RELEVO ENVELHECIDO – 140

Olá, pessoal, bom dia…

A técnica de hoje é bem especial, espero que vocês gostem:


Caixinha oval

Esse é um trabalho simples e muito bonito, uma técnica vesátil, porque dependendo do tipo de peça que você utilize, ela terá uma cara diferente, e fica muito bem em peças pequenas e delicadas, como essas caixinhas que apresento aqui e também serve perfeitamente para decorar pequenos móveis, peças utilitárias e objetos maiores.

Você também poderá fazer essa técnica em peças de cerâmica o gesso, como o mesmo resultado.

Para fazer, siga o passo abaixo:

– Se for trabalhar com peças de madeira natural, lixe bem, remova o pó e aplique uma demão fna de goma laca incolor ou indiana. Deixe secar bem e lixe muito bem novamente.

– Se a peça for de MDF, apenas limpe e retire o pó.

– Faça um desenho que seja adequado à peça que você irá decorar. Para isso, retire o molde de cada parte da peça (tampa, laterais, detalhes da tampa) em papel vegetal e faça os desenhos com um lápis.

– Procure fazer um desneho “fechado”, com áres bem delimitadas, como essa mndala da peça acima. E utilize desenhos de formas geométricas para fazer os barrados lateriais (como triângulos, círculosm espirais).

– Transfira o risco para a peça com traços suaves.

– Aplique tinta relevo 3D brilhante branca sobre os traços desenhados, acompanhando bem o motivo e fechando as áreas com a tinta. Se necessário utilize um palito de churrasco para acertar os cantos. Aguarde secagem completa por 24 horas.


Bauzinho com relevo envelhecido

– Após a secagem, pegue betume em cera e passe em toda peça, utilizando um pedacinho de malha de algodão, aplicando o betume e retirando o excesso em seguida. Deixe algumas partes mais claras, limpando mais o excesso de betume, e outras mais escuras, deixando o produto, sem limpar.

– Limpe também sobre a tinta relevo 3D, e se necessário, uilize um pedacinho de malha com diluente eco para retirar ainda mais o betume em cera. Aguarde secagem completa por mais 48 horas sem tocar.

– Passe uma flanela limpa e seca pela peça, suavemente, para lustrar (não esfregue demais).

– Pegue um pouquinho de pasta metálica Goldfix na cor ouro pálido nas pontas dos dedos e passe suavemente em alguams partes da peça que você quiser destacar. Deixe secar.

Espero que vocês tenham gostado… Fazer uma peça bacana e escrever aqui no blog, essas coisas me animam um pouco. E eu torço para que vocês pensem da mesam maneira, que visitar aqui esse espaço seja uma boa experiência para vocês…

Visitem meu site e vejam mais ideias por lá… www.cristinabottallo.com.br

Beijos…


3 comentários sobre “RELEVO ENVELHECIDO – 140

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *