1 post por dia,  Pintura em Tecido

JEANS COM TINTA PUFF – 93

Boa tarde!

Antes de mais nada, um excelente feriado de Páscoa a todas (os)! Amanhã vou contar para vocês como eram as Páscoas da minha infância… Esse é meu feriado cristão preferido.

E mais uma vez me atrasei um pouquinho com o post, mas foi por uma boa causa: amanhã recebo em casa pai, sogros, cunhados, irmãos e nove sobrinhos, além do pessoal de casa, claro, e estava fazendo umas comprinhas… Eu sempre faço o bacalhau da Páscoa (é um das tradições que eu procuro manter) na sexta-feira só para meu pai e sogros, mas esse ano eu resolvi chamar minha irmã e cunhados no domingo. Nossa! Vai ser uma loucura só…

Bem, vamos ao post do dia, mais um trabalho em tecido que eu gosto muito, tanto que eu uso essas peças:


Calça jeans com puff

Essa é uma técnica que você tanto pode fazer para reciclar um jeans que já tenha como para criar uma peça nova e exclusiva. A pintura foi toda feita com tinta puff, um tipo de tinta para tecido que expande com o calor e fica com acabamento aveludado e em relevo. Não se esqueça de lavar muito bem a peça antes da pintura, caso contrário as tintas não fixarão corretamente no tecido. E utilize apenas peças de algodão ou que tenham ao menos 60% de algodão em sua composição.

O que dá um toque diferente nessa peça é que trabalhei com essa tinta de duas maneiras: a tinta puff pode ser encontrada em bisnagas, com bico aplicador e em potinhos. A base puff em potinhos deve ser misturada com tinta para tecido na cor desejada para que essa tinta fique com o acabamento puff. A proporção é de três partes de puff para uma de tinta.

Primeiro fiz todas as misturas de base com tinta para tecidos em diversas cores. Como vocês podem ver, o desenho é bem colorido, como eu sempre gosto. Já com as cores prontas, eu risquei os desenhso de flores na calça. Fiz mais desenhos na parte de trás, em uma das pernas da calça, e na frente fiz apenas um detalhe menor, uma só flor. Utilizei um lápis branco de costira para desenhar.

Depois apliquei uma demãod e tinta para tecidos branca (sem a base puff) nos desenhos feitos no jeans, para que as cores não ficassem apagadas (pelo tecido escuro). Deixei secar bem esse fundo branco e só então pintei as flores e folhas com as misturas, utilizando pincéis, e sem detalhar demais, apenas mesclando dois tons em algumas partes, para fazer um leve sombreado. Deixei secar novamente.

Depois peguei as tintas puff em bisnagas e fiz todos os detalhes: contornos, filetes, arabescos, bolinhas e grafismos. Utilizei tons próximos aos tons já aplicados. Em seguida é necessário deixar a tointa puff aplicada secar por 24 horas pelo menos antes d efazer a expansão com calor. Esse tempo é importante para que a tinta expanda corretamente, se você tentar expandir antes das 24 horas, a tinta não ficará em relevo tão intenso.


Detalhe da pintura

A expansão deve ser feita com uma fonte forte de calor. O ideal, para que a tinta fique com bastante relevo, é utilizar um soprador térmico, que é um aquecedor próprio para serigrafia e trabalhso artesanais, que esquenta muito mais que um secador e deve ser passado pelo lado da frente da pintura, sobre a aplicação. Se você não tiver esse equipamento, um secador de cabelos bem forte pode funcionar. Caso contrário, prefira utilizar o ferro de passar roupa, pelo avesso da pintura, colocando a peça sobre um toalha de banho bem felpuda, para não “amassar” o relevo.

Ao lavar as peças pintadas com essa técnica, evite deixá-la de molho e esfregar diretamente na aplicação. Pode ser lavada em máquina, desde que no tempo mais curto, para peças delicadas.


Variação em calça de veludo

Veja acima a mesma técnica feita em um calça de veludo. Como a calça é clara, não é necessário aplicar o fundo branco. Também adoro essa calça e gosto de usá-la em minhas aulas e apresentações.

Bem, por hoje é isso, e como faço sempre, lembro a vocês que na LOJA do meu site eu ofereço uma série de produtos para pintura em tecidos.

[img:revista_tecido_1.jpg,thumb,vazio]
Revista Especial de Pintura em Tecidos

Um abraço e até amanhã,
Cristina
www.cristinabottallo.com.br[


3 Comments

  • Cristina Bottallo

    É verdade, Eni, eu postei as fotos mas elas estavam em péssima qualidade, depois a Juliana me avisou e eu arrumei as imagens. Que bom que vc gostou!

  • barbara

    parabens pela sua criatividade!
    me inspirei,e pensei se dava para usa-la tambem em blusas,vestidos,roupinhas de bebes e etc. sera que funcionaria tao bem quanto no jeans?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *