Bauernmalerei

Saquinhos de Tecido com Flores da Mantiqueira

Acabaram de sair da produção por aqui…

Saquinhos para sachês e miudezas pintados a mão

Embora eu tenha começado esse trabalho em março desse ano, só consegui finalizá-lo agora. É assim mesmo, eu começo uma coisa, depois outra, aí vem as demandas, as coisas com prazo para fazer, e alguns projetos vão ficando. Mas como é bom terminá-los, não é mesmo?

Eu queria ter pintado esses seis saquinhos, que fiz com um resto de tecido de uma outra produção, para o meu livro da Pintura Bauernmalerei, mas não foi o caso. Eles acabaram ficando prá depois, e agora chegou o momento. Tenho grandes planos para eles. 😀

E as flores são uma mistura das Flores da Mantiqueira com algumas referências de florais mexicanos que também já fiz. Gostei do resultado!!

Esse projeto começou em meu caderno, aquele mesmo que mostrei nos posts anteriores. Vocês se lembram dele?

O bacana de fazer um caderno assim, bem despretensioso, é que posso fazer as pinturas ou desenhos rapidamente, sem me preocupar com detalhes ou acabamentos. E sim, há uma grande diferença entre um esboço e o resultado final…

Detalhe do caderno e um dos saquinhos

O esboço não precisa ser perfeito, não importa se algumas marcas de lápis ou pinceladas aparecerem, se os traços se desencontram. E no caderno eu pintei as flores com a mesma tinta para tecidos dos saquinhos, e no papel, essas tintas ficam um pouco mais transparentes.

Mais um esboço e uma pintura finalizada

Às vezes eu mudo alguma cor ou detalhe, ou acrescento algo que no esboço não estava previsto. Isso porque na pintura finalizada a gente consegue ver o que funciona melhor.

Mais um detalhe

As cores também eu acabo definindo melhor no projeto final, sobretudo quando o fundo da peça é colorido. No branco do papel algumas combinações vão bem, mas se o projeto é feito em fundos coloridos, as cores sempre aparecem ou somem mais, então é pintando lá mesmo que vamos saber se ficou bom. Essa flor acima, por exemplo, ficou bem diferente do que eu havia projetado, no final.

Mais detalhes.
Saquinhos pintados, antes de retirar os cartões

Para pintar em tecidos eu sempre uso cartões com cola permanente, que fixam o tecido e protegem o verso, no caso de peças prontas, como esses saquinhos. Depois de seca a pintura eu retiro os cartões, que podem ser usados novamente, em outros projetos. Nesse vídeo, explico como usar a cola permanente.

Os saquinhos são para sachês, mas também podem servir para guardar miudezas e até mesmo para enfeitar. Por que não, não é mesmo?

Sugestão na prateleira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *