GAVETEIRO COM EPAC – 94

Bom dia!

Ah, hoje sim, consegui me organizar e o post vai entrar na hora certa…

Bem, eu disse que iria contar como eram meus domingos de Páscoa, não é mesmo? E como falei ontem, a Páscoa sempre foi meu feriado preferido. Primeiro porque acho que dentre os feriados cristãos a Páscoa é o mais significativo, o mais importante. Minha mãe, avó e tias faziam a novena na quaresma, e eu gostava daquela movimentação, embora não entendesse muito bem o significado de tudo aquilo. Mesmo assim eu gostava das reuniões, achava bacana.

Depois minha família sempre viajava para o sítio do meu avô, em Extrema, no sul de Minas Gerais (minha mãe é mineira) e eu simplesmente ADORAVA aquele lugar. Ele já não pertence mais à nossa família, mas é um lugar (e uma época) da qual nunca vou me esquecer.

E, por fim, havia a brincadeira de acharmos os ovos no domingo, ainda no sítio do meu avô… Meus pais os encondiam e eu e meus irmãos nos divertíamos muito com aquela “aventura”. E eu nem gostava de chocolate, meus irmãos acabavam comendo meu ovo de Páscoa – eu preferia quando ganhava dos meus tios e avós alguns doces como torrone e balas (aliás, ainda gosto muito de torrone e balas…).

A única lembrança nostálgica era que o domingo era dia de voltar para casa… E isso era tão frustrante! Mas a vida é assim, não é mesmo? Feita de coisas bacanas que acontecem de vez em quando, e muitas outras nem tão legais assim e mais frequentes, mas que proporcionam aqueles momentos bons, fazem com que eles tenham sentido. Afinal, esperar pela Páscoa a cada ano é muito gostoso…

Bem, chega de nostalgia, vamos ao post do dia (até rimou!):


Gaveteiro com epac e estêncil

Esse trabalho é uma ótima sugestão para vários tipos de peças, desde pequenos móveis como objetos utilitários e enfeites. A pintura com estêncil é bem fácil, e perfeita para quem não domina muito bem as pinceladas. Mas para ficar mais graciosa, para dar um toque a mais, trabalhar com o EPAC, que é um espessante da tinta acrílica, é o ideal.

Eu já falei desse produto aqui no blog em outros posts, o EPAC é um espessante das tintas acrílicas para artesnato, e o que ele faz é justamente tornar essas tintas, que têm uma consistência mais líquida, em uma tinta espessa, bem mais grossa e com textura. A pintura com estêncil, que é bastante simples, fica muito mais interessante quando feita com a tinta e o espessante, já que o resultado final é diferente, uma aplicação em relevo e em cores. Sem contar que essa é uma técnica perfeita para quem não domina muito os pincéis – trabalhar com estêncil é muito fácil.

Para utilizar o EPAC, misture 3 gotas do produto a cada colher de chá cheia de tinta. Prepare as tintas somente na hora em que form utilizá-las, uma vez que depois de preparada essa tinta deverá ser usada em seguida e não poderá ser guardada.

O gaveteiro da foto é de MDF e eu fiz uma pátina bem clara, da cor marfim sobre o fundo branco como base (veja nos posts anteriores a técnica “pátina lixada”). Para dar um toque diferente eu passei a pasta metálica Goldfix na cor ouro rico, com as pontas dos dedos, nos puxadores e nos cantos do mini-móvel. Depois fiz a pintura com o estêncil, utilizando as tintas preparadas com EPAC e uma espátula para aplicá-la em relevo. Só recomendo que você tome cuidado com a secagem dessa tinta, que ao preparar com EPAC e aplicar com espátula as tintas demoram mais a secar.


Porta-toalhas com estêncil e EPAC

Terminado o trabalho, aguarde secagem completa por 48 horas e depois passe cera em pasta incolor em toda peça para proteger a pintura. Essa técnica pode ser feita tanto em pequenos móveis como em objetos utilitários, como o porta-toalhas acima e também peças decorativas.

Bem, pessoal, é isso! Técnica do dia apresentada! E ela está no site, em um passo-a-passo com fotos, não deixem de olhar…

www.cristinabottallo.com.br

Bom domingo para vocês e até amanhã!

Cristina


Um comentário sobre “GAVETEIRO COM EPAC – 94

  1. Oi Cris,
    Lindo esse gaveteiro.Eu usei uma vez o EPAC, na Mega Artesanal.Nas oficinas do stand da Corfix.E eu gostei, só que eu não fiz mais.
    Mas vendo o seu gaveteiro me deu vontade.Pena que alguns produtos da marca Corfix são dificeis de encontrar.
    Até agora eu não encontrei o primer colorido na loja de artesanato perto de casa que eu costumo comprar.Acho que na 25 de março deve ter…
    Bom, um beijão e um ótimo dia para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *