Bauernmalerei

Rosas em passo a passo

Prometi aqui o passo a passo das rosas barrocas, então aí vai:

Na pintura acima, que fiz em um papel, utilizei as mesmas tintas que usei na caixa, acrílicas decorativas foscas.

As folhas receberam um verde médio de fundo, depois, sobre esse fundo quase seco, uma camada de verde bem mais claro, misturado com pérola, para dar profundidade. Os filetes foram feitos com verde mais escuro, e o contorno das folhas, em destaque, em verde claro também.

As rosas, que variam entre tons amarelados e de vermelho vivo ou profundo, têm um passo a passo semelhante: começo sempre pelo miolo, em um tom de marrom bem escuro. Depois entre com a cor principal, no corpo das rosas. As pétalas laterais são com pinceladas de dupla carga, com a cor da flor no pincel e o branco na ponta, já criando o efeito de volume. E as pétalas centrais e em volta dos miolos são feitas com branco, para dar ainda mais volume.

Como comentei no post anterior, o barroco se caracteriza pelo contraste claro/escuro que conseguimos com fartas pinceladas de branco, para as “luzes” das pétalas e o escuro que conseguimos com a profundidade do acabamento envelhecido nesse “volume” de tinta.

É possível pintarmos com as tintas PVAs também, e as duas, acrílicos e PVAs têm vantagens e desvantagens. O PVA é melhor para lixar, por ser mais fluído, e acaba sendo mais indicado para dar a ideia de desgaste. Já o acrílico oferece um volume de tinta maior, justamente por ser uma tinta mais espessa. Nesse vídeo eu falo sobre as diferenças entre essas duas tintas, e vocês vão notar que em nenhum momento eu digo “essa é melhor”, ou “use essa aqui”, eu comento as diferenças entre elas e deixo para que vocês decidam qual usar, de acordo com suas preferências.

Abaixo segue a cartela de cores que usei, com as anotações a lápis. A foto não ficou muito boa, e minha caligrafia é péssima… rs Mas dá para vocês escolherem, entre as tintas que já usam, as cores mais próximas, seguindo essa tabela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *