E o novo Bauernmalerei, sempre!

As primeiras apostilas que fiz, com o objetivo de ensinar minhas técnicas e divulgar meu trabalho foram publicadas em 1988. Parece inacreditável, mas já se vão quase 30 anos…


A primeira apostila de Bauernmalerei e Pintura Barroca, em versão revisada e digitalizada, mas mesmo conteúdo feito na primeira vez…

Muita coisa mudou de lá para cá, muitos materiais novos surgiram, muitas coisas eu fiz, aprendi, errei, corrigi, fiz de novo. E minha primeira apostila específica da pintura Bauernmalerei, embora um pouco mais recente, deve estar com uns 25, ou 26 anos, por aí…

Naquele tempo não tínhamos nem as tintas acrílicas decorativas próprias para esse tipo de trabalho, a pintura era feita com tinta látex (ou PVA) de parede, tingidas com corantes líquidos, porque também não havia ainda a máquina de misturar as tintas e fazer qualquer cor, como existe hoje.
Naturalmente a pintura em si permaneceu a mesma.

Mas será que permaneceu mesmo? 😉

Sim e não.
Explico: claro que o Bauernmalerei tradicional continua sendo o mesmo. Seu modo de ser feito, motivos, cores, estilo das peças…
O Bauernmalerei Tradicional segue sendo sempre muito apreciado, e está em meu canal, nesse vídeo abaixo:

Mas há o novo, o Novo Bauernmalerei que desenvolvi e trouxe para meu canal, com motivos mais leves e modernos, cores mais vibrantes, peças mais adequadas com o nosso tempo.
No vídeo abaixo você pode assistir a primeira das 4 aulas do Novo Bauernmalerei que está em meu canal:

E tem muito mais ideias para a gente espalhar essa pintura tão apaixonante por aí…


E tanto o novo chegou com tudo, que até virou matéria e capa de revista. Coisa boa!

Eu não canso de fazer, e nem de dividir com vocês.
Ah, e na Loja Virtual do meu site você encontra as apostilas, novas e antigas, Guias de Pinceladas, das tradicionais e do Novo Bauern, Pranchas de Motivos e muito mais.
Passa para ver!


A apostila do Novo Bauernmalerei, publicada em 2015.


5 comentários sobre “E o novo Bauernmalerei, sempre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *