RELICÁRIOS – 92

Olá…

Hoje meu post vai entrar um pouquinho mais tarde para compensar o atraso de ontem… Prometo que a partir de amanhã as coisas voltarão à normalidade…

Bem, minha técnica do dia é um relicário, um dos modelos que paresentei na minha exposição dos Relicários de Frida Kahlo ano passado. Aí vai o modelo:


Relicário Frida Kahlo

Um relicário é um local em que guradamos recordações, lembranças e objetos de valor. Pode ser uma caixa, um baú, um altar, ou, como nesse caso, um quadro decorativo. Os relicários mais conhecidos são os dedicados às imagens de santos e santidades em geral, mas minha sugestão aqui é usar um personagem que seja importante para você.

Frida Kahlo (1907-1954), para quem não conhece, é uma das artistas plásticas mais importantes de todos os tenpos. Mexicana, foi casada com Diego Rivera, outro grande artista da mesma nacionalidade. Grande parte das obras de Frida são auto-retratos em que a artista expressa suas grandes dores físicas, resultado de uma poliomilite na infâcia, várias doenças que a acometeram por conta desse mal e um acidente que ela sofreu aos 18 anos, quando passou a se dedicar à pintura. Seu trabalho é forte, vibrante, expressivo.

O trabalho que apresento hoje foi feito com imagens de uma de suas pinturas de auto-retrato. Eu fiz várias cópias de uma delas e montei em um moldura toda trabalhada, com pintura e colagens de tecidos, fitas e flores.


Detalhe da pintura da moldura

Eu pintei a moldura com duas cores da tinta acrílica decorativa fosca, verde água e rosa. As flores, pintadas em estilo mexicano, foram feitas com a tinta decorfix de acabamento brilhante, já que em geral o artesanato mexicano ápresenta esse tipo de acabamento.

[img:frida3.jpg,resized,vazio]
Detalhe do fundo da moldura

No fundo da moldura eu fixei um tecido pintado de violeta e fiz o acabamento com um cordão nas laterais e na parte inferior da moldura e um galão decorado e um renda branca na parte superior. Também colei no tecido florzinhas de chatons plásticos amarelas. Com tinta metálica ouro fiz as bolinhas que complementam a decoração do tecido.

Depois colei 5 imagens iguais da Frida, recortadas e coladas na peça com fita dupla-face de espuma (fita banana), para que ficassem em relevo. Depois de colar as figuras, fiz a decoração d aparte de baixo da moldura com florzinhas de tecido coladas junto à base da moldura.


Detalhe da base da moldura

O mais divertido em fazer os relicários é poder variar os enfeites, usando aquilo que temos à disposição. Todo tipo de aviamento e materiais para bijuterias são bem-vindos nessa técnica, assim como retalhos de tecidos e fitas e todo tipo de material de pintura.

Bem, essa é minha sugestão para hoje… Espero que gostem!

E se você gostou, saiba que a revista de miniaturização, que está em meu site, na LOJA (www.cristinabottallo.com.br).

Um abraço e até amanhã…
Cristina


Um comentário sobre “RELICÁRIOS – 92

  1. Eni, para falar a verdade a moldura já estava pintada com esse tom de rosa antes mesmo de imaginar o relicário… Acho legal combinar as cores assim, a partir de algo que já existe. Que bom que vc gostou!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *