CAIXA COM FLORES PRENSADAS – 62

Bom dia!

Antes de falar da técnica do dia preciso dizer que o show de ontem foi maravilhoso…
Eu adoro ir a shows, acho que nada se compara à emoção de estar perto do seu artista preferido, de ver (e sentir) a vibração coletiva naquele espaço onde as pessoas se reúnem para ouvir sua música – fico imaginando a emoção de quem está na palco, deve ser uma experiência única.
E eu esperava muito por esse show – me lembro da primeira vez que ouvi uma música do Coldplay, deve ter sido em 2003, 2004… Me lembro do primeiro CD que comprei, dos primeiros vídeos que assisti…
A noite estava muito agradável – um pouco fria para época, mas pelo menos sem ameaças de chuva e com uma lua linda, e eu ainda estava com minha família e com amigos queridos. Todas as músicas tocadas são lindas, o visual do show era caprichado, todos nós ganhamos um CD da banda na saída (!) e ainda guardei umas borboletinhas de papel que eles jogaram sobre pista (ainda vou fazer uma colagem com elas e colocar aqui noblog). Foi, portanto, um show inesquecível!

A técnica de hoje é mais uma variação do trabalho com flores prensadas. Gosto muito de falar desse trabalho porque sua aplicação é muito abrangente, já mostrei aqui cartões e bijuteriais, agora apresento mais uma ideia de caixa para quem adora fazer esses objetos:


Caixa com pátina e flores prensadas

O procedimento de secagem das flores é o seguinte:

– Colha flores e folhas naturais que deseja secar na prensa.
– Coloque-as sobre as folhas de papel mata-borrão e entre folhas de papel absorvente e jornal. feche a prensa e aperte-a bem.
– Deixe a prensa fechada por dois dias. Abra a prensa e troque os papéis-toalha e jornal por folhas novas. Não mexa nas flores e folhas nem trique os papéis mata-borrão.Volte a apertar os parafusos.
– Aguarde mais dois dias e repita o procedimento mais duas vezes. Não abra as folhas de papel mata-borrão que estão com as fores para não retirá-las do lugar.
– Aguarde uma semana e repita o procedimento mais uma vez.
– Repita mais uma ou duas vezes, trocando os papéis agora apenas uma vez por semana. Não há necessidade de trocar as folhas de papel mata-borrão, apenas as folhas de papel toalha e jornal.
– Após três ou quatro semanas, abra a prensa, separando com cuidado as folhas de jornal e papel toalha e removendo as páginas de papel mata-borrão.
– Retire com cuidado as folhas e flores do papel mata-borrão e guarde-as em envelopes de papel para que você possa usá-las nas colagens.

Para preparar a caixa de madeira ou MDF:

– Pinte a peça com uma cor de tinta acrílica decorativa desejada (no caso, o rosa). Aplique de duas a três demãos, intercalando secagem.
– Aplique uma demão de cera em pasta incolor em toda a peça e agurade 10 minutos.
– Aplique uma segunda cor de tinta (no modelo, a cor areia) em toda peça, ligeiramente diluida com um pouquinho de água, Aguarde secagem completa.
– Lixe a peça com uma lixa mais grossa, n.150. Limpe com uma flanela seca para lustrar.

Para fazer a colagem das flores e folhas:

– No modelo acima a colagem foi feita sobre um pedaço de papel artesanal, então comece recortando um pedaço de papel cerca de 2 cm menor que o tamanho da tampa da caixa e colando-o na caixa com cola branca. Aguarde secagem da cola.
– Com uma pinça pegue as folhas e flores e disponha sobre o paple já colado, montando o arranjo como desejar.
– Passe cola gel para decoupagé no verso de cada plantinha com um pincel de pêlos macios e fixe-as na caixa. Comece a colar pelas folhas que ficam por baixo das flores.
– Siga colando as flores do mesmo jeito.
– Utilize um pedacinho de pano macio para retirar o excesso de cola. Deixe secar por meia hora.
– Com um pincel linner e tinta acrílica na cor chocolate faça os detalhes como filetes, galhinhos e arabescos. Deixe secar por alguns minutos.
– Aplique uma demão do verniz spray fosco para dar proteção ao arranjo.

[img:caixa_com_flor_seca_2.jpg,resized,vazio]
Caixinha de papelão com colagemd e flores prensadas

Essa mesma colagem pode ser fieta em outras peças, como caixinhas de papelão compradas prontas. Sempre utilize o verniz sprau para dar proteção às aplicações.

E se você gostou dessa técnica, veja me meu site, que é o www.cristinabottallo.com.br , na página LOJA as opções de materiais que ofereço, como a prensa para secagem de flores e a revista com toda técnica e muitos passos com ideias diferentes de aplicações das flores.


Prensa e revista disponíveis no site

Bom dia e até amanhã!
Cristina


9 comentários sobre “CAIXA COM FLORES PRENSADAS – 62

  1. Que bom, Cristina que o show Do Coldplay foi incrivel.Concordo com você, quando diz que é emocionante estar no show de uma banda que gostamos muito.Me senti assim quandofui pela primeira vez no show do Metallica em 93, foi meu primeiro show internacional, foi demais!
    Infelizmente deste ano não pude ir,mas sei que eles ainda vão voltar.E desta vez não vou perder…
    Adorei a tècnica de hoje

  2. Boa Tarde,
    gostaria de saber onde encontar o papel Mata Borrão na cidade de são Paulo. Há lguma papelaria especial como “A Casa do Artista”?????
    Agradeço as informções fornecidas.
    Olinda

    1. Olá, Olinda, como vai:? O papel mata borrão pode, sim,1 ser encontrado na Casa do Artista (Visitex) aqui em São Paulo. Bem-vinda ao meu blog.

  3. Oi Cristina, boa tarde!
    Adoro seu trabalho, Parabéns, gosto de artesanato de bom gosto!
    O papel mata borão é facilmente encontrado em papelaria?
    ou posso usar o papel canson?moro em Curitiba vc sabe algum lugar aqui onde encontrar.
    Um abraço e bons fluidos!

    1. Olá, Isis, obrigada! Que bom, espero que você volte muitas vezes ao meu blog e site. O papel mata borrão é um papel de 100% algodão, pode ser encontrado em boas papelarias que vendem materiais para aquarela e gravura. Com o canson dea certo também, mas o mata borrão absorve mais. Eu não conheço um ligar em Curitiba, mas se tiver uma boa papelaria, deve ter pelo menos o papel para aquarela. Muito obrigada pelo carinho e beijos…
      Cristina

  4. moro em Tatui interior de são paulo .
    procurei pela cidade inteira ,mas não encontro o papel mata borrão.
    oque eu posso usar para subistituir o papel mata borrão.
    desde ja muito obrigado

    1. Oi, Rita, tudo bem, o papel mataborrão é um papel feito de algodão, 100% algodão. Se vc não encontrá-lo, procure papéis para aquarela de algodão. Ou, então, use papel canson de gramatura 180gr.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *