PINTURA DE PORCELANA A QUENTE – 220

Olá, pessoal, bom dia e boa semana para todos…

Como eu prometi, segue o post sobre pintura em porcelana, a técnica tradicional a quente em forno especial, e que deu origem às técnicas de pintura porcelanizada em tecido:


Prato com pintura de rosas

A técnica de pintura em porcelana a quente foi exatamente o primeiro curso de artesanato e pintura que fiz, isso quando eu ainda era uma menina, com meus 13, 14 anos. Eu procurei uma escola próxima à minha casa na época, em Santo André, SP, e lá me indicaram esse tipo de trabalho. Eu até confesso que num primiero momento não gostei muito da sugestão, eu queria fazer uns trabalhos mais variados e divertidos, e achei essa técnica muito séria. Mas minha mãe se animou, me incentivava e até cheguei a vender minhas primeiras produções em um bazarq ue ficava no meu bairro.

Depois acabei gostando um pouco mais desse universo, e até fui atrás de um curso de pintura em cerâmica, que também vai ao forno especial, a técnica da Corda Seca, que irei mostrar aqui em outra ocasião. Mas as peças dessa primeira experiência eu acabei não fotografando, acho até que meus pais ainda tem alguma coisa daquele tempo, mas eu não guardei nada.

Depois, em outra ocasião, na mesma época em que fui atrás de um curso de pintura em tecido, acabei entrando em um ateliê especializado em pintura em porcelana, para praticar e aprender mais, e foi lá, no ano de 1997, que fiz as peças desse post.


Detalhe da pintura

Também não sou especialista nesse trabalho, mas o curso valeu para eu aprender um pouquinho mais. Nessa técnica utilizamos tintas preparadas com pigmentos e bases em pó, misturadas a óleos especiais (óleo mole ou óleo de copaíba) e que devem ser queimadas em fornos que vãod e 730 a 750 graus. Eu tenho um desses fornos, ele é pequeno e mais indicado para peças como bijuterias, mas dá para fazer umas pecinhas maiores também.

A tinta para porcelana não fixa na superfície nem seca ao natural, só fixa e seca no forno. O tempo de queima varia, depende do tamanho do forno, mas leva por volta de 1h30, fora o tempo de aquecimento e resfriamento da peça. Mesmo que não tem o forno especial pode fazer esse trabalho, porque as lojas que vendem materiais específicos para esse tipo de pintura também queimam as peças para os clientes.


Outro modelo de prato

Além dessa técnica mais tradicional existem também tecnica alternativas como a pintura com bico de pena e relevos, a douração, feita com um a tinta especial produzida com ouro de verdade, os decalques poróoriso para porcelana a quente e a pintura com lustre, que é um tipo de tinta especial, com muito brilho, própria para motivos mais abstratos e modernos.

Eu confesso que fiquei muito tempo sem trabalhar com esses materiais e eestou um pouco desatualizada, mas só em escvrever esse post já fiquei curiosa em voltar a experimentar esse materiais… Quem sabe, não é mesmo?


Mais um modelo

Bem, para finalizar o post, vou indicar duas lojas que são referência nesse tipo de trabalho, são as lojas em que eu compro meus materiais e que oferecem a facilidade de vender pela internet e enviar pelo correio. Uma delas, a que eu conheci primeiro e onde fiz minhas primeiras aulas, é a loja Aladim Porcelanas, que fica em São Caetano do Sul. O site é www.aladimporcelanas.com.br e o telefone (11) 4229-7633.

A outra é a loja O Casarão, que também vende peças de madeira. Essa fica em São Paulo capital, o site é www.ocasaraomadeiras.com.br e o telefone (11) 3209-8477.

Bom, por hoje é isso, pessoal… Beijos e bom domingo!


57 comentários sobre “PINTURA DE PORCELANA A QUENTE – 220

  1. Nossa esses pratos são lindos, vc diz que não leva jeito… e se levasse… Eu não te abandonei, é que ando tão ocupada que não dá tempo de deixar recados, mas sempre tô espiando seu blog!! Este ano tá sendo cheios de mudanças pra mim, meu marido separou a sociedade com os irmãos, no trabalho e tenho que ajudá-lo com o escritório e o banco.Tá difícil conciliar casa, pinturas, aulas que dou de pintura em casa, banco, escritório,etc… Mas eu dou um jeito, com a pintura eu não paro…Pinto a tanto tempo e só agora eu descobri que não posso viver sem pintar!!! Deculpe o desabafo… mas amiga é pra essas coisas,he,he, bjs!!!!

    1. Oi, Ana Maria, eu relamente senti sua falta, ams entendo perfeitamente, sei exatamento como é ser levada pelos acontecimsntos da vida sem poder controlar as coisas como a gente gostaria. Fique tranquila comigo, sempre que vc quiser conversar, estarei aqui, e nada de desculpas, desabafar com as amigas é que é bom… Ah, e obrigada pelos elogios! Beijos…

  2. Cris, que trabalho mais lindo, Amei!!!!!, quer dizer sou suspeita para falar dos seus trabalhos adoro todos…..
    Mas quando vc for dar aula dessa técnica eu quero aprender..

    Beijosssss

      1. Oi oi Onde vc mora? estou muito interessada em aulas de biscuit, pintura e porcelana Em santo André se alguém der aulas de algum desses ou de todos entrem em contato comigo por email pooor favoor Maryvalentinny13@gmail.com
        ou telefone ,tenho whatsapp : (11) 964856896

        1. Oi, Maya, eu estou em São Paulo. Eu não faço biscuit, e não estou dando aulas de pintura pessoalmente no momento. 😀

    1. Que bom que você gostou de saber das minhas experiências com a porcelana, Janaina, mas realmente eu só cosnegui pintar um pouco por causa das aulas, depois não pratiquei mais e agora, se fosse pintar assim iria sofrer. Mas tenho vontade d epelo menso voltar a usar os materiais, afinal tenho as tintas, o forno… Vamos ver, vou tentar. Um beijo grande.

  3. olá cris
    fiquei apaixonada pelos pratos, maravilhosos não é de se admirar o quanto você tem habilidades para fazer coisas,tão belas ……….amei de montão……………………bjks

  4. olá, tenho mil gramas (1kg) de tinta para douração de porcelana (liquid gold) gostaria de vender este produto, e preciso de maiores informações sobre este material, caso interesse posso enviar amostra. obrigado auro 35-88545717

  5. Amei seus pratos, parabens pelo seu trabalho, sua alma é linda como eles.Vou tentar fazer um.
    Tenha um bom dia, e obrigado pelas aulas gratis, o que é muito dificil de se ter.
    sonia*

  6. Gosto muito de trabalhos manuais e me arrisco a fazer um pouco de tudo… pintura em tecido, crochet, bolsas de tecido, entre outras coisas. Agora ganhei um forno para queimar peças pintadas em porcelanas e comecei a pesquisar sobre o assunto ( pois nunca fiz nada em porcelana), foi quando encontrei seus lindos trabalhos que por sinal me deixou muito animada. Percebi que não é um trabalho fácil, mas tendo acesso a dicas de pessoas como você penso que vou dar conta. Quem sabe em breve, estarei postando alguma coisa prá você avaliar? Admiro pessoas que dividem o seu saber! Obrigada.

    1. Olá, Marlêde, que legal seu comentário! A ideia do meu blog é bem essa mesmo, fico feliz em saber que estou ajudando… Espero ver seus trabalhos em breve, mantenha contato, mande fotos… Sucesso e muitos trabalhos lindos para vc!

    1. Oi, Eliana, obrigada. Eu não conheço esse óleo japonês, nunca usei… teria que experimentar para saber, né? Vou me informar….Bjs.

  7. olá Cristina
    Lindos pratos.
    gostaria de aprender o passo a passo de folhas e rosas.
    se for possível me ensinares.
    Estou tentando aprender a tecnica para porcelana.
    obrigada. tenho o material e mando queimar em forno especial ate poder comprar um.
    abç
    eva

    1. Olá, Eva, faz tempo que não pinto porcelana assim, acho que estou destreinada… Mas fica aqui a sugestão, quando eu voltar a gravar minahs MINIAULAS, quem sabe incluo essa técnica. Beijos e bem-vinda ao meu blog.

  8. Amei seus trabalhos. Mais gostaria de saber se posso levar a porcelana ao forno eletrico?(não microondas não).

    Obrigada pela atenção

  9. Cristina, boa tarde.

    Você ministra oficinas simples, como a pintura em canecas de porcelana? Estamos com um projeto de minimizar o lixo e a ideia é que cada funcionário tenha uma caneca personalizada.

    Aguardo retorno.
    Obrigada

  10. tenho um prato com uma pintura colorida que e umapaissagen do campo com um menino e uma menina detras do prato ten um desenho de uma aguia o nomi otto com uma numeração em baixo relevo a letra T em baixo relevo moro en Recife

  11. Solicito informar-me se vendes tintas e óleo mole e pincéis para pintura em porcelana e quanto esta custando o forno para queimar a pintura.

    Sem mais

    Cordialmente

    Cris.

    1. Olá, Cris, como vai?
      Eu não vendo esses materiais, não, procure a loja O Aladim Porcelanas, em São Caetano do Sul. Eles têm tudo para essa técnica (e têm um site).
      Abraços.

    1. Olá, Valéria, eu não dou aulas de pintura pessoalmente, apenas de serigrafia. Mas aqui em meu blog e site já publiquei vários posts, dê uma olhada. Bom trabalho!

    1. Olá, Keila… eu não entendi se você procura os pratos pintados ou não. Eu não vendo os pintados, faço essa técnica em alguns projetos. E se você procura porcelana branca, procure a loja Aladim Porcelanas em São Caetano do Sul que lá eles têm. Abraços!

  12. Cristina, e possível craquelar um prato com a técnica de pintura quente? Estou fazendo curso de pintura em porcelana aqui em Salvador, mas gosto de sair um pouco do acadêmico e dar uma inovada.
    Se por acaso houver você poderá me enviar o material e os passos para tentar fazê-lo?
    Desde já agradeço sua resposta.
    Maria Eunice

  13. Bom dia.
    gostaria de lhe pedir um favor , ando a aprender a pintar em porcelana e gostaria de pintar um prato igual ao seu, mas precisava do risco para passar para o quimico. será que dava para mo arranjar.

    Obrigado
    Manuela pratas

  14. Olá,
    Vi o seu post e gostaria de dar-lhe os parabéns, pela utilidade da informação que tem publicado. Ando, neste momento, às voltas com uma mufla. Estou a fazer experiências com porcelana e a pintar com pigmentos de baixa temperatura, misturados em copaíba. No entanto, quando tento cozer as peças, programando a mufla para uma temperatura entre os 730 e os 750, os resultados não são bons, ficando as peças sem brilho e o vidrado esturricado. Por acaso tem alguma dica para resolver este problema que me possa dar?
    Obrigado.
    Márcia

    1. Obrigada, Márcia, fico muito feliz com seus comentários, meu blog é para informar mesmo. Eu não tenho trabalhado com pintura a quente em porcelana, e ando um pouco por fora desses materiais, por isso não vou poder te ajudar… Uma pena.

  15. Lindos trabalhos, Cristina, muita saude e paz para que vc continue com suas tão lindas pinturas.
    Estou encerrando o nosso atelier por conta do falecimento de minha mãe LÈA e tenho muitos materiais para me desfazer, talvez alguns possam te interessar.
    Pode entrar pelo face Sheila Galvão ou pelo e-mail sheila1945mxg@gmail.com.
    Parabéns e grande abraço
    Sheila Galvão

    1. Olá, Lea, muito obrigada. Lamento pela sua mãe… Espero que estejam bem por aí. Agradeço pela oferta dos materiais, eu acabei de mudar de ateliê e precisei deixar muita coisa para trás para me organizar no novo local. Obrigada mesmo, e fica aqui seu recado, caso alguém se interesse.
      Um abraço!

  16. gostaria de aprender as tecnicas de fazer foto porcelana se algum souber me manda o endereço, pois prentendo trabalhar nesta area meu tel 947252805
    Muito obrigado

    1. Olá, Alberto, aqui em SP tem a loja Arte Brasil, que fica na Vila Mariana, mas não tenho o endereço. Você pode procurar no google, chama-se Arte Brasil.

  17. Boa tarde

    Meu pai quebrou uma fruteira com base de bronze de dois andares . O andar de cima não quebrou , gostaria de saber se vc , poderia pintar o andar debaixo .

    Beijos e obrigada pela atenção

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *