BAÚ DE MADEIRA DECORADO COM GIZ PASTEL – 77

Oi, gente!

Esse foi o primeiro trabalho que fiz em meu novo ateliê, por isso essa é uma data especial! Êeee!

A técnica de hoje é um trabalho muito gostoso de fazer e que vai servir como luva para as professoras infantis e arte educadoras que frequentam o blog… Um bauzinho de madeira decorado com giz pastel:


Baú com borboletas

Esse trabalho é muito fácil de fazer, e o mais legal é que usamos produtos diferentes para a decoração e nada de tinta, para variar um pouco…

– O primeiro passo é lixar bem a peça de madeira para deixá-la lisa e sem imperfeições. Retire o pó.
– Utilize giz pastel oleoso para fazer essa técnica. Esse material é bem macio e mais cubritivo, ou seja, cobre melhor a superfície da madeira, por isso é mais indicado que o giz de cera comum.
– Procure fazer um desenho simples, ou estimule seus alunos a fazerem um desenho próprio. É possível desenhar levemente a lápis diretamente no baú ou copiar o desenho feito em papel com um vegetal e passá-lo para a peça com carbono.


Os desenhos devem ser feitos também na lateral do bauzinho

– Faça esse mesmo desenho em todas as faces do bauzinho, adaptando-o ao tamanho de cada uma das laterais.
– Comece pintando a borboleta com as cores pêssego, amarelo e tons de rosa, como se estivesse pintando em papel, fazendo uma pressão uniforme até cobrir toda área desejada.
– Depois pinte o fundo da borboleta com o verde água bem claro e o fundo do bauzinho com o tom de verde piscina, mais forte. Ao pintar o fundo, procure fazer os traços na mesma direção.


Parte de trás do bauzinho, também pintada

– Para finalizar, com uma caneta permanente dourada, faça os contornos, bolinhas e detalhes em todo baú. Se você não encontrar a caneta permanente, poderá utilizar no lugar tinta relevo 3D metálica ouro, de preferência aplicada com uma ponteira de metal para que os traços saiam mais finos.
– Aguarde secagem completa de um dia para outro sem tocar e aplique uma demão de verniz spray fosco em toda peça, para fixar bem o giz e evitar que ele saia com o toque das mãos ou ao enconstar na superfície.

Essa técnica em outra versão e desenho está em meu site, que é o www.cristinabottallo.com.br, na página Passo-a-Passo – Técnicas em Madeira. Dê uma olhadinha por lá…

Um bom dia para vocês e até mais,
Cristina


Um comentário sobre “BAÚ DE MADEIRA DECORADO COM GIZ PASTEL – 77

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *