Conversando,  Serigrafia

E então, fui selecionada para um Salão de Arte Contemporânea!

Esse ano têm sido muito diferente para todas e todos nós, não é mesmo? Pois é… durante o período de isolamento, em que ainda nos encontramos, e com todas as dificuldades para trabalhar normalmente, por conta de inúmeras questões – não estava indo para meu ateliê em SP, onde estão meus equipamentos de serigrafia e gravura, as necessidades domésticas, que aumentaram com o fato de ficarmos 24 horas por dia em casa, nossa cachorrinha Filó que chegou, e demandava muita atenção o tempo todo – acabei pausando minha produção artística com gravuras, e, por isso mesmo, resolvi organizar minha produção já realizada, coisa que nunca fiz antes de forma profissional.

Serigrafias da série “Paisagens Imaginárias”

E com esse intuito, de organizar meu portfólio, acabei encontrando uma pessoa que me ajudou muito, uma amiga, artista visual e curadora, com larga experiência no trabalho de organização de portfólios, projetos de arte e exposições, a Cristina Suzuki. A Cris oferece esse serviço, e é muito boa, eu recomendo!

Ela foi curadora da minha montagem da exposição “A Árvore do Dia” no espaço cultural e Livraria Alpharrabio, que fica na minha cidade natal, Santo André, no ano de 2012.

Algumas das serigrafias dessa exposição

Acabei contratando serviços diferentes que a Cris oferece, primeiro, a organização de meu portfólio, e depois, a orientação e inscrição em diversos Salões de Arte Contemporânea que estavam com seus editais abertos e as inscrições também. Ao todo, me inscrevi em seis Salões, sendo que um deles, o “Primeira Salão de Arte sobre Papel Moinho Brasil”, fiz através de uma chamada nas redes sociais, e não com a orientação da Cris. E Acabei entrando em dois deles, esse que menciono acima, e que foi totalmente virtual, e o último para o qual me inscrevi, o 7. Salão de Artes de Mogi das Cruzes, Prêmio Sussumu Arakami, e que ainda irá acontecer, de forma presencial, ou seja, ele será montado na cidade, que fica no interior de SP, no próximo mês de outubro/2020.

Fiquei muito feliz, duplamente feliz, naturalmente, por ter entrado nos salões, sobretudo nesse último, pois fiz uma inscrição orientada, e agora, com um portfólio completo organizado, me sinto muito mais apta a continuar essa trajetória, produzindo novas obras e me inscrevendo, quem sabem, para outros salões ano que vem.

Obra selecionada, o múltiplo “Paisagens Imaginárias”

A obra que foi selecionada é essa acima, um múltiplo, composto por 40 serigrafias em pequeno formato (18×18 cm o papel, 10×10 cm a mancha gráfica), e o tema, minhas paisagens imaginárias, terras com as quais sonho e onde me imagino, onde existem dois ou três sóis, onde a lua e o sol estão juntos, onde a terra e o céu podem ter qualquer cor. Adoro esse tema, como vocês já sabem, e gosto da ideia dessa imagines se formarem durante meu processo de trabalho, com algum planejamento prévio, e muita composição durante as impressões.

Mais um detalhe da série

A única coisa comum em todas as 40 imagens é o quadrado inicial, com 10×10 cm, que eu imprimi em diferentes cores, e que vão, aos poucos, tomando novas formas. Cada uma delas é única, porém tem alguma ligação, algum elemento, que também aparece em alguma outra imagem, o que as torna todas conectadas.

Quando o Salão estiver montado, voltarei aqui com mais imagens para contar a vocês como foi. Eu fique realmente feliz, para um ano de pouca produção, ao menos consegui me organizar melhor e participar de exposições como eu queria. Coisa boa!

Aqui vocês podem ver meu portfólio resumido, organizado por ela. O portfólio completo eu irei subir na plataforma em breve.

One Comment

  • Teresa Christina Vaz

    Cristina, como bem colocou, os tempos estão difíceis, mas é gratificante contar com a sua participação e de tantos outros que acreditaram num projeto de nossa cidade – Mogi das Cruzes.
    Ficamos duplamente felizes com a sua participação e seleção.
    Parabéns!
    Nós vemos em breve!
    Abraços.
    T. Christina Vaz
    Diretora de Fomento da Secretaria de Cultura e Turismo de Mogi das Cruzes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *