1 post por dia,  Bauernmalerei,  Pintura em Tecido

CADEIRA DE BALANÇO COM TECIDO PINTADO A MÃO – 235

Olá, pessoal, boa tarde…

Como eu disse ontem, preparei uma série de posts com trabalhos que estão na minha sala “Frida Kahlo”, e ainda vou colocar outras peças por aqui e também as fotos da sala completa, então fiquem de olho, porque vou alternar esses posts com outros trabalhos durante essa semana. Ah, e quem não viu ainda a peça de ontem aproveite para ver agora…

Continuando a série, hoje vou mostrar como ficou uma cadeira de balanço que herdei da minha avó materna, a “vó” Lourdes:


Cadeira com tecido pintado a mão

Essa cadeira fazia parte de um jogo de cadeiras de terraço que meus avós tinham em casa desde antes de eu nascer. E como as coisas daquele tempo eram (são!) muito mais resistentes, as cadeiras sobreviveram e foram distribuidas pela família (a que ficou comigo está na minha sala Frida Kahlo, é claro!). Só o tecido original acabou sendo trocado há uns anos atrás, e depois eu resolvi subsitituí-lo por esse outro tecido pintado por mim. E a estrutura de madeira da cadeira foi restaurada de um jeito bem simples: como a madeira original é de muito boa qualidade, apenas lixei com uma lixa média e depois passei uma demão de Médium Envelhecedor na cor marrom madeira. Para finalizar e proteger a pintura, cera em pasta incolor.

O tecido escolhido para fazer a pintura foi a lonita na cor cru. Naturalmente tinha que ser um tecido mais grosso e resistente, e antes da pintura é fundamental lavar o tecido para retirar todo resíduo de goma. E para facilitar a pintura, prenda o tecido na mesa de trabalho forrada com uma plástico branco com fita crepe.


Cadeira antes da troca pelo tecido pintado a mão

Para fazer essa pintura as tintas para tecido são ligeiramente diluídas com água para que se espalhem mais facilmente e rendam mais. Comece pintando os motivos menores. No modelo que escolhi para decorar a cadeira os motivos são quadrados e corações em diversas cores. Se preferir, faça um leve esboço no tecido desenhando a lápis os contornos principais dos motivos, sem detalhar demais. Preste bastante atenção para espalhar os motivos de maneira uniforme, mantendo o mesmo padrão de distância entre os desenhos por todo tecido.


Detalhe ampliado do tecido pintado

Utilize pincéis de cerdas duras, chatos e em tamanhos adequados a cada área a ser pintada. Da mesma maneira que fez com os desenhos, distribua bem as cores, observando que os tons de azul devem ser predominantes (ou outra cor de sua preferência) e, naturalmente, não utilize a cor escolhida para pintar o fundo na pintura dos motivos, utilize sempre cores contrastantes. Ah, e uma observação importante: aguarde a secagem dos motivos pintados antes de pintar o fundo. Após a secagem, vá preenchendo os espaços vazios com a cor escolhida para o fundo (no caso, vermelho).

Para finalizar, contorne os motivos com traços soltos, gestuais, utilizando tinta para tecidos preta mais diluída e aplicada em frascos com bico aplicador. Observe que esses traços não são contornos, são desenhos feitos a mão livre acompanhando os motivos já pintados.

E depois, com o tecido pintado, vocês poderão fazer as peças que quiserem, como uma cadeira, capa de sofá, almofadas, colchas e até mesmo roupas.

Se você gosta de pintura em tecidos, vai gostar das revistas com técnicas que ofereço na LOJA do meu site:


Revistas de Pintura em Tecidos


10 Comments

  • eni silva

    olá cris
    eu estou trabalhando com duas cadeiras e queria fazer uma coisa bem alegre e não sabia como agora achei……. ficou maravilhosa……………………….parece que leu meus pensamentos ……………bjks

  • Toninha

    Oi Cris
    Sua cadeira ficou muito bonita.Adoro ambiente todo colorido.
    Tem uma Agência de Revistas aqui que eu visito toda semana e todas revistas suas eu compro e já tenho estás.
    A unica coisa que eu gasto dinheiro é comprando revistas.Agora estou me policiando mais.
    Bjs

    • Cristina Bottallo

      Obrigada, Toninha, também gostei da cadeira, e esa eu publiquei há uns 5 anos atrás, eu acho, num especial da editroa On Line. faz tempo que não faço uma revista, estou programando uma de caixas para fazer em breve, vamos ver se consigo. Como meu tempo está mais curto, não dá pra fazer muitas coisas ao mesmo tempo… Bom beijinnhos por hoje…

    • Cristina Bottallo

      Realmente a cadeira ficou outra, né Jana? E dá para fazer tanta coisa legal com estamparia… Vou gravar uma MINIAULA com esse tema. Beijos…

    • Cristina Bottallo

      Nossa, Tatiana, não tenho ideia de onde vc pode comprar outra igual… Essas eram da minha avó, são muito antigas e eu as herdei. Bem, obrigada pelo elogio e bem-vinda ao meu blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *