a mesma técnica

Dicas dessa Técnica:
– As tintas acrílicas coloridas realçam muito mais obre o fundo escuro aplicado, mas dependendo da cor é bom você acrescentar um pouquinho de tinta branca, sobretudo se for uma cor mais transparente com os amarelos e vermelhos.
– Ao aplicar a tinta com rolinho, a camada de fundo ficará mais grossa e com uma leve textura, o que irá realçar ainda mais a aplicação das cores.
– Não há necessidade de preparar a peça antes da pintura porque a tinta acrílica para telas é mais grossa e fica na superfície da peça, não sendo facilmente absorvida. De todo modo, se você achar necessário, aplique duas demãos da tinta, sempre com rolinho de espuma.
– Ao aplicar as cores com pincel, utilize a tinta puram sem diluir, e “raspe” o pincel na peça, sem esticar demais a tinta e sem fazer uma cobertura uniforme, as “falhas” de pintura são bem-vindas nessa técnica.
– Ao aplicar a tinta relevo, trabalhe com a bisnaga inclinada e faça gestos rápidos, com a mão leve, para conseguir traços mais finos e naturais.

Gostaram? Eu adoro essa técnica, o grafitado é um estilo de pintura que “inventei” para usar em meus trabalhos e com o qual consigo me expressar muito bem (pelo menso eu acho que sim….
E digo que inventei porque eu o chamo assim – na verdade a gente nunca inventa nada, apenas vê o que existe e aplica com nosso estilo particular. Eu pelo menos fiz assim…

Bem, aproveitem o dia e até amanhã!
Cristina
www.cristinabottallo.com.br


Um comentário sobre “PINTURA GRAFITADA EM MADEIRA – 60

  1. Oi, Teresinham obrigada pela mensagem carinhosa e pela oração, essas mensagens são sempre bem-vindas…
    Vou contar um pouco a história de meus ateliês amanhã, e também vou colocar algumas fotos do novo ateliê, de uma olhadinha…
    E sobre a pintura grafitada, eu utilizo esse termo nessa técnica que desenvolvi, mas como você pode ver não é um trabalho que tenha equivalência com os grafites pintados em muros e paredes, um trabalho que admiro e aprecio muito, mas que infelizemnte eu nãos ei fazer…
    Bem, um beijo e muito sucesso para você, que você tenha seu ateliê um dia desses…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *