COLAGEM DE PAPÉIS COLORIDOS COM VITREO RESINA – 107

Bom dia!

A técnica de hoje é uma das mais especiais que já fiz, um trabalho que eu adoro e que tem um visual incrível… Vou colocar o passo-a-passo em meu site em breve, ou melhor, em maio. Para ser bem sincera até o final de abril estou numa correria só, não posso fazer mais planos para os próximos dias… Não vejo a hora de ficar mais sossegada e poder criar com mais calma coisas novas para meu ateliê… Paciência!!!

Bem, aí vai o post do dia:

Caixa com papéis pintados e vítreo resina

Esse trabalho, embora seja um caixa de MDF, é feito, na verdae, em folhas de papel canson mais grosso, de gramatura 200gr. São várias folhas de papel pintadas das mais diversas formas com tinta acrílica Decorfix Brilhante. Como o próprio nome diz essa tinta tem acabamento com brilho, que será ainda mais realçado com o efeito da vítreo resina.

E eu utilizo a mesma tinta Decorfix Brilhante para pintar a caixa de MDF. Apliquei 3 demãos da tinta na peça sem nenhuma base ou preparo (como já falei aqui, o MDF não precisa de tratamento especial antes de receber a tinta).

Os papéis foram pintados com rolinhos de espuma, carimbos, estênceis, pentes para pintura, pedaços de esponjas e pincéis, sempre trabahando tom sobre tom e criando efeitos e texturas bem diferentes. Veja algumas sugestões abaixo:


Alguns papéis pintados

Depois de pintar os papéis eu fiz as colagens dentro do fundo rebaixado da caixa. Antes de começar faça um desenho ou esquema do motivo que você irá fazer, passe-o para as folhas de
papel já pintadas e recorte-as.

Cole os papéis na caixa com cola branca e aguarde secagem completa por algumas horas. Quanto mais tempo você deixar secar, melhor. E não deixe nenhum pedaço de papel sem colar ou levantando.

Depois de bem seca a colagem, aplique a Vítreo Resina Líquida, que é um produto que vem em um kit, a resina e o catalisador (endurecedor). Prepare a resina seguindo as instruções da embalagem (utilizar um copo de vidro, misturar as quantidades exatas de cada produto muito bem por alguns minutos e deixar descanasr por pelo menos 5 minutos). Despeje a resina no fundo rebaixado da caixa, sobre a colagem de papéis, e deixe secar em superfície plana, longe de poeira ou luz direta, por 72 horas sem mexer. Apenas após esse prazo você poderá manusear as peças.


Outro modelo de caixa, mesma técnica

Eu adoro esse trabalho! Espero que vocês também… Já estou fazendo mais peças com eses papéis e irei colocá-las aqui em breve. Visitem meu site e vejam outras idéias por lá… www.cristinabottallo.com.br
Beijos!


3 comentários sobre “COLAGEM DE PAPÉIS COLORIDOS COM VITREO RESINA – 107

  1. Olá!!!
    Bom dia… Boa tarde… ou… Boa noite!!!
    Gostaria de saber se essa resina pode, e com deve ser em caso positivo, usada em papel com folhas e flores secas, mas sem uma moldura limitadora, para que não escorra e fuja dos limites da folha.
    Obrigado!!!

    1. Oi, Jorge, sem nada que “segure” a resina ela irá escorrer, pois é bem líquida e demora para endurecer. Não dá, portanto, para usá-la desse modo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *