BANDEJAS COM PAPEL COLORIDO – 154

Bom dia a todos!

Os dias vão transcorrendo como deve ser, e ao contrário da nossa expectativa, as coisas nem sempre caminham numa linha contínua… Meu pai ainda está muito sonolento, e de segunda para cá quase não apresentou mudanças. Isso é agoniante, mas devo confessar que estou procurando aproveitar essa situação para exercer minha tolerância, uma qualidade que os instrutores de yôga sempre procuram desenvolver em seus alunos e discípulos. Ser tolerante com os outros, com a situação e consigo mesmo, uma qualidade e tanto!

Meu dias também têm passado de um jeito bem diferente do que eu gostaria: quando consigo ir para o ateliê, sempre tenho a impressão que o tempo não deu para nada. Quando não consigo é pior ainda, mas tenho que ser paciente, eu sei. Mas, apesar de tudo, estou conseguindo fazer algumas coisas e até já tenho dois trabalhos novos e prontos para colocar aqui, amanhã vou fotografá-los e em breve serão publicados. É isso, a vida continua…

Vamos à sugestão de hoje:


Bandeja coração

Esse trabalho é mais uma variação da técnica de colagem de papéis coloridos que apresentei nos posts 107 e 132, depois dêem uma olhadinha…

A proposta é pintar vários papéis tipo canson (um pouco mais grosso, com 180 de gramatura, no mínimo) com tinta acrílica decorativa de acabamento brilhante e depois fazer a colagem desses papéis em peças decorativas ou utilitárias.

A colagem deve ser feita com cola branca própria para artesanato, e a pintura das peças de madeira ou MDF (no caso, a bandeja) também deve ser feita com as tintas acrílicas brilhantes. Essas tintas são próprias para artesanato, mas diferentemente das tintas decorativas foscas, que são bem opacas e mais “cubritivas”, as tintas brilhantes são mais transparentes, por isso são necessárias mais demãos para conseguir uma boa cobertura.

As peças de MDF não precisam ser lixadas nem preparadas com base, a pintura deve ser feita diretamente com as tintas, e as demãos devem ser aplicadas sempre com um tempo de secagem entre cada uma delas.

A peça acima foi pintada com duas cores, o laranja e o azul celeste, e para fazer o desenho do centro da bandeja eu escolhi papéis pintados em tons de azul, amarelo e vermelho, para combinar bem com as cores da peça. Vejam outra sugestão de cores e desenho:


Bandeja com espiral

Nessa outra bandeja eu escolhi tons de vermelho e verde. É sempre bacana utilizarmos cores complementares, como nos modelos acima, em tons variados, dessa maneira os motivos são valorizados e os desenhos nem precisam ser muito elaborados para que o resultado fique bacana.

Como as peças sugeridas são bandejas, portanto serão utilizadas, eu apliquei a Vitreo Resina Líquida sobre a colagem após a secagem completa. Esse produto é uma resina que fica bem dura e resisntente, podendo até ser lavada. Para aplicá-la, a peça deve ter um rebaixo, espaço que será preenchido pela resina. Prepare a resina conforme as instruções da embalagem (são dois produtos, a resina e o endurecedor), despeje sobre a peça e aguarde 72 horas de secagem completa.

Gostaram? Espero que sim…

Bem, visitem meu site, como sempre eu sugiro. É o www.cristinabottallo.com.br e até amanhã!


Um comentário sobre “BANDEJAS COM PAPEL COLORIDO – 154

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *