PINTURA FLORAL ENVELHECIDA – 71

Bom dia, amigos…

O sol e o calor voltaram fortes a São Paulo. E os dias bonitos também…
Por isso escolhi um trabalho para hoje bem colorido e florido:


Pintura Floral Envelhecida em tons de amarelo, rosa e envelhecedor marrom claro

Para quem gosta de pintar madeiras, sobretudo as técnicas pinceladas, como o bauernmalerei e folk art, essa técnica é perfeita para deixar fluir o gosto por cores e desenhos mais estilizados. Digo isso porque as pinceladas utilizadas nesse trabalho são as mesmas dessas técnicas, só que aplicadas de forma mais leve.

Eu também gosto muito do acabamento envelhecido, acho que ele dá um aspecto mais agardável às pinturas, e como hoje existem muitas alternativas de produtos no mercado, as possibilidades são inúmeras…

O Médium Envelhecedor que utilizo para fazer o acabamento envelhecido pode ser encontrado em diversas opções de cores, e é a base de água, o que porporciona uma secagem mais rápida e sem cheiro. Na peça acima eu usei o médium envelhecedor marrom claro, e na peã abaixo o black green. Obserevem que variando as cores das tintas aplicadas nos motivos e a cor do envelhecedor, uma peça fica completamente diferente da outra:


Caixinha com motivos pintados em tons de pêssegp e cerâmica e envelhecedor black green

Vejam como fazer:

– Lixe a peça de madeira e retire o pó. Aplique uma demão de Base Acrílica e aguarde secagem.
Lixe a peça novamente.
– Aplique duas demãos de tinta Decorfix Fosca na cor areia, intercalando secagem. Risque a peça com motivos florais e inicie a pintura das folhas com o pincel e as cores verde–água, verde mediterrâneo e branco.
– Pinte a flor central com as cores lilás, laca rosa e branco, utilizando o pincel E85. Pinte em seguida as tulipas com as cores laca rosa, amora e branco, utilizando o mesmo pincel.
– Pinte as flores redondas com azul inverno, a parte central com lilás. Faça as bolinhas e pétalas brancas com o pinta-bolinhas.
– Pinte a lateral da caixa com a cor verde gris.
– Com as tintas Decorfix Fosca nas cores branco e laca rosa, decore a caixa fazendo espirais e outros detalhes e com um palito ou cabo de pincel, pinte as bolinhas com a tinta branca. Aguarde secagem completa por algumas horas.
– Aplique uma demão de verniz spray Artfix fosco em toda a caixa, por dentro e por fora. Aguarde secagem por alguns minutos.
– Aplique o Médium Envelhecedor na cor blue night diretamente na caixa e espalhe-o com o pincel chato. Assim que aplicar o médium, retire o excesso com um paninho limpo. Aguarde secagem completa por algumas horas.
– Depois de bem seca a pintura, lixe a peça para obter o efeito envelhecido. Lixe sempre na mesma direção, acompanhando os veios da madeira. Limpe para retirar o pó e lustre a peça com uma flanela.
– Utilizando a estopa, aplique a Cera Incolor sobre toda a peça e aguarde secagem por cerca de 1

As cores indicadas no passo-a-passo acima são do modelo abaixo:


Caixinha com pintura floral em tons de azul

E aí, gostaram? Eu já pintei uma cômoda com essa técnica, ficou linda! Estou fazendo outras peças também, depois coloco as fotos aqui.

Espero que vocês tenham gostado… e até amanhã!

Cristina Bottallo
www.cristinabottallo.com.br


6 comentários sobre “PINTURA FLORAL ENVELHECIDA – 71

  1. cristina bom dia eu sou apaixonada por artesato amei seus trabalho são todos lindos.. eu gosto de tenta vazer mais tenho duvida e nas tinas um grande abraço

  2. cristina bom dia eu sou apaixonada por artesanato amei seus trabalho são todos lindos.. eu gosto de tenta vazer mais tenho duvida e nas tinas um grande abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *