MÓVEL COM INSPIRAÇÃO MEXICANA – 234

Olá, amigas (os), boa tarde…

Aliás, está um pouco tarde mesmo, me desculpem… Tive um domingo diferente, mas foi (está sendo) legal!

Depois da minha corrida de domingo, que é sempre mais longa, tomei café até um pouquinho mais tarde e fui ver a exposição “Ouros de Eldorado – Arte Pré-Hispânica da Colômbia” na Pinacoteca, aqui em São Paulo. Hoje era o último dia, e eu não poderia deixar de visitar essa exposição, eu adoro arte pré-colombina, acho até que já comentei isso com vocês, e adoro a Pinacoteca também… Eu já havia visitado o Museu do Ouro em Bogotá, na Colômbia, e as peças são lindíssimas, um trabalho tão diferente e sofisticado, ainda mais se pensarmos que as peças foram feitas no período que vai de 1600 a.C a 1500 d.C. Incrível!

Quando vejo uma arte assim, tão autêntica, tenho vontade de me dedicar a uma única técnica, ficar no ateliê só produzindo, fazendo nada mais que me tire do foco, desenvolver uma técnica e minha arte. Quem sabe um dia, né?

Bem, depois da exposição, almoço com os filhos (aliás eles foram e adoraram a exposição também), cafezinho e…
Bem, aí me atrasei. Mas vamos lá, post do dia:


Móvel com inspiração mexicana

Em minha casa eu tenho uma sala que chamo de “Sala Frida Khalo”. Naturalmente é uma homenagem à essa artista que eu adoro, vocês já sabem… Bem, nessa sala eu concentro meus objetos prefridos, os artesanatos que coleciono das minhas viagens e algumas peças especiais feitas por mim. Eu não fujo daquela regrinha que diz que “em casa de ferreiro o espeto é de pau” e quase não tenho trabalhos meus em casa, com exceção de algumas peças nessa salinha especial, que tem um piso de ladrinhos bem “anos 50”, uma porta de vidro de correr, o que garante uma iluminação especial, e uma das paredes pintadas de vermelho, para dar mais emoção ao ambiente.


Relicário Frida Kalho

Sobre esse móvel que mostrei acima fica um dos relicários da Frida que fiz para minhas exposições, e é minha homenagem à artista. E lá está ela, em minha casa, de uma forma ou de outra presente.


Parte superior do móvel

Eu comprei esse móvel, feito de madeira de demolição, e depois pintei-o com um motivo floral simples e cores fortes, exatamente como são muitas das pinturas típicas mexicanas. Eu pintei o móvel com tr~es cores de tinta acrílica Decorfix fosca: púrpura, verde gris e azul inverno.


Visão geral do móvel

As flores na parte da frente do móvel, pintada com a cor púrpura de fundo foram feitas com a cor azul celeste e o contorno em branco. As pinturas florais mexicanas trazem com bastante frquência esse tipo de contorno em cores fortes ou branco.


Detalhe da parte superior


Detalhe da lateral

O tampo e as laterais do móvel, que foram pintados com o fundo verde gris, receberam as flores mais coloridas, em tons de rosa e vermelho, azul e laranja. E na gaveta, pintada com o fundo azul inverno, pintei flores em tons de amarelo e azul, sempre com os contornos em cores contrastantes e as folhas em verde.


Detalhe das flores

As flores com “inspiração mexicana” também são feitas com pinceladas marcadas, luzes marcadas com pinceladas de branco e vírgulas para fazer folhas e detalhes, assim como em muitas outras técnicas de pintura decorativa em madeira como o bauernmalerei, a pintura barroca, o folk art e algumas pintura típicas do nosso artesanato também.

Bem, é isso, pessoal, uma sugestão para quem gosta de pintar móveis. E em breve irei colocar aqui outros posts com mais peças da minha coleção mexicana.

Bom finalzinho de domingo para vocês, e até amanhã, quando colocarei o post um pouquinho mais tarde também, para compensar o atraso de hoje.
Beijos!


9 comentários sobre “MÓVEL COM INSPIRAÇÃO MEXICANA – 234

  1. olá cris
    só estava esperando qual seria o post de hoje e valeu muito á pena pois este movel com essa técnica ficou muito lindo e relicário também e não precisa ficar sem graça pelo comentários porque só apreciar não tem graça amei…bjks

    1. Ai, Eni, que legal! Eu estava na dúvida sobre qual post publicar hoje, eu costumo deixar pelo menos uns 6 prontos para garantia… Ia colocar dois posts sobre cores hoje e amanhã, mas acabei optando pelo móvel porque o dia foi tão colorido, tão bonito, que decidi começar por esse tema… Ah, e eu vou continuar colocando as peças da minha sala nos próximos dias, fique de olho, ok? Beijos…

  2. Oi Cris
    Seu movel está lindo. Acho lindo a pintura mexicana porque eles usam cores bem vivas e deixa o ambiente bem alegre.
    Quando reformei a minha casa fiz a pintura das paredes igual a que vi em uma casa mexicana da novela do sbt.
    Coloca a foto desta sala inteira pra gente ver deve ser linda.
    Eu também tenho uma coleção de miniaturas que toda viagem que vou compro e os meus irmãos sabe que eu gosto e sempre trazem alguma coisa pra mim.
    Bjsssssssssssss

    1. Oi, Toninha, que legal, fiquei feliz em saber que você gostou do móvel, eu adoro essa peça. Eu fiz esse móvel há uns anos atrás, e ele ficava em meu ateliê, até saiu em uma revista na ocasião. Depois, quando mudei para minha nova casa, resolvi colocá-lo na minha salinha especial, e de fato ficou bem legal. Eu vou colocar a foto da sala inteira aqui, é que estou fazendo um certo suspense, só para vocês ficarem de olho… 🙂

  3. Cris,
    Amei o seu móvel, tá simplesmente maravilhoso!! Tô na expectativa pra ver as outras peças, pois se vc tá fazendo suspense, até imagino o quanto são bonitas!! O colorido da pintura mexicana é encantador!!!
    Não sei se vc já viu, mas a Frida é uma das referências da nova coleção Primavera/verão das lojas C&A, tendo até uma breve biografia na revista da loja. Não é grande coisa, mas achei legal!!
    Boa semana!
    Bjo.

    1. Obrigada, Flames, essa peça ficou mesmo bem legal, por isso ganhou um lugarzinho de destaque em minha casa… Vou continuar colocando aqui as peças dessa sala, mas vou alternar com outros trabalhos também, então fique de olho… Ah, e sobre a Frida, estou preparando as fotos dos trabalhos que fiz para a exposição que ficou no metrô e em breve irei colocar esssas fotos no meu site, nem preciso dizer como gosto da Frida, ela é minha “santa” inspiração. Não vi a campanha da C&A, mas vou dar uma olhada… Um dia achei uma camiseta com a foto dela tão legal, mas acabei não comprando e depois me arrependi…MAs tenho uma bata bordada (não por mim) com flores em estilo mexicano, com ela me sinto a própria… Ainda vou gravar uma MINIAUlA com essa blusa… Beijos!

  4. Ah, o relicário também tá demais!!…Eu brinquei muito com bonecas de pano iguais as suas que estão no móvel. Minha mãe fazia e também bonecas de porcelana. Ela fazia de tudo um pouco, e se gosto muito de artesanato, hoje, devo em muito a ela!…Tem horas que a saudade bate forte!!! …Desculpe-me o desabafo!!
    Bjo.

    1. Oi, Jana, obrigada! Como falei vou continuar colocando aqui as fotos das minha “peças especiais”… Ah, e como eu adoro bonecas de pano, não poderia deixar de colecionar as nossas típicas bonequinhas do nordeste também… Beijocas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *