1 post por dia,  Pintura em Tecido

PINTURA PORCELANIZADA EM TECIDO – 217

Bom dia, amigas e amigos do meu blog…

Acho que vocês já viram que inaugurei uma nova página em meu blog ontem, a página TODAS AS TÉCNICAS, que apresenta a relação completa de posts que ja publiquei, organizadas por categorias como Pintura em Tecido, Madeira, Scrapbook etc…

Assim fica muito mais fácil para vocês localizarem um post antigo que desejam rever ou mesmo para saber mais sobre tudo que eu já publiquei por aqui, e isso vale principalmente para quem está conhecendo meu blog agora. Então aproveitem bastante, e apenas informo que alguns posts ainda estão sem as fotos, eu estou atualizando aos poucos porque a mudança de formato do blog me obrigou a recolocar todas as fotos, e isso demora bastante, mas espero terminar em uma semana, aproximadamente.

E por falar em “todas as técnicas”, uma das minhas propostas aqui é apresentar um panorama geral de tudo que pode ser feito em pintura no artesanato, além de alguns outros trabalhos manuais que também faço. E eu não poderia deixar de lado uma das técnicas de pintura mais apreciadas em nosso país, a pintura porcelanizada em tecido:


Capa de caderno com pintura porcelanizada de rosas

Eu não sou uma expert nessa técnica, e confesso que tive que me esforçar muito, muito mesmo para aprender um pouco desse trabalho, mas valeu, afinal os artesãos brasileiros são reconhecidamente os melhores nessa especialidade, e eu tinha ao menos que experimentar.

Também devo dizer que esse estilo de pintura não é o meu preferido, nem reflete meu estilo artístico de trabalho, mas todo conhecimento é válido, e como essa técnica é muito mais difícil que as demais, saber fazê-la, mesmo que seja só um pouquinho, já é muito.


Detalhe de pano de prato pintado

Para quem não conhece a origem desse trabalho, a pintura porcelanizada em tecido veio da pintura clássica em porcelana, feita com tintas em pó misturadas com óleos e queimada em fornos especiais a mais de 730 graus. Eu também ja me aventurei nessa técnica, e o post de amanhã será exatamente sobre esse tipo de pintura a quente em porcelana.

Essa técnica também se assemelha à algumas técnicas de pintura folk art em madeira, claor que coma s devidas adaptações. Algumas dicas importantes para quem qure fazer esse tipo de trabalho:
– Pintar sobre os tecidos bem esticados e firmes
– Usar pouca tinta no pincel
– Não diluir as tintas para tecido, ou melhor, diluí-las somnete se for trabalhar com pincéis linner para fazer os contornos e detalhes
– Caprichar nas pinceladas de branco, que dão as “luzes” dessa pintura
– Praticar bastante para ficar com a mão leve, a pintura porcelanizada não pode ser carregada ou “pesada”


Toalha de bandeja com pintura porcelanizada


Detalhe da pintura de frutas

Os artesãos e artistas que apreciavam esse trabalho em pratos, xícaras e outras peças de louças trasferiram a técnica para o tecido, um material muito mais accessível. Só que pintar as flores e frutas em desenhos delicados como na porcelana em tecidos, muitoas vezes tecidos ber rústicos como os tecidos de sacaria é ainda mais complicado, afinal não há possibilidade de corrigir a pintura em tecidos. Bem, ficam aí algumas amostras desse trabalho e meus sinceros parabéns para os artistas que dominam essa arte, seu talento é imenso.


Saquinho de tecido pintado

Aespero que vocês tenham apreciado esse trabalho… e amanhã vejam aqui as peças de porcelana pintadas com essa técnica.

Abraços!


24 Comments

  • Janaina

    Oi Cris,

    Para quem domina pouco este estilo de pintura, está muito lindo.Parabéns!

    Eu estava fazendo um curso de pintura em tecido n no primeiro semestre deste ano.eEa prof. deu para nós pintarmos este estilo de pintura.Mas estou muito ruim ainda,Não consigo pintar as folhas direito… é uma lástima…mas vou continuar praticando…

    Beijão e um ótimo fim de semana.

    • Cristina Bottallo

      Essa técnica é memso muito difícil, Janaína, a gente não deve desanimar… e como todoas as técnicas, é tudo uma questão de prática, quanto mais fizer, melhor… Beijos.

  • Bianca

    Nossa Cris, que lindooo!! Fazia curso de pintura em tecido quando criança, e pra minha idade até que pintava bem, hehe. Hoje já não sei se consigo, teria que praticar muito antes!
    Parabéns pelos trabalhos, estão todos muito bonitos!
    Beijoss

    • Cristina Bottallo

      Obrigada pelos elogios, Bianca… e vc deve colocar fotos de seus trabalhos mais antigos em seu blog… POr falar nisso, vou visitá-lo hj, faz tempo que não passo por lá… beijinhos…

  • Ana Maria

    Oi Cris tb? Adorei suas pinturas!! Este é meu estilo de pintar, e modestia à parte eu pinto muito bem. Vc disse a verdade, precisa muita dedicação, eu pinto já à 14 anos e sempre acho que precisa melhorar um pouco mais…Eu adoro pintar tecidos!! Um beijão!!

    • Cristina Bottallo

      Oi, Ana Maria, que lega, eu não sabia que essa era sua especialidade! Como falei eu sou amadora nesse tipo de trabalho, mas gosta da ideia de aprender coisas desafiadoras… Mande fotos dos seus trabalho, se vc permitir, até publicarei aqui. Um beijão (estava com saudades…)!

    • Cristina Bottallo

      Oi, Eni, obrigada! Estou melhorando o blog sempre que consigo, e confesso que conto com a ajuda do meu marido, sem ele eu não faria nem metade do que está aqui… Ele cuidad os detalhes para mim, e isso é muito legal! 🙂 beijão…

  • Dulce Coelho Pereira

    parabens pelo seu trabalho,vc diz que não tem muita pratica,que é isso ~seus trabalhos estão lindos,sou profª aqui no rio de janeiro abraços

    • Cristina Bottallo

      Oi, Dulce, muito obrigada e bem-vinda ao meu blog… De fato a pintura porcelanizada não é minha especialidade, mas fico feliz em saber que consigo mostrar alguma coisa… Obrigada pelo comentário e volte mais vezes!

  • maria

    cristina,parabens sua pintura é tão linda que parece de verdade,eu estou trabalhando em um projeto, antigo que é um blog com meu artesanato de uma passadinha la e mediga o que achou…jabordados.blogspot.com ,este bolg e um tributo ao meu amor que partiu dia 26//04/10.

    • Cristina Bottallo

      Oi, Maria, orbigada, fiquei feliz com seus comentários… Vi seu blog, muito legal, parabéns… Bem-vinda ao meu blog e volte sempre para ver as novidades. Beijos…

  • luziane pereira da silva

    por favor, eu quero aprender a fazer rosas e pintura em fraudas , porém estou aprendendo sozinha e estou com muita dificuldade, moro na roça e nâo tenho acesso com facilidade a cidade, me ajuda por favor, me manda desenhos, podem me cobrar eu pago . meu telefone é 02899029226. meu enderço . rua ; maria acençâo soarez, 26. vieira machado..muniz-feire, espírito santo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *