PRATO DE MADEIRA COM FRUTAS – 117

Olá, pessoal!

O trabalho de hoje é realmente interessante, acho que vocês irão gostar… É uma pintura em madeira com frutas, um estilo intermediário entre a folk art e a pintura bauernmalerei:


Prato de Madeira com Frutas

As pinceladas desse trabalho são as mesmas do bauernmalerei, pinceladas feitas com pincel redondo, em alguns momentos com o pincel em carga dupla (carregado com duas cores) e com tintas acrílicas de acabamento fosco.

O preparo da peça começa com um bom lixamento (se a peça for de madeira) e a aplicação de uma demão de base acrílica para artesanato. Após secagem da base, lixe a peça novamente para que a superfície fique bem lisa, e em seguida aplique as tintas acrílicas em duas cores, a cor toffe no fundo do prato e o azul turquesa nas bordas. Para um acabamento ideal, aplique três demãos, intercalando secagem. E dilua levemente a segunda e a terceira demão com um pouquinho de água (a primeira deve ser com a tinta pura).

Se a peça for de MDF, apenas lixe nos cantos, se houver rebarbas. Limpe bem a peça com um paninho úmido e aplique diretamente a tinta acrílica nas cores sugeridas (ou as que você desejar).

Transfira o motivo para a peça com um carbono de grafite. Inicie a pintura pelas folhas. A folha maior, da uva, foi feita com as cores verde musgo e verde esmeralda. Pinte as demais com o verde musgo e o branco. Dê pinceladas de cima para baixo, puxando o pincel em sua direção e fazendo um leve pressão no início, levantando o pincel suavemente aos poucos, até terminar com uma ponta mais fina. As folhas mais simples são feitas apenas com as vírgulas feitas com verde e branco.

Pinte as frutas com as cores correspondentes, sempre trabalhando úmido sobre úmido para mesclar os tons, e somente depois de pintar o fundo é que você deve fazer as pinceladas em detalhes (veja as pinceladas com branco e marrom).

As margaridas são feitas apenas com as pinceladas de branco, formando as pétalas, e o miolo deve ser pintado com amarelo e detalhes em marrom. A florzinha rosa deve ser feita com as pinceladas em carga dupla (vermelho e branco) e as avelãs do mesmo modo que as frutas.

As florzinhas que enfeitam a borda do prato foram feitas com 5 bolinhas colocadas em círculo e uma ao centro, formando o miolo. Complete a pintura da borda com folhinhas em verde e bolinhas brancas. Finalize fazendo os galhinhos e filetes com o pincel linner n.0, utilizando tons de verde escuro e marrom.

Para dar acabamento e proteção à pintura, aguarde secagem completa por pelo menos 24 horas e passe vcera em pasta incolor em toda peça. Deixe secar por alguns minutos e lustre com uma flanela limpa e seca.

Gostaram? Espero que sim… e como vocês já sabem, quem gosta de pintura Bauernmalerei pode encontra na LOJA do meu site www.cristinabottallo.com.br meu DVD e os GUias de Pinceladas dessa técnica:


DVD Bauernmalerei


Um dos modelos dos Guias de Pinceladas

Um abraço e até amanhã…

Um comentário sobre “PRATO DE MADEIRA COM FRUTAS – 117

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *