CAIXA COM DECOUPAGE E RELEVO – 68

Oi, pessoal…

Essa ainda não é a primeira técnica feita em meu novo ateliê, mas ontem eu já trabalhei por lá e tirei fotos. Ficou faltando escrever os textos, mas como preciso usar a internet da minha casa (o ateli~e ainda não tem telefone fixo nem internet), acabei não conseguindo preparar os posts. Mais uns dias e eu me organizo de vez, enquanto isso deixo alguns posts prontos para ir colcoando no ar…
Ah, e as fotos do ateliê eu colocarei aqui no blog amanhã, ok?

Bem, o trabalho do dia é uma decoupage feita com relevo, mais uma boa sugestão para quem gosta de fazer caixas:


Decoupage com relevo

A pintura de fundo da caixinha é uma pátina com cêra, feita com tinta acrílica decorativa e médium envelhecedor. O que ela tem de diferente é que eu inverti a aplicação deas tintas na base e na tampa da caixa, criando um efeito de contraste entre as duas partes. Veja como fazer:

– Comece lixando a peça e retirando bem o pó. Em geral não é necessário lixar peças de MDF, mas dependendo da qualidade do material, prefiro passar uma lixa bem fina, n.600, para suavizar a superfície. E se a peça for de madeira, aí sim precisa ser bem lixada.

– Na tampa, aplique o médium envelhecedor na cor mogno em toda peça, com um pincel macio de pêlos,e retire o excesso em seguida com uma paninho. Aguarde secagem por duas horas.

– Na base da caixa aplique de duas a três demãos de tinta acrílica decorativa na cor pérola ou marfim, intercalando secagem, até cobrir bem. Deixe secar bem.

– Passe cera em pasta incolor nas duas peça e deixe secar por uns 10 minutos.

– Na tampa, aplqiue uma demão de tinta acrílica decorativa na cor pérola (ou marfim), ligeiramente diluída em água, sobre a peça já com a cera. Deixe secar bem.

– Na base da caixa aplique uma demão de médium envelhecedor na cor mogno e retire o excesso com um paninho em seguida. Faça a aplicação com um pincel de pêlos bem macios, sempre na mesma direção. Deixe secar bem, de preferência de um dia para outro.

– Lixe as duas partes da caixa, sempre na mesma direção, com uma lixa n.150 ou 220. Retire o pó e lustre com uma flanela.

– Agora faça a colagem da figura. Eu utilizei um papel para decoupage com gravuras antigas. Recorte as figuras e cole-as com Cola Gel para Decoupage. Aguarde secagem completa até o dia seguinte.

– Para realçar o efeito da gravura, aplique Tinta Relevo Transparente incolor sobre a figuram diretamente com o bico do frasco, e aguarde secagem completa por 24 horas. Certifique-se de que a colagem das figuras está bem seca antes de aplicar o relevo.

Bem, por hoje é isso, pessoal, amanhã tem mais…
Beijos,

Cristina
www.cristinabottallo.com.br


3 comentários sobre “CAIXA COM DECOUPAGE E RELEVO – 68

  1. Eni, a figura é asism desenhada, e o brilho final é por conta do relevo incolor. A técnica é como eu expliquei no post, não tem segredo…
    Beijos…

  2. Olá Cristina…gostaria de fazer uma de suas caixas… é uma que está naquele passo a passo que você fez… ela é feita com desenho … você contorna com cola branca em alto relevo e passa betume em pasta… depois pra limpar o betume da parte branca vc indica diluente eco… não consegui achar aqui onde moro… é o mesmo diluente para tinta de tecido ? Teria outro produto que possa usar no lugar ? Obrigada !

    1. Olá, Danielle…
      Bem, sobre a técnica que você quer fazer, a tinta relevo que utilizo não é cola branca, e o resultado com a cola não é o mesmo, por isso procure utilizar a tinta relevo brilhante branca, como eu indico. O Diluente Eco não é um produto para tintas de tecido, na verdade, não tem nada a ver com essa linha, e nem devemos utilizar produtos para tecidos em madeira. O Diluente Eco substitui a terebintina e a aguarrás, utilizadas na limpeza e diluição de tintas a base de solventes e óleos, como o betume. A vantagem deo diluente Eco é que ele tem o cheiro mais suave. Mas você pode utilizar aguarrás, sem problemas.
      Bom trabalho para vc!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *