Os Livros que Comprei na Bienal

Oi, pessoal, como comentei com vocês semana passada estive na Bienal do Livro que está acontecendo aqui em São Paulo e lá eu comprei alguns livros bem interessantes relacionados aos temas que gostamos, então gostaria de compartilhar essa compra com vocês. Aí vão:


Esses foram os cinco livros relacionados ao tema de artes que comprei na Bienal

Eu sempre procuro livros que possam me inspirar, livros que tragam referências e ideias que poderão me ajudar na criação de novos projetos.

O primeiro que vou apresentar me encantou sobretudo pelo tema, “A vida Secreta das Árvores”. Esse é um trabalho do folclore indiano. Em determinada região da Índia as pessoas acreditam que as árvores têm vida própria, e todos são artesãos que decoram suas casas e objetos com esse tema. O livro é muito lindo e especial, sobretudo porque as páginas forma impressas em serigrafia. E tem um formato todo diferente, mede cerca de 24×34 cm. Quando eu o vi, quase tive um “treco”. Adorei!


Livro “A Vida Secreta das Árvores”, da Editora Martins Fontes


Página impressa em serigrafia do livro

Os dois livros que vêm a seguir foram uma ótima aquisição. São livros de gravuras vintages americanas que eu pretendo usar em trabalhos de colagens bem especiais. Um é de tema “cozinha” e o outro algo como “férias na Califórnia”. Muito divertidos…


Livros de gravuras vintage


Detalhe do livro de gravuras de culinária

Ambos os livros fazem parte de uma coleção chamada ICONS, e são da Editora Taschen.


Detalhe do livro de gravuras da Califórnia

O seguinte é sobre um tema que me interessa muito, os símbolos e seus significados. Eu até já tenho uma boa coleção com outros exemplares sobre o mesmo tema. Além de me ajudar como um catálogo de referências, entender o significado dos símbolos dá uma dimensão muito especial aos nossos trabalhos, por isso estou sempre procurando publicações assim.


Livro “Sinais e Símbolos – Origem, História e Significado” da Editora H.Fullmann


Detalhe do livro sobre símbolos

E, por fim, comprei um livro sobre cores, outro tema muito presente em minha biblioteca. Aliás, se vocês têm assistido às MINIAULAS já devem te visto minha biblioteca do ateliê, eu tenho gravado os vídeos na mesa alta de encadernação que tenho por lá, e as estantes de livros fazem parte do “cenário”…


Livro “A Interação da Cor”, de Josef Albers, da Editora Martins Fontes

É um livro bem bacana, que fala da interação das cores, como combiná-las e fazer composições, um livro que ensina a usá-las. Nem preciso dizer como isso é importante para meu trabalho, não é mesmo?


Detalhe do livro sobre as cores

Aliás, falando em cores, em breve vou retomar o tema em um dos posts, já estou preparando o material… Eu adoro falar e escrever sobre isso, como vocês já devem ter notado. Bem, é isso, pessoal, esses foram os livros que encontrei na Bienal. Ficam as sugestões aqui para vocês!
Um abraço a todos!
Cristina


6 comentários sobre “Os Livros que Comprei na Bienal

    1. Pois é, Glória, os livros são isso mesmo. Por isso eu tenho que me controlar quando estou numa livraria, livros e materiais artísticos são minha “perdição” de consumo…Beijos…

  1. olá cris
    até eu achei interessante pricipalmente a vida secreta das arvores pelo que vejo parece ser bem criativo vendo assim todos parece ser bons ão é mesmo?……………….muito bacana :))…………bjs

  2. Olá, gostaria de saber mais sobre o livro: ” sinais e símbolos”. Nunca li nenhum livro a respeito, e como você disse que já possui alguns (e é um assunto que também me fascina) gostaria de saber sua opinião sobre um bom livro do tema! Obrigado.

    1. OI, Pedro… além do que eu mostro aí, o livro é mesmo muito legal, vale a pena você procurá-lo. Essa semana eu fui à Bienal do Livro de novo e no estanda da Editora do Senac tinha outros bem legais com o mesmo tema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *