GATO! – 86

Oi, gente…

Eu sempre gosto de falar que os gatos são os animais mais “pintáveis”, e vocês vão discordar?


Gato!

Esse quadrinho é uma ideia diferente em dois sentidos: primeiro poque não é feito em uma tela, mas sim em uma modlura de MDF, com tintas para pintar madeira; e depois porque o gato aqui aparece em “close”, só o rosto, com uma expressão bem interessante…

Bem, para fazê-lo eu utilizei a tinta Decorfix Brilhante, tinta acrílica para artesanato, em geral a gente não vê muitos trabalhos por aí com tintas brilhantes em MDF ou madeira, mas eu gosto muito do acabamento desse material, as cores são vibrantes e as peças não precisam de mais nada, só a tinta já basta.

O MDF é um aglomerado feito a base de pó de madeira, serragem e cola, por isso ele é uniforme e menos absorvente que a madeira natural. Em gerla não é necessário aplicar nenhuma base ou fundo na peça de MDF antes da pintura. O melhor é utilizar diretamente as tintas acrílicas. Para que a tinta brilhante fique com seu melhor acabamento.

N aprimeira etapa da pintura, faça o risco com a cara do gato e transfira para a moldura, mas sem os detalhes. Passe apenas o contorno da cabeça do gato e as linhas da montanha que fica atrás dele. Dessa forma você terá uma figura dividiad em três partes: o gato, o céu e a montanha.

Pinte cada uma delas com a cor de fundo correspondente: o céu em azul celeste, o gato em branco e a mantanha em verde folha. Aplique 3 demãos de cada cor, intercalando secagem.

Só depois de pintar bem os fundos é que passamos para a etapa seguinte, a pintura dos detalhes. E ne ssa etapa eu usei a mesam técnica de pintura com pincel pata-de-vaca que já fiz em outros trabalhos, com esse pincel, que tem o formato de uma brochinha chanfrada, faço batidinhas com as cores desejadas criando um efeito sombreado.

Esse processo eu usei na cara do gato, com diferentes tons de cinza para fazer suas listras na pelagem e detalhes como focinho e orelhas, e na vegetação da montanha.

Depois complete a paisagem com florzinhas feitas com o cabo do pincel ou o faça-bolinhas e o rosto com os olhos, bigodes, focinho e contornos.

Como falei inicialmente, essa tinta nem precisa de acabamento, feita a pintura, o trabalho está pronto. Fácil, fácil…

Eu imagino uma série de quadrinhos assim, com “carinhas” diferentes, de bichos e outros personagens… Qualquer hora dessa vou fazer…

E para você que gosta de gatos, visite a página GALERIA – PINTURAS no meu site e veja as telas que pintei com esse tema.

O seit, vocês já sabem, é o www.cristinabottallo.com.br

Beijos e até amanhã…


Um comentário sobre “GATO! – 86

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *