1 post por dia,  Pintura em Tecido

PANO DE PRATO COM PINTURA COUNTRY – 230

Olá, amigas (os), bom dia…

O friozinho continua por aqui, mas pelo menos o sol também está aparecendo e assim os dias ficam mais bonitos. A única consequência é o ar que fica muito seco, mas isso é o inverno, não é mesmo?

Bem, hoje eu trouxe um trabalho bem legal, acho que vocês irão gostar, panos de prato pintados com anjinhos country:


Pano de prato com anjinhos

A pintura country é caracterizada pelo efeito sombreado e também pelo traço particular, uma inspiração no estilo americano de pintura flok art. E para esse trabalho eu ainda escolhi fazer estampas imitando patchwork, outra técnica bem americana…Por falar em patchwork, já gravei uma MINIAULA ensinando a fazer um porta-pincéis bem fácil com essa técnica, mas ainda devo retomar o tema com uma pintura em tecidos, que é bem legal também…


Detalhe da pintura

Eu pintei esses anjinhos em tecido de popeline branca, que depois recortei junto à pintura aplicando Termolina Leitosa (já publiquei outra post com essa técnica também, vejam na página TODAS AS TÉCNICAS). Depois de feita a pintura e o recorte preguei o tecido pintado com um acabamento feito com viés no pano de prato comprado pronto, que já vem com o barrado xadrez. Mas se você não encontrar ese modelo de pano de prato e tiver habilidades com costura, poderá fazer o acabamento que desejar.


Outro modelo com a mesma técnica

A pintura em popeline é feita com muita facilidade, uma vez que esse é um tipo de tecido bem fino e firme, muito bom para pintura. O sombreado eu fiz com a técnica de úmido sobre úmido, ou seja, apliquei uma cor de fundo (em geral um tom mais claro) e depois acrescentei com um pincel tipo pata-de-vaca de cerdas um tom mais escuro, dando batidinhas e esfumaçando bem até ficar um degradê bem suave.

Depois é só decorar cada parte do motivo com uma “estampa” diferente: podem ser florzinhas, bolinhas, espirais, traços… As estampas imitam estampas de tecido e o resultado final fica parecido com patchwork. Para finalizar a pintura, fiz o contorno com a tinta preta utilizando um pincel linner n.0. O traço preto contornando é também uma característica da pintura country.


Detalhe do segundo modelo

Depois de treminada a pintura deixei secar bem e apliquei duas demãos de termolina leitosa pela frente e duas demãos pelo lado de trás, sempre intercalado secagem. A termolina é uma espécie de goma, ela deixa o tecido encorpado, evitando que ele desfie ao ser recortado. Depois recortei o motivo pela parte de baixo para prender o tecido e fazer o acabamento na parte superior. Note que na parte de cima eu deixei uma boa margem de tecido branco. E a termolina pode ser aplicada apenas na parte de baixo do barrado, próxima à área do corte.

Eu adoro esse trabalho, acho tão charmoso… E se você também gosta de pintar tecidos, conheça os produtos que ofereço para essa técnica na LOJA do meu site. Eu tenho um DVD só com sugestões de camisetas e revistas com diversos trabalhos em passo a passo e com riscos, inclusive esses panos de prato acima:


Revistas e DVD de Pintura em Tecidos

É isso, pessoal, até amanhã!


12 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *