Técnicas variadas,  Trabalhos em Papel,  Trabalhos Manuais

Passarinhos, sempre

Ah, os passarinhos… todo meu encanto por eles, que vocês já sabem é imenso, eu trago para as diferentes técnicas que faço, e não apenas na pintura do Bauernmalerei na Mantiqueira.

Adoro fazer serigrafias com eles, e essa, acima, é uma costura feita a partir de uma serigrafia que fiz a partir de um desenho, que virou tela, bordado e ainda mais… Ficou confuso?

Eu conto a história para vocês. 😀

Meu caderno de desenhos

Tudo começou em meu mais antigo caderno de desenhos, quando pintei esse passarinho acima, com guache. Acho que eu ia pintar uma tela, mas nem me lembro ao certo quando foi. Só posso dizer que faz bastante tempo, e ele ficou ali, esquecido.

Em 2016 eu estava fazendo uma nova série de serigrafias de bichos, e me lembrei desse desenho. Então, ele virou uma serigrafia, com algumas diferenças, mudei um pouco as cores, os detalhes, mas o passarinho era o mesmo.

O caderno, com as duas imagens, lado a lado.
Serigrafia pronta,
que colei no caderno

Eu costumo partir de esboços mais simples ao fazer minhas serigrafias, por isso, no trabalho finalizado, os traços acabam mais bem elaborados. E a mudanças das cores acontece mesmo… acho que eu me guio muito mais pela minha “inspiração do momento”, então as cores, na gravura, refletiam meu estado de espírito naquela época.

O bacana foi que, ao fazer a serigrafia acima, imprimi esse mesmo pássaros em algumas folhas de rascunho, em jornais, e até mesmo em tecido, o que resultou em outros trabalhos com ele. Um deles, é a primeira imagem desse post, meu caderno de técnicas e motivos com costura em papel.

O outro trabalho, que gostei muito também, foi o Livro de Feltro com alguns pontos de bordado, que registrei em vídeo, aqui.

No ano seguinte, em 2017, eu resolvi pintá-lo em uma tela, para meu canal de vídeos. Eu tinha uma tela painel que estava com fundo aplicado, e como eu gostei tanto desse pássaro, foi ele o escolhido para ser o tema dessa pintura abaixo, que também registrei, em outro vídeo, que você pode assistir aqui.

Tela pintada em 2017

Estava rendendo mesmo, porque eu 2016 ele virou uma tatuagem. Isso qye é gostar de um desenho, não é mesmo?

Minha tatuagem desse pássaro.

Minhas tatuagens são de desenhos meus, e esse não poderia deixar de ser registrado. Eu amo esse passarinho! E como gosto tanto dele e decidi fazer esse registro, ele vai ganhar um nome. E vai passar a se chamar Örn, um nome de origem islandesa, que significa águia. O meu passarinho não é uma águia, mas é um pássaro bravo e corajoso, admirador do sol. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *