CAIXINHAS DE PAPEL MACHÊ COM COLAGENS – 225

Olá, amigas (os), bom dia para vocês!

Oba, sábado de novo, dia de passear, colocar as coisas em dia, descansar…
Mas que virada no tempo! Pelo menos aqui em São Paulo esfriou bastante, e a previsão pra amanhã é que esfrie mais ainda. Meu nariz tá gelado!

Mas agora é hora de colocar um novo post no ar, então aí vai:


Caixinha de papel machê com colagens

Aproveitei que fiz a bandeja com colagem de papéis pintados há uns dias atrás (post n.214, do dia 02/08) e resolvi aproveitar uns retalhinhos desses papéis para decorar essas ciaxinhas forradas com papel machê, e o resultado ficou bem legal. Também trabalhei com tintas relevo em acabamentos variados (glitter, metálica e brilhante) e com algumas peças de montagem de bijuteriais, tudo muito colorido, do jeito que eu gosto.

Para fazer o primeiro passo é forrar caixinhas de papel, dessas que são usadas como embalagens para presnetes e que podem ser compradas em papelarias, ou você poderá até mesmo aproveitar caixinhas que já tenha em casa.


Detalhe da tampa

O papel machê que eu utilizo é aquele que vem em pó, basta adicionar água para que fique pronto. Esse é um produto escolar e para artesanato, e também pode ser encontrado em papelarias. Prepare a massa segunda as instruções, misturando bem a água ao pó, até que fique uma mistura bem homogênea. Abra a massa com um rolo (de macarrão) colocando-a entre lâminas de plástico, para que não grude na mesa. Forre as caixinhas prontas colocando-as sobre a massa aberta, retirando os excessos e acertando os cantos com as mãos. Deixe secar completamente, em geral leva de dois a três dias para que a massa seque. Você verá que a massa úmida fica escura e mais pesada, e depois de seca fica bem clara e leve.

Em seguida pinte a caixinha com tintas acrílicas brilhantes. Para o modelo acima eu utilizei a cor azul tuquesa com um pouquinho de branco e para a peça abaixo, a cor lilás.


Caixinha Lilás

Para pintura os papéis também utilize as tintas acrílicas brilhantes. E com acessórios como carimbos, rolinhos de espuma e de textura, pentes para pinturam estênceis, trinchas e pincéis de efeito crie estampas diferentes para decorar os papéis, como já expliquei aqui em outros posts.


Papéis coloridos

Antes de começar a fazer as colagens, escolha que cores de apliques você pretende utilizar em suas caixinhas. Eu costumo verificar tudo que tenho a mão primeiro, que retalhos de papéis, que peças de bijuterias e se existem tintas relevo nessas cores. Definidas as cores, recorte pequenos quadrados ou retângulos desses papéis coloridos e cole-os nas caixinhas com cola branca. Em seguida cole as peças de bijuterias, também com a cola branca, e aguarde secagem completa.

A última etapa é a aplicação das tintas relevo, que devems er feitas de acordo com as colagens que já foram feitas. Procure utilizar relevos que sejam contrastantes à área em que serão aplicados e coloque uma ponteira metálica no bico do frasco plástico para que o traço fique mais fino e delicado. Aplique os relevos sem fazer muita pressão, apenas deixando a tinta sair naturalmente. Agarde secagem completa por 24 horas sme tocar e o trabalho está pronto.


Kit Fine Linner com frasco plástico e ponteira de metal

Já coloquei outros posts aqui com esse tema, aplicação de relevos, então vá até a página TODAS AS TÉCNICAS e veja a categoria Dicas do Ateliê. Qualquer hora dessas gravo uma MINIAULA sobre aplicação de relevos para colocar aqui no blog, acho que esse tema deve interessar bastante…

Beijos e até amanhã!

6 comentários sobre “CAIXINHAS DE PAPEL MACHÊ COM COLAGENS – 225

  1. olá Cristina , adorei as caixinhas , eu tenho uma duvida eu queria fazer uma mas com figuras de filmes antigos … eu queira saber se posso imprimir no papel oficio ou se tem de ser algum outro e qual é o procedimento correto ??
    super obrigada

    1. Oi, Slvia, que bom que vc gostou das sugestões… Vc pode imprimir as imagens em um papel mais encorpado, pode ser um canso de 180 gramas ou uma papel couché, com algum brilho, também fica bom. Evite papéis muito finos, porque para fazer as colagens esse tipo de papel é mais complicado de se trabalhar. Boa sorte em seus projetos e volte sempre por aqui… Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>