PRATOS PERSONALIZADOS – 109

Bom dia, amigas (os)…

Ainda dentro da minha produção de peças em porcelana, que nas últimas semanas foi intensa, aqui está outra sugestão bem bacana para você personalizar sua louça. Com um motivo simples e fácil e você faz peças utilitárias exclusivas.


Pratos com florzinhas

As dicas importantes para esse tipo de pintura são as de sempre: cuidado com a limpeza das peças antes de pintar e durante o processo da queima, que deve ser muito bem observado..

A limpeza antes é fundamental para que a tinta fixe perfeitamente, sem que resíduos de sujeira e gordura interfiram nesse processo. E a queima é fundamental porque não existe nenhuma tinta para porcelanas que fixe a frio, já que esse é um material impermeável. Para que a tinta fixe na peça, somente passando pelo processo de queima.

A pintura nesse caso é feita com pincéis. Primeiro eu pintei os motivos, deixei secar por alguns minutos e somente depois fiz os contornos em preto. Não fazer o contorno com a pintura do motivo ainda úmida para não retirá-la.

Dicas de pintura:

– Misture muito bem as tintas removendo bem o fundo do frasco com um palito, não adianta apenas agitar o frasco, esse tipo de tinta é muito espesso e não mistura fácil.

– Adicionar uma gota de Médium Retardador da Linha Decorfix 150 nas tintas ao serem utilizadas (em um godê) para que sua secagem seja mais lenta.

– Não diluir as tintas com água, apenas umedecer os pincéis.

– Utilizar pincéis de pêlos naturais e macios, pincéis duros e de cerdas não servem para pintar peças de porcelana, louça ou azulejos.

A tinta que eu indico aqui é a Decorfix 150, que fixa em forno doméstico a 150 graus, portanto trata-se de uma queima mais superficial (a tinta para porcelanas a quente fixa a 730 graus, somente em fornos especiais), por isso alguns cuidados com o uso das peças também devem ser observados, como:

– Pintar apenas nas bordas dos pratos, evitando a área que entra em contato direto com os talheres.

– Evitar deixar as peças de molho na água, fazer uma lavagem mais rápida.

– Lava-louças podem ser usados no ciclo rápido.

– Evitar o uso das peças em microondas. Aliás, a queima não pode ser feita em microondas, apenas em fornos caseiros a gás ou elétricos.

E as dicas para a queima são:

– Aguardar 24 horas (no mínimo) de secagem ao natural antes da queima.

– Aquecer e queimar as peças na temperatura de 150 graus (em geral esse é o mínimo dos fornos a gás).

– Aquecer o forno por 5 minutos, colocar as peças e marcar 35 minutos de queima. Desligar o forno e deixar que as peças esfriem dentro do mesmo.

Seguindo essas dicas acima vocês não terão nenhuma dificuldade ao pintar os pratos ou outras peças de porcelana, louça, faiança ou vidro.

Bom trabalho para vocês, e não deixem de visitar meu site www.cristinabottallo.com.br
Até amanhã!


11 comentários sobre “PRATOS PERSONALIZADOS – 109

  1. OLÁ, ESTOU PRECISANDO DE ALGUNS PRATOS DE PORCELANA PERSONALIZADOS PARA O MEU COMÉRCIO, GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA ENTRAR EM CONTATO, PARA FAZER UMA COTAÇÃO

  2. teria como tranferiar fotos para os pratos, canecas e outros materiais como madeira, e azuleijos? gostaria muito dessa técnica.
    desde já muito obrigado e parabéns pelos seus trabalhos.

    1. Antônio, a técnica que eu conheço é a do transfer print, que já ensinei aqui em meu blog. Mas existem outros processos industriais, esses eu não conheço… Bom trabalho!

  3. Quero orçameto para 100 pratos de porcelana personalizados com minha logo e mais as dos meus patrocinadores. Obrigado, fico no aguardo de vossa resposta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *