PAISAGEM EM TELAS – 104

Olá, amigas e amigos…

Os dias voltaram a esquentar um pouquinho, a chuva cedeu por aqui e vamos tocando a vida, não é mesmo?

Tenho pintado muitas paisagens para o projeto que estou fazendo e acabei me inspirando nesses trabalhos para escolher a técnica de hoje. Aí vai:


Paisagem marinha

Pintar paisagens pode ser mais fácil que outros motivos para pintura, e por isso mesmo muitas vezes é a escolha de quem está iniciando. Em geral as pessoas começam com tintas a óleo, que apresentam uma secagem mais lenta e são mais fáceis de serem mescladas. Como eu prefiro sempre trabalhar com tintas acrílicas, sugiro que vocês comecem com um desenho bem simples, que pode ser feito em poucos minutos.

O modelo acima foi pintado em um mini-painel de 20x20cm. Comece traçando com uma lápis o desenho formado por poucas linhas que dividem o céu, o mar, a água com espuma, a areia, as pedras e a figura humana.

Comece a pintura pelo céu. Utilize pincéis chatos e shanfrados de filamentos sintéticos, como os das referências 433 e 437 da Pinctore Tigre. Prepare uma mistura de azul ultramar e um pouquinho de branco para a parte mais alta (e escura) do céu e vá acrescentando mais branco para obter o toma mais claro da parte mais baixa.

Pincele rapidamente, com movimentos amplos. Umedeça um pincel chato mais largo, sem deixar excessos de água, e espalhe bem a tinta, mesclando os tons mais escuros com os mais claros, até obter um degradê suave.

Em seguida prepare para a água um tom esverdeado com as cores azul turquesa e branco e pinte o mar. Mescle um pouquinho de branco quando quiser dar uma tonalidade diferente.

Prepare um toma ainda mais claro para a água com espuma misturando mais branco na mescla de azul turquesa e branco preparada anteriormente. Pinte as ondas com essa mistura.

Para fazer a areia mistura amarelo nápoles com branco e tonalize com amarelo ocre as partes levemente mais escuras.

Para as pedras utilize as cores sombra queimada e sépia, clareando muito levemente com branco em algumas partes. Com essa mesma mistura pinte a figura humana.

Depois de pintar toda paisagem, faça os contornos e detalhes com a tinta preta em relevo, fazendo traços interrompidos e bem gestuais. Aguarde secagem por algumas horas e está pronto…

Veja outro modelo:


Paisagem com barquinho

Seguindo as mesmas orientações acima e mudando alguns detalhes e acrescentando outros, você poderá pintar muitas outras paisagens. Em um próximo post irei ensinar como pintar uma paisagem a partir de uma foto real.

Espero que vocês tenham gostado… e se gostam de pintar telas, vejam em meu site www.cristinabottallo.com.br na página LOJA as opções que ofereço, como DVD e revistas de tela.


DVD e revista de Telas

Um abraço e até amanhã…
Cristina


7 comentários sobre “PAISAGEM EM TELAS – 104

  1. Maria, de fato existem vários estilos de trabalhos e cada artista tem seu jeito próprio de fazê-los. eu tenho um passo-a-passo de uma paisagem em tela no meu site, que é o http://www.cristinabottallo.com.br Está na página ATELIER – PASSO-A-PASSO – PINTURA EM TELAS e chama-se “Pintura em telas com Acrílicos”. Dê uma olhada, pode ser que te ajude.
    Um abraço,
    Cristina

  2. Eu amei estes dois quadros eu até usei uma para fazer um trabalho para a escola que foi na disciplina de Educação Tecnologia. Eu para mim eu acho que a Cristina Bottallo desenha muito bem. Que é que acha que ela desenha mal…..
    Respondam.

    1. Ah, que legal, Sofia, muito bom o seu comentário, bom saber que você usou minhas técnicas, e que aprecia meu trabalho. Eu tenho uma certa dificuldade com desenho, de verdade. não sou boa para desenhos de observação. Mas me viro com a pintura… 😉 beijos e muito obrigada. Manda fotos desses trabalhos que você fez.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>