ABAJUR COM PINTURA EM RELEVO – 95

Bom dia! E boa semana para vocês!

Ah, por falar em boa semana, a minha será a primeira sem pedreiros, pintores, serralheiros ou qualquer outro tipo de profissional em meu ateliê, que finalmente ficou pronto, pronto de verdade! Nem posso acreditar, hoje vou conseguir trabalhar sem nenhum barulho ou movimentação por lá… Êeeeee! Depois coloco mais fotos atualizadas do ateliê aqui…

O post do dia é um trabalho singelo e bem bonitinho:


Abajur com pintura em relevo

Aproveitando o “embalo” da técnica no jeans, feita com a tinta Corpuff, aí vai mais uma sugestão com esse mesmo material, só que nesse caso a pintura foi feita na cúpula de um abajur.

Talvez você tenha em sua casa um abajur desses, com uma cúpula de algodão cru, e que você queira renovar, dar outra cara. Caso contrário, você poderá comprar uma dessas facilmente em lojas de lustres ou de materiais para decoração de casa, são baratas e vêm em vários formatos.

A pintura foi feita com a tinta para tecidos comum com a base incolor Corpuff. Essa base é um produto que, quando misturada à tinta para tecidos, transforma essa tinta em tinta puff, que fica em relevo após a expansão feita com calor. A proporção para a mistura de base e tinta é de 3 partes de base para 1 parte de tinta na cor desejada.

Para fazer esse trabalho eu apliquei as tintas com pincel, em camadas grossas. Prepare as cores laranja, vermelho e preto com a base incolor Corpuff. A cor amarelo cádmio do fundo da pintura é de tinta para tecido sem a base.

Comece riscando com um lápis, de forma bem suave, os círculos em toda extensão da cúpula. Espalhe os círculos de forma uniforme.

Pegue um pincel chato e largo e com a tinta amarelo cádmio (sem a base) ligeiramente diluída em água (cerca de 15%), para que fique mais fluida, pinte o fundo da cúpula, ao redor dos círculos, deixando um margem em volta destes (sem encostar no limite do desenho). Eu gosto muito desse recurso de deixar um espaço entre os motivos, na foto você podem ver os espaços sem pintura, com a cor natural do tecido da cúpula aparecendo.

Em seguida pinte os círculos vermelhos, feitos com a mistira da base incolor corpuff e a cor vermelho fogo da tinta para tecidos. Também mantenha o espaço entre os círculos e o fundo já pintada de amarelo e aplique a tinta em uma camada mais espessa.

Aguarde secagem por cerca de 30 minutos e contorne os círculos com a mistura laranja (tinta com a base corpuff) e aguarde secagem novamente. Finalize fazendo as espirais com preto (também da mistura de tinta com a base). Nessas duas etapas (cores laranja e preto), utilize um pincel redondo mais fino, em camada bem grossa, para ficar com bastante relevo. Aguarde secagem completa por 24 horas e faça a expansão com calor.

Para fazer a espensão da tinta, utilize um secador de cabelos bem forte ou soprador térmico, aplicando o calor por alguns segundos sobre cada aplicação para que a tinta expanda e fique com acabamento aveludado.

IMPORTANTE:

* A cúpula deve ser de tecido de algodão, afinal essa tinta é própria para tecidos, e em outros materiais o resultado pode não ser satisfatório.

* É importante que você aguarde 24 horas de secagem da tinta antes de fazer a expansão com calor. Se esse tempo não for respeitado, a tinta pode não expandir completamente.

Espero que vocês tenha gostado da sugestão e que apliquem essa técnica em vários trabalhos… Visitem meu site www.cristinabottallo.com.br para ver outras ideias de pintura em tecidos.

Bom dia e até amanhã…


3 comentários sobre “ABAJUR COM PINTURA EM RELEVO – 95

  1. Pois é, Bianca comigo foi assim mesmo, o dobro do previsto. A cada hora aparecia uma coisa nova para mexer, sem contar que o custo ficou o dobro também… Mas ficou bom, então o negócio é aproveitar. Beijo e bom dia para vc!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *