Pintura Barroca

A Pintura Barroca, Barroco Brasileiro ou Barroco Mineiro, é uma variação ou adpatção da técnica de pintura Bauernmalerei aqui no Brasil.

Mini-cômoda com pintura barroca do meu acervo.
Mini-cômoda com pintura barroca do meu acervo.

Para entender melhor, bauern em alemão quer dizer campestre e malerei quer dizer pintura. Bauernmelerei é, portanto, a pintura campestre alemã, equivalente à folk art americana, que significa algo como arte do povo.

Todas essas modalidades de pintura são pinturas decorativas, modalidade das artes visuais mais ligada às tradições regionais, feita por artesãos e amadores, pessoas comuns, que não são, necessariamente profissionais das artes.

Relicário com imagem de Frida Kahlo e pintura barroca, criação que fiz para a exposição
Relicário com imagem de Frida Kahlo e pintura barroca, criação que fiz para a exposição “Relicários de Frida Kahlo”.

Dentro das modalidades de pintura decorativa tradicional que fazemos no Brasil, a que mais se aproxima dessas técnicas com origem européia ou americana é o Barroco Brasileiro ou Barroco Mineiro, muito popular nas decorações de igrejas, mobiliários e imagens de santos católicos, sobretudo em Minhas Gerais, nas igrejas Coloniais.

Capa do folheto Ateliê Manequim sobre Barroco Mineiro
Capa do folheto Ateliê Manequim sobre Barroco Mineiro

Foi nesse encarte da revista Manequim, do finalzinho dos anos 80, que conheci a técnica e tive a oportunidade de fazer algumas aulas com a professora Norma Donato, mestre nessa pintura e em outras técnicas interessantes.

Parte interna do livreto que muito me inspirou.
Parte interna do livreto que muito me inspirou.

O Barroco tem algumas particularidades, como a simplificação dos motivos, o acabamento envelhecido e a pintura dos motivos com uma camada maior de tinta, com um certo volume.
Eu, particularmente, gosto muito dessa técnica, e ainda faço com muita satisfação.

A técnica original, como eu aprendi, está na minha apostila Bauernmalerei e Pintura Barroca, com textos explicativos, dicas de materiais, passo a passos, riscos e fotos.

Primeira apostila que fiz, com as técnicas Bauernmalerei e Pintura Barroca.
Primeira apostila que fiz, com as técnicas Bauernmalerei e Pintura Barroca.

Estou trabalhando em peças novas, com a técnica em um estilo “renovado”, adaptada para nossos tempos atuais, e pretendo fazer novas apostilas também.
Continuem me acompanhando aqui no blog e vocês verão.
😀


4 comentários sobre “Pintura Barroca

  1. Eu amo essa pintura ,tenho uma revista antiga q tem uma matéria dessa pintura numa caixinha de requeijão…guardo ate hj doida para fazer,tentei mas n gostei!
    Bjs

    1. Oi, Cléa… O Bauer é bem gostoso de fazer sim, mas requer um pouco de paciência, concordo que no começo pode parecer meio complicado, ou podemos não ficar tão satisfeitos com o resultado. Meu conselho é que você insista, e não desista, se quiser mesmo experimentar.
      Abraços e bom trabalho!

    1. Oi, Silvia, tudo bem? vendo as apostilas de Bauernmalerei em minha loja virtual, no meu site, nesse link: https://www.coresdacris.com/loja
      A apsotila que tem a técnica toda explicada, desde o começo, é a de capa azul, essa: https://www.coresdacris.com/product-page/copy-of-apostila-da-pintura-bauern-e-barroco
      Na loja você pode pagar com PagSeguro ou se preferir pode fazer um depósito bancário pelo itaú, e cofirmar o pedido por email.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *