PANO DE PRATO COM PINTURA COUNTRY – 230

Olá, amigas (os), bom dia…

O friozinho continua por aqui, mas pelo menos o sol também está aparecendo e assim os dias ficam mais bonitos. A única consequência é o ar que fica muito seco, mas isso é o inverno, não é mesmo?

Bem, hoje eu trouxe um trabalho bem legal, acho que vocês irão gostar, panos de prato pintados com anjinhos country:


Pano de prato com anjinhos

A pintura country é caracterizada pelo efeito sombreado e também pelo traço particular, uma inspiração no estilo americano de pintura flok art. E para esse trabalho eu ainda escolhi fazer estampas imitando patchwork, outra técnica bem americana…Por falar em patchwork, já gravei uma MINIAULA ensinando a fazer um porta-pincéis bem fácil com essa técnica, mas ainda devo retomar o tema com uma pintura em tecidos, que é bem legal também…


Detalhe da pintura

Eu pintei esses anjinhos em tecido de popeline branca, que depois recortei junto à pintura aplicando Termolina Leitosa (já publiquei outra post com essa técnica também, vejam na página TODAS AS TÉCNICAS). Depois de feita a pintura e o recorte preguei o tecido pintado com um acabamento feito com viés no pano de prato comprado pronto, que já vem com o barrado xadrez. Mas se você não encontrar ese modelo de pano de prato e tiver habilidades com costura, poderá fazer o acabamento que desejar.


Outro modelo com a mesma técnica

A pintura em popeline é feita com muita facilidade, uma vez que esse é um tipo de tecido bem fino e firme, muito bom para pintura. O sombreado eu fiz com a técnica de úmido sobre úmido, ou seja, apliquei uma cor de fundo (em geral um tom mais claro) e depois acrescentei com um pincel tipo pata-de-vaca de cerdas um tom mais escuro, dando batidinhas e esfumaçando bem até ficar um degradê bem suave.

Depois é só decorar cada parte do motivo com uma “estampa” diferente: podem ser florzinhas, bolinhas, espirais, traços… As estampas imitam estampas de tecido e o resultado final fica parecido com patchwork. Para finalizar a pintura, fiz o contorno com a tinta preta utilizando um pincel linner n.0. O traço preto contornando é também uma característica da pintura country.


Detalhe do segundo modelo

Depois de treminada a pintura deixei secar bem e apliquei duas demãos de termolina leitosa pela frente e duas demãos pelo lado de trás, sempre intercalado secagem. A termolina é uma espécie de goma, ela deixa o tecido encorpado, evitando que ele desfie ao ser recortado. Depois recortei o motivo pela parte de baixo para prender o tecido e fazer o acabamento na parte superior. Note que na parte de cima eu deixei uma boa margem de tecido branco. E a termolina pode ser aplicada apenas na parte de baixo do barrado, próxima à área do corte.

Eu adoro esse trabalho, acho tão charmoso… E se você também gosta de pintar tecidos, conheça os produtos que ofereço para essa técnica na LOJA do meu site. Eu tenho um DVD só com sugestões de camisetas e revistas com diversos trabalhos em passo a passo e com riscos, inclusive esses panos de prato acima:


Revistas e DVD de Pintura em Tecidos

É isso, pessoal, até amanhã!


12 comentários sobre “PANO DE PRATO COM PINTURA COUNTRY – 230

  1. olá cris
    o dia graças á deus foi maravilhoso por aqui também deu até para poder ver esses lindos anjos…. rsrs ficou muito lindo tanto que uma pano de prato e toalha lisa fica mesmo sem graça ……..amei muito………..bjks

    1. Que bom, Eni, fico feliz em saber que você teve um bom dia e gostou da minha sugestão… Pintura em pano de pratos é sempre muito procurada por aqui, mas eu só gosto de fazer essas diferentes… Aliás, já tenho mais uma séria para colocar aqui no final de semana, tenho certeza que vocês vão adorar! Beijos…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>