E os treinos, como vão?

Vão bem! E agora vão melhorar…

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Eu assino um site sobre corrida (Runner’s World) que posta diariamente uma frase sobre o tema (RW Quote of the Day). Dia desses veio uma frase que é perfeita, que diz algo que sempre pensei e vivo diariamente:

“You have time to run, if it’s a priority for you. If it’s not a priority, that’s fine—but don’t say you don’t have time.
– Laura Vanderkam »

Quer dizer algo como: Se você tem tempo para correr, é porque é uma prioridade para você. Se não é uma prioridade, tudo bem, mas não diga que você não tem tempo.

E corrida é exatamente isso, se é uma prioridade, você vai dar um jeito de colocá-la em sua vida.

Para mim é prioridade, e meus planos para esse ano de 2017 estão tomando forma.
Pretendo correr minha primeira maratona em junho desse ano, em Porto Alegre – RS, e semana passada tive meu primeiro contato com meu treinador.

Eu tive um treinador de corrida apenas por uns 2 meses, há uns 10 anos, quando tive uma asma por esforço e precisei mudar minha rotina de treinos. Ele me ajudou, na época, a voltar a correr depois de umas semanas apenas nadando e trotando leve.
Não considero esse tempo como um treino, porque na verdade eu estava em recuperação. Então posso dizer que em 17 anos de corrida essa será a primeira vez que irei treinar com um treinador de fato.

Hoje fiz o teste de 3 km, que consiste em correr no plano um tiro de 3 km, no máximo da velocidade que você consegue, usando um relógio que marca a frequência cardíaca. O objetivo é encontrar seu batimento máximo e o médio, para que o treinador monte a planilha de treinos baseando-se nessas informações.

Foi duro fazer um tiro, que é uma corrida mais curta e bem rápida, porque eu costumo correr mais por distâncias, sem me preocupar com tempo. Meus treinos regulares não têm tiros, mas todo mundo concorda que são esses treinos, de tiros, que melhoram o condicionamento dos corredores. São, portanto, fundamentais.

Acabei bem cansada, e nos metros finais tive a impressão que não ia conseguir, mas no fim, não fui tão mal assim:

Fiz:
3 km corridos em 15:16 (tempo)
FC média 179 (105%) (batimentos por minuto)
FC máxima 188 (110%)
FC mínima 130 (76%)

Ritmo médio 5:05 (minutos por quilômetro)
Ritmo máximo 4:10

Agora é esperar pela minha planilha e começar a treinar de verdade.
Faltam 158 dias para a minha maratona.
Pensando assim parece pouco, mas é suficiente. 😀
Vamos lá treinar!

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