Conversando

Comemorando mais uma década

Estou sempre me referindo aos meus canais, tanto o canal de vídeos, no youtube, como meu blog, não é mesmo? Pois hoje eu gostaria de falar um pouquinho mais sobre eles com vocês.

Embora eu tenha inaugurado oficialmente esse blog em fevereiro de 2008, só passei a usá-lo ativamente a partir de 2010. Eu havia acabado de renovar meu antigo site em 2008, lancei minha primeira loja virtual em 2009 e só em 2010 eu realmente pude me dedicar ao conteúdo do blog, postando, principalmente, técnicas em passo a passo, dicas de aplicações de materiais, sugestões de trabalhos e muitas coisas mais, sempre relacionadas ao que faço e ensino. Na verdade, no final de 2009 eu assisti um filme que me despertou a vontade de fazer uma nova ação, de um post por dia, e assim fiz, durante o ano inteirinho de 2010 eu postei, todos os dias, um novo post com uma sugestão de técnica ou trabalho. O blog conta hoje com mais de 1.500 posts, e sempre aumentando…

Em 2010, um post com uma técnica diferente por dia!

Já o canal de vídeos no youtube foi inaugurado precisamente em 2010, justamente para complementar o conteúdo do blog. Começou de uma forma muito improvisada, meu filho gravando com uma câmara na mão, eu trabalhando em um ateliê provisório em minha casa. Lá no canal de vídeos eu ensino de tudo, da Pintura Bauernmalerei, que, por sinal, foi tema do primeiro vídeo que postei, ainda gravado de forma muito caseira, até minhas reflexões sobre arte e criação, passando por técnicas diversas de artesanato e trabalhos manuais, como pinturas em tecido, em tela, em cerâmica e outros materiais; trabalhos com tecidos, fios e fitas; colagens a gravuras com papel, encadernações, marmorizados; as técnicas de Flores Prensadas, tão apreciadas atualmente, entre muitos outros temas. Em 2015 eu resolvi dar uma boa repaginada no canal, investir mesmo, e, pela primeira vez, contratei um profissional para as filmagens, junto com o lançamento de meu site Cores da Cris. No canal de vídeos eu tenho mais de 470 vídeos postados, e como tenho feito desde 2015, a cada semana eu posto um novo vídeo.

Gravando meus vídeos…

Gosto de relembrar essa trajetória, e confesso, sou meio ligada nessa coisa de datas e números. São 10 anos de blog, 10 anos de canal de vídeos, e 5 anos de aniversário do meu site, nesse mês de setembro, precisamente. Não são apenas números, são realizações para mim. É o meu projeto de vida, pois ensinar sempre foi minha principal atividade profissional. Quer ver?

Foram mais de 15 anos trabalhando com empresas fabricantes de tintas.

Em 1989 eu criei minha empresa, e meu ateliê, que funcionava em minha casa, ainda morando em Santo André. E vendia, pelos correios, apostilas com as técnicas de artesanato que eu fazia e kits de bordados e outros projetos. Em 1993 montei minha primeira loja/ateliê aberta ao público, onde eu dava aulas e vendia materiais para trabalhos manuais, também na cidade de Santo André, SP. Em 1995 comecei a dar aulas em programas de TV, inicialmente o Note e Anote, ainda na TV Record, apresentado pela Ana Maria Braga. E em 1996 comecei a trabalhar na empresa Acrilex, contratada, justamente, para criar aplicações para as tintas e produtos, e ensinar os consumidores a usarem esses materiais. Depois, em 2003, passei a trabalhar para a empresa Corfix, onde fiquei até 2008, trabalhando, exclusivamente, para eles, e depois, até 2015, informalmente. E no período de 2012 a 2015 fui curadora do site do Clube de Artesanato, outra experiência muito importante em minha carreira…

Janela do meu ateliê atual em São Paulo, onde estou desde 2015.

Depois disso veio o projeto do novo site, a loja virtual, e a história toda que a seguiu, incluindo, mais recentemente, as redes sociais, facebook, com todas as suas páginas, e sobretudo o instagram, e o meu novo espaço para a Pintura Bauernmalerei, o @bauern_da_cris.

Ufa! Quanta coisa, quantos anos!

Anos de inúmeros trabalhos…

São 31 anos, oficialmente, ensinando e compartilhando o meu conhecimento. De maneiras diferentes, em cada período, é verdade. Mas nunca deixou de ser minha atividade profissional, e por isso digo que meus canais são o meu projeto de vida. Cuidar deles, de cada post que faço, com carinho, elaborando um trabalho, fotografando, escrevendo… ou cada vídeo, que preparo, planejo, produzo, gravo e posto, é a motivação que tenho para querer aprender cada vez mais, criar cada vez mais, e trazer tudo aqui, ou melhor, por lá, para mostrar a vocês.

Vocês fazem parte disso tudo, e por isso também que tenho que agradecer a cada uma e cada um de vocês. Obrigada por me acompanharem aqui, e continuem por perto! Muito mais virá por aí!

Um abração, com carinho,

Cristina Bottallo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *