CAIXA COM TAMPA DE RESINA – 132

Oi, gente, bom dia.

Ontem eu não escrevi muito, e hoje não será diferente… Peço a compreensão de vocês, estou passando por um momento delicado, um problema de doença na família. Por enquanto estamos cuidando das coisas. Só vou ficar meio fora do ar um tempinho, mas não vou deixar de colocar meus posts aqui nem de responder os comentários, talvez apenas demore um pouco mais… Falar com vocês me ajuda, alivia a pressão, por isso agradeço a todos que estão aí do outro lado, muito obrigada.

Bem, a técnica de hoje é uma variação de um trabalho que já apresentei para vocês, de colagem com vítreo resina:


Caixa com tampa em resina

Nesse modelo a caixa utilizada não precisa ter o tampo rebaixado como no primeiro modelo que mostrei aqui no blog no post do dia 17 de abril (veja o post dessa data). Essa é uma vantagem, já que existem muito mais caixas com a tampa plana do que com o tampo rebaixado.


Papéis pintados a mão

A colagem do motivo também foi feita com papéis coloridos pintados a mão com tintas acrílicas brilhantes, e a pintura da caixa foi feita com a mesma tinta também.

Para quem não conhece a Vítreo resina Líquida, esse produto é um Kit da marca Corfix que vêm com dois frascos, em um deles a resina líquida, transparente e incolor e no outro o catalisador, produto que servce para endurecer a resina. Assim que esses dois produtos são misturados, inicia-se o processo de endurecimento da resina, que após a secagem e cura completa (evaporação de todos os compostos solventes) fica dura, incolor e transparente e resistente à água. Os produtos devem ser misturados na proporção correta (proporcional ou equivalente à quantidade que está nas embalagens) e a secagem completa leva 72 horas.

Agora vai a dica que é importante, como aplicar a resina em uma caixa com o tampo plano:

– Como a vitreo resina líquida demora muito para secar, e é líquida, portanto escorre, será preciso fazer um tipo de “berço” para comportar a resina e mantê-la no local aonde queremos aplicá-la.

– Para fazer esse “berço” utilize fita crepe (aquela tradicional, branca ou crú) e nunca fita adesiva plástica. Passe a fita crepe na borda da caixa deixando cerca de 1,5 cm de fita para cima na caixa, ou seja, fixe a fita na tampa a 0,5 cm para baixo da borda, deixando o restante para cima. Dé várias voltas com a fita, de duas a três. E certifique-se de que a fita está bem colada em toda volta da caixa, de modo que o produto não possa escorrer.

– A peça deve ficar na posição horizontal, em local seco e ventilado, porém longe de pó, sujeira e luz direta.

– Despeje o conteúdo da mistura dos dois produtos (siga as instruções da embalagem) lentamente, no centro da peça, deixando que a resina vá em direção às bordas, de maneira uniforme.

– Caso apareçam bolhas de ar, fure-as com um palito ou agulha imediatamente.

– Após 30 minutos da mistura a resina tende a esquentar. Depois desse período ela esfriará gradativamente e a secagem completa só se dará após o prazo das 72 horas.

– Depois da secagem, retire a fota crepe com cuidado. A camada de resina colocada na superfície estará firme e bem seca. Para dar melhr acabamento, lixe delicadamente as bordas da resina com uma lixa de unha, para retirar imperfeições e rebarbas.

Pronto! Gostaram? Esse trabalho é bem legal… Veja outros em meu site, que é o www.cristinabottallo.com.br
Um abraço e até amanhã!


Um comentário sobre “CAIXA COM TAMPA DE RESINA – 132

  1. olá cris
    espero que não seja nada de tão grave,mas estaremos aqui te apoiando sempre não perca a esperança nem sua fé tudo irá melhorar se deus quiiser….fique com deus
    beijão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *