PORTA GUARDA-CHUVAS COM APLIQUES DE PAPEL MACHÊ – 191

Oi, pessoal, boa tarde…

Para quem não é de São Paulo, conto que hoje é um feriado estadual aqui, o feriado da Revolução Costitucionalista de 1932, a última guerra civil que aconteceu em nosso país, e aqui há um monumento a esse vento, o Obelisco, que fica em frente ao Parque do Ibirapuera.

Hoje haveria uma homenagem ao meu tio avô Françoise Bottallo, que lutou nessa revolução e para quem meu pia queria fazer uma homenagem, transportando seus restos mortais para serem colocados nesse monumento, o Obelisco. Como meu pai ainda está hospitalizado, pedimos a transferência dessa homenagem, para o ano que vem.

Aliás, meu pai está passando pela sétima cirurgia em dois meses nesse exato momento. Os médicos encontraram mais um problema, agora em sua coluna, e ele teve que passar por mais esse procedimento. Nem preciso dizer a vocês como estou, não é mesmo?

Bom, mas a vida continua, e vamos ao post de hoje:

Porta guarda-chuvas decorado

Esse trabalho é bem interessante e pode inspirá-los a fazer muitas outras peças. A ideia é decorar um objeto de madeira ou MDF com apliques feitos com papel-machê em pasta, modelados em formatos diferentes, pintados com tintas acrílicas brilhantes e colados nas peças.

Primeiro eu preparei a peça de madeira lixando bem, aplicando a base acrílica par aretsanatoe pintando cada face com uma cor diferente de tinta acrílica brilhante (Decorfix Brilhante) diferente. Se a pça for de MDf, não há necessidade de pasar a base, ams são necessárias de 3 demãos de tinta, intercalando secagem, para cobrir bem.

Depois decore, também com tintas acrílicas brilhantes, a peça conforme a foto, com “ondas” em cores contrastantes, raspando a tinta no pincel sem diluir, criando uma faixa colordida. Aguarde secagem.

Para fazer os apliques, primeiro recorte-os em papleão (pode ser papelão de caixas de embalagens). Depois prepare a massa de papel machê com água, conforme instruções na embalagem (esse produto é vendido em papelarias e lojas de artesanato, é um pó, mistura preparada para papel machê, que só precisa ser misturado com água para ficar pronto).

Forre os apliques com essa massa de papel machê. Abra a massa com um rolo de macarrão entre dois pedaços de plástico. Forre os recortes de papelão e aguarde secagem completa por alguns dias. O tempo de secagem pode variar conforme o clima e a espessura da massa. Você verá que a massa está seca quando ficar bem clara e leve, sinal de que toda água evaporou-se.

Pinte os apliques de papel machê com as mesmas tintas acrílcas brilhantes, e decore com as cores desejadas. Cole os apliques na peça de madeira já preparada e finalize a decoração com Tintas Relevo 3D. Faça o acabamento de cada face da peça de uma vez para que sequem bem.

Gostaram? E essa ideia pode ser aplicada a qualquer tipo de objeto, pode ser em porta-jóias, porta-chaves, quadros, pequenos móveis. Fica muito legal!

Bem, por hoje é isso, pessoal, até amanhã! E vistem meu site!
Cristina


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *