NOVO ATELIÊ

Oi, pessoal, como eu havia prometido, aí vão as fotos do meu novo ateliê…


Fachada do ateliê

Antes de mais nada, queria falar um pouquinho sobre os meus “espaços”. Eu já tive vários ateliês, uns mais improvisados, outros bem arrumados até, mas todos eles têm (ou tiveram) uma coisa em comum: foram muito, muito diferentes do meu ateliê ideal.

Para mim o ateliê ideal seria um espaço bem amplo, um galpão, com uma porta grande de correr de vidro em uma das laterais. Essa porta daria para um jardim com muitas plantas floridas e algumas árvores bem perfumadas e frutíferas, como jasmins e laranjeiras. Todo meu material (tanto meu equipamento de gravura como de pintura e encadernação) ficaria nesse galpão, e ele teria ainda um espaço para eu receber meus amigos e clientes, com um sofá, poltronas e um balcão, que daria em uma pequena cozinha bem arrumada, feita para preparar coisinhas simples e gostosas de comer.

Bem, esse é o ateliê ideal que eu imagino para mim, um que talvez eu ainda venha a ter… Mas o fato é que estou bem satisfeita com o ateliê que tenho hoje. Ele é um sobradinho muito simpático, com a fachada branca e com tijolinhos, pedras e detalhes em azul colonial.

Na parte de baixo funcionará a loja e a sala de aula, que imagino inaugurar para o público na metade do ano. Nos fundos ficará o ateliê de serigrafia. Esse ateliê é especial porque estou construindo um espaço próprio para ele, e está ficando muito bom, embora ainda falte bastante coisa para arrumar…


Futuro ateliê de serigrafia

No andar de cima ficam meus ateliês de trabalho, e foram esses espaços que eu consegui arrumar. São três salas:


Ateliê de Criação

O primeiro é o que chamo de “Ateliê de Criação”. É nele que eu faço meus projetos, esboços, testes. É o quarto mais amplo do sobrado e o que fica na parte da frente da casa. Lá eu coloquei minha bancada alta, própria para fazer as encadernações, e em breve chegará a mesa de trabalho em “L” que eu encomendei para usar ali. E também é nele que vou montar minha biblioteca de livros de arte e trabalhos manuais. Como vocês podem ver meus livros estão empilhados, ainda falta arrumar uma estante para eles. Eu me orgulho muito da minha coleção – eu tenho um acervo bem legal, não penso duas vezes quando vejo um livro que me interessa, acho que livros são meu ponto fraco de consumo (rsrsrs…).


Ateliê de Encadernação

O segundo é o “Ateliê de Encadernação”. Nele ficam todos meus equipamentos para encadernação, como guilhotinas, furadoras de papel, máquina de costura, prensa… Como ele fica no quarto menor, não é um local em que eu vá ficar e produzir, mas sim uma oficina com ferramentas e máquinas especiais para uso eventual.


Outro ângulo do mesmo ateliê

O bacana desse sobrado é que todos os 3 quartos têm armários embutidos, e por isso eu consegui guardar meu material longe da vista e da poeira. Depois vou pensar em um jeito de decorá-los de uma forma bem legal, imaginei umas pinturas bem legais para eles…

E, por fim, meu “Ateliê de Pintura”, esse sim já foi inaugurado (já estou trabalhando nele) e está perfeito, até resgatei minha mesa de trabalho que ano passado ficou encostada. Eu gosto muito dessa mesa, ela me acompanha há mais de 15 anos, já até perdi a conta…


Ateliê de Pintura

Aqui ficam meus pincéis, cavaletes, tintas, peças, telas etc…


Outro ângulo do ateliê de pintura

Ainda falta fazer muita coisa: arrumar a sala de aula, decorar a loja, arrumar o jardim, arrumar a sacada (o ateliê de encadernação tem uma sacadinha bem simpática que eu pretendo decorar com cactos e pinturas mexicanas), arrumar um espaço para meu forno de cerâmica… Mas o importante é que já estou instalada e trabalhando.

Ufa! Ainda falta muito, mas estou bem contente e espero em breve trazer mais fotos e novidades para vocês.

Um beijo!


9 comentários sobre “NOVO ATELIÊ

  1. Nossa, quanto trabalho heim!?!! Mas quando estiver tudo prontinho e decorado vai ficar muito bom, tudo muito organizado!! É bom quando está tudo em ordem né, parece que a gente fica mais inspirada! E, que tal uns vasinhos de plantas em cada sala, pra dar vida, quando já estiver tudo pronto heim?! Pelo que eu vi as salas são bem ilumidadas e arejadas, acho que daria certo.
    Está ficando ótimo seu ateliê, boa sorte na arrumação!
    Beijoss

  2. Oi Cris. Adorei o local. Quando estará aberto a aulas??
    Quero muito fazer uma aula com você Adoro suas técnicas e seus trabalhos.Aguardo seu email com o endereço do atelie.
    Beijos.

    1. Oi, Sandra…
      Nossa, meu ano já deu tantas voltas… eu tinha planos de começar a dar aulas no começo do ano, mas as coisas foram acontecendo e no fim, nada de aulas. Na verdade, não estou dando aulas, e ainda não sei se irei programar algo assim. Mas se eu resolver, te aviso, pode aguardar. Beijos e obrigada!

  3. Olá Cristina,

    Minha mãe viu uma peça sua na Revista Casa Cláudia Ano34 nº12, se trata de um relicário com a imagem de Frida Kahlo. Como posso adquirir?

    Aguardo retorno,

    Laíse Melo

  4. Boa noite Cristina. Gostaria muito de fazer aula de pintura. Sou dentista e gosto muito de trabalhos manuais e tenho interesse em fazer aulas de pintura em porcelana. Gostaria de conhecer seu atelier e preciso do seu endereço. Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *